5 Dicas de Networking para você começar a praticar já!

Você tem muito contatinho? Pergunta estranha para começar um texto não é mesmo, mas prometo que até o final vai fazer todo sentido!

Bom, o que não falta durante a vida universitária são contatos, aqueles que fazemos durante as aulas, dentro das atléticas, nas repúblicas e eventos universitários, todos esses momentos nos proporcionam conviver com um grupo diverso de pessoas e é aqui que está o segredo, o seu ciclo de relacionamentos.

Agora que já vimos que o que não nos falta são contatos, uma pergunta para irmos direto ao ponto do nosso texto de hoje: “Como está o seu Networking?”

O Networking é um termo muito utilizando no meio empresarial para se referir à sua rede de contatos, isso mesmo, aquele grupo de pessoas com que você se relaciona é uma rede poderosa que você pode usar a seu favor para se colocar no mercado, seja qual for sua área de atuação.

Vamos fazer um teste rapidão, pense no nome de uma pessoa que você vê como profissional e dedicada. Pensou? Então essa pessoa provavelmente está na sua rede de contatos próximos, e a chance de você indicá-la para uma vaga de estágio e/ou emprego é muito grande! Sacou a importância do Networking?

Esse reconhecimento de bons profissionais é bom pra caramba, reconhecer o trabalho dos outros é muito importante, porém vou te fazer uma pergunta agora e você não poder ficar chateado heim, até porque o foco do nosso texto é te fazer melhorar e não te deixar pilhado. Lá vai a pergunta: “Como você tem sido reconhecido pela sua rede de contatos?”.

Wow! Pergunta difícil essa e provavelmente você não deve saber porque nunca fez esse questionamento a nenhum amigo seu, esse é um comportamento muito normal, mas tá na hora de mudarmos essa realidade e perguntar a um amigo como ele vê você profissionalmente e quais a chances de ele te indicar para uma vaga de estágio e/ou emprego.

E gente, pelo amooor, não estou falando aqui para você abandonar a vida de atlética e deixar de curtir a vida universitária, pelo contrário, vou te dar umas dicas para você curtir ao máximo tudo que a vida universitária proporciona, porém com qualidade e reconhecimento profissional. Agora já fez sentido a pergunta lá do início do texto? hehehe

Assim, antes das dicas eu preciso que você queira realmente melhorar seu Networking, porque pode ser algumas dicas vão exigir que você fique mais atento a tudo que está a sua volta, então bola lá melhorar essa sua rede de contatos:

  1. Saiba o que você quer alcançar

Quando falamos de vida profissional é importantíssimo saber onde você quer estar daqui alguns anos, e isso vai exigir que você pare, pense e anote quais seus objetivos de carreira.

Tá anotando as dicas? Não? Uai (sim, sou mineiro)pega um bloquinho ou abre o app de notas e começar aí pessoal, perde essas dicas não, se ligaê!

  1. Aceite que é importante ter uma boa rede de contatos

Não tem como correr, você precisa ter uma rede de contatos. Um bom Networking pode abrir muitas possibilidades de uma boa colocação no mercado de trabalho, como também pode ser um fator dificultador caso você não esteja com uma boa imagem profissional. Já pensou seu nome rodando por aí na listinha dos profissionais não recomendados como bom colaborador, tenso! Segundo pesquisa realizada por economistas do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, profissionais que são recomendados por amigos têm 40% mais chances de serem contratados do que outros candidatos à mesma vaga. Viu aí né, então aceita logo que precisa de um bom Networking e bora para próxima dica!

  1. Ser tímido não é defeito!

Sei que todos nós temos nosso grau de timidez, alguns mais e outro menos, porém não podemos deixar que a timidez nos impeça de alcançarmos nossos objetivos. Você não precisa se preocupar em ser o mais conhecido em sua área, preocupe-se em estar em constante contato com seus contatos e assim mantê-los nutridos. E claro, não poderia de deixar de dar essa dica extra, use todas a possibilidades que a universidade lhe permite para exercitar sua oratória, apresente trabalho, participe de projetos de pesquisa e extensão, participe das reuniões da atlética e centros acadêmicos; use esse tempo para se desenvolver.

  1. Mostre seu valor

Você é uma pessoa incrível então porque não mostra isso ao mundo! Dedique uma parte do seu tempo para mostrar o seu valor e seu diferencial para as pessoas, essa ação fará com que as pessoas lhe referenciem dentro da sua área e tenha cada vez mais relevância. Caso você ainda tenha dúvida sobre o diferencial, faça uma lista dos seus pontos fracos e fortes e dedique-se a aprimorar os pontos francos e manter os pontos fortes em evidência.

  1. Ouça mais

Ao se encontrar com alguém pela primeira vez ou se apresentar a um novo contato em um evento, procure ouvir mais do que falar. Antes de chegar ao evento, formule algumas perguntas que você gostaria de fazer, uma vez que isso vai confirmar o seu interesse e ajudá-lo a se conectar com mais pessoa.

Quase me esqueço, uma ótima ferramenta para aumentar seu networking e auxiliá-lo no aumento de sua relevância é o LinkedIn, uma rede social profissional maravilhosa onde você pode se conectar a pessoas dos mais variados seguimentos do mercado.

Espero que essas dicas tenham lhe ajudado e façam com que você torne-se um profissional que melhor do que já é! Um abraço à distância e espero que todos estejam bem nesse momento.

Espero que nos vejamos em breve. Até mais pessoal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.