5 técnicas que vão melhorar os seus estudos

E aí meu povo, como estão os estudos nessa pandemia?

Estudar em tempos normais já não é uma tarefa fácil, quem dirá nesse “novo normal” que a pandemia nos trouxe, não é? Ficar horas e mais horas sentados no mesmo cantinho cansa o corpo e a mente, além de ser bem difícil manter o foco e a disciplina. 

Para que nossos estudos se tornem mais eficientes, é necessário sairmos da nossa zona de conforto e tentar técnicas diferentes, assim conseguimos nos manter mais focados para cumprir nossas metas.

Sabendo disso, separei 5 técnicas que vão te auxiliar a estudar melhor, vem comigo!

  1. Auto explicação

Já dizia Einsten: Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa.

Ou seja, depois que você estudar um assunto, explique-o para você mesmo, como se estivesse dando uma aula. Dessa forma além de treinar a memória, você conseguirá ter uma noção do que você aprendeu até o momento e poderá focar naquilo que está encontrando mais dificuldade.

     2. Elabore mapas mentais

Eu particularmente amo fazer mapas mentais, pois é uma maneira de sintetizar a matéria, além de facilitar a fixação do conteúdo devido às imagens, setas e cores. É uma forma de tornar os estudos mais dinâmicos e criativos.

Basta escrever o tema principal no centro de uma folha e ir puxando setas para os assuntos relacionados. É importante que você utilize palavras-chaves para facilitar no momento em que for revisar. 

      3. Técnica Pomodoro

Mais uma técnica que amo de paixão. Ela consiste em cronometrar seu tempo de estudos até chegar no momento de pausa.

Basicamente você irá dividir seus estudos em períodos de 25 minutos estudando sem pausa e 5 minutos de descanso. Conforme for criando o hábito, você pode ir aumentando esses períodos proporcionalmente.

Vale lembrar que essa técnica pode ser utilizada em várias áreas da sua vida, pois ela auxilia a gerenciar melhor seu tempo.

     4. Sistema Leitner

É uma técnica de memorização em que você irá elaborar cartões contendo perguntas na frente e a resposta no verso. Você também precisará de 5 caixas.

Inicialmente deposite todos os cartões na caixa 1. Se logo na primeira revisão você acertar a resposta do cartão, ele irá para a caixa 2, se errar, ele volta para a caixa 1. Essa dinâmica irá se repetir nos dias seguintes até chegar na última caixa, recomeçando o ciclo de revisão.

No caso de você errar alguma pergunta a partir da caixa 2, o cartão retorna para a caixa anterior, assim como mostra a imagem abaixo.

Cada caixa possui um intervalo de tempo para revisão, podendo ser alterado de acordo com o seu cronograma de estudos. O ideal é que você faça da seguinte forma: 

Caixa 1: revisar todos os dias;

Caixa 2: revisar 2 vezes por semana;

Caixa 3: revisar a cada 5 dias;

Caixa 4: revisar a cada 7 dias;

Caixa 5: revisar a cada 10 ou 14 dias.

Sistema Leitner.

      5. Intercale matérias

Estudar uma mesma matéria durante horas ou dias seguidos não é bom, pois seu cérebro ficará mais cansado e tornará seus estudos ainda mais chatos. O ideal é que você estude várias matérias ao longo do dia, fazendo com que seu cérebro processe melhor as informações além de praticar a interdisciplinaridade que auxilia na memorização.

Existem várias técnicas espalhadas por esse mundão, mas para mim essas são as melhores. Vale lembrar que o que dá certo para mim, pode não dar certo para você e vice-versa. Por isso é importante que você faça testes e veja qual se adequa a sua realidade e faça com que seus estudos sejam mais eficientes.

Agora me conta, você já segue algum desses métodos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *