10 coisas que você precisa fazer durante a universidade

Eaaae galera do Integraê, hoje vamos falar sobre tudo aquilo que é vivenciado na vida universitária e que você que está entrando nela agora, não pode deixar de realizar.

Viver a Universidade é o que chamamos quando passamos por todas essas atividades, pois se engana quem acha que somente ir às aulas é suficiente para se desenvolver, com isso a única coisa que você consegue é o diploma (que já é muito importante), mas o que te difere na vida adulta e no mercado de trabalho são todas essas experiências que você aprende e a lidar com os problemas que aparecem.

1) Trote solidário

Já que os trotes tradicionais foram proibidos (mas nem tanto) dentro das universidades, uma das melhores formas de promover integração com os recém-chegados é a realização dos trotes solidários, podendo esses participar de campanhas para arrecadar alimentos, campanhas de agasalhos e doações de sangue, toda forma de ajuda é sempre bem-vinda.

2) Empresa Júnior

As empresas júnior são o ramo mais perto do mercado de trabalho dentro da universidade, já que nelas você costuma ter horários, metas e compromissos de verdade, tem contato com movimento de empreendedorismo e sente na pele muitas vezes a dificuldade que é ser empresário no nosso país.

3) Centro Acadêmico

Quando você entra em um  Centro acadêmico, passa a fazer parte da área mais política da universidade, onde é preciso representar os alunos e às vezes negociar com coordenadores, colegiados, chefes de departamento, chegando até a reitoria. Se tudo der certo, não chegamos a esse ponto, mas para quem gosta de se preparar, é mais uma excelente oportunidade.

4) Projeto de extensão

Os projetos de extensão normalmente são onde a universidade devolve ou aplica na sociedade os recursos que foram a ela destinados, podendo esses projetos envolver comunidades carentes, escolas públicas, hospitais ou postos de saúde, dependendo muito do ramo que seu curso se encaixa.

5) Atlética

Atlética é fortemente ligada a parte esportiva, através de treinos e competições, mas você não precisa ser atleta para participar, os corpos diretivos das atléticas tem espaço para todo mundo, afinal além do lado da integração, tem o lado organizacional que vai desde o administrativo-financeiro, social e muito mais.

6) Semana Acadêmica

Organizar uma semana acadêmica é um desafio e tanto, planejar os dias, quais minicursos, quais palestrantes trazer, ter uma variedade de temas para não tornar as mesmas repetitivas, além de participar na busca ativa por recursos e patrocínios para financiar a vinda dos palestrantes, dos professores dos minicursos e o tão esperado coffee break entre as palestras.

7) Projeto de Pesquisa

Os projetos de pesquisa ou iniciação científica, é quando o graduando se aprofunda ainda mais na área acadêmica, podendo participar de diversas pesquisas nos mais aleatórios temas do seu curso. Como tudo, exige dedicação e para quem tem interesse em seguir na vida acadêmica depois de formado, nada melhor que participar desses projetos para ganhar experiência e ver se é isso mesmo que pensava sobre o estilo de vida.

8) Jogos Universitários

Os jogos universitários são aquela fugida da realidade do estudante, tanto para os atletas que vão para as competições, quanto para os demais que vão apenas para a integração. Se permitir participar disso é vivenciar momentos de muitas risadas, histórias e diversão, sempre que possível vá a um Jogos.

9) Chorar nota

Bater aquele desespero ao olhar o sistema e ver que faltou 0,1 para fechar a nota e ser aprovado naquela disciplina que tanto tranca o pessoal? O ideal é nem passar por isso e estudar muito para passar sem problemas, mas se acontecer, tem que encarar o frio na barriga e ir chorar ao professor, pedir aquele empurrãozinho, torcer para ele ter somado errado ou esquecido de corrigir algo, ir atrás sempre.

10) Se formar

Parece bobo, mas se formar é importante sim, além de comemorar o fim desse ciclo na sua vida, a formatura é meio que um último rito, uma despedida desses momentos onde você vai girar a chave e seguir novos caminhos. Aproveite cada momento dessa despedida pois você vai sentir falta dela depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.