18 de agosto – Dia do Estagiário: Como a Atlética contribui para a entrada no mercado de trabalho?

Existe um abismo enorme entre as habilidades exigidas na nossa formação e no mercado de trabalho e é normalmente no estágio que temos a porta de entrada para este novo mundo.

Hoje, dia 18 de agosto comemoramos o dia do estagiário no Brasil, que foi estabelecido em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82. O documento regulamentou a lei existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade.

O estágio traz diversas oportunidades para conhecermos melhor a carreira que pretendemos seguir, e é normalmente o primeiro passo para inserção dos jovens universitários no mercado de trabalho, colocando o estudante no dilema entre teoria/prática, que exige aptidões, habilidades e posturas extremamente diferentes.

Nesse sentido, o propósito do artigo de hoje é mostrar o quanto as atividades exercidas dentro de uma atlética, contribuem para o desenvolvimento destas habilidades, que serão exigidas por este futuro profissional.

Não se tem noção muitas vezes do que é organizar uma gestão inteirinha de uma atlética: conhecimentos de gestão, marketing, compras de produtos, liderança, trabalho em equipe e pressão por resultados, habilidades comuns ao mercado de trabalho em uma escala reduzida. A transformação de um bom estudante em um excelente profissional, na minha visão passa por esta experiência.

Reunião da Diretoria da Atléticas de Arquitetura, Tecnologia e Engenharias da Univille – ATENUN

Existem é claro, outras maneiras de desenvolver estas habilidades, como em Centros Acadêmicos, DCE´S, projetos de pesquisa e extensão, e é claro no estágio, que tem este propósito.

O fato é, quando se entra no estágio, seja qual for a área, quando você já lhe deu com estas situações, a sua performance será muito melhor, com vistas ao seu futuro profissional.

Meu abraço hoje vai para todos os estagiários, em especial aqueles que sabem a labuta que é participar do movimento de atléticas com muita garra e paixão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.