Foto: JIA

No domingo do dia 14/10 acabaram as competições dos jogos mais amados de Londrina e região, o JIA.

Em sua nona edição, o Direito UENP Jacarezinho, que havia conquistado o direito a competir na primeira divisão, decidiu não participar. 15 atléticas disputaram a primeira divisão e 6 atléticas a segundona. A Psicologia UEL participou pela primeira vez e a atlética de farmácia UEL retornou aos jogos.

Foto: JIA

As competições das modalidades individuais iniciaram-se nos dias 28, 29 e 30 de setembro.

No tênis de mesa feminino, foi rivalidade do inicio ao fim: tivemos na disputa a campeã, vice e terceira colocadas dos jogos abertos do Paraná. Com Direito UEL campeã pelo 6º ano consecutivo e Med UEL como vice.

No xadrez, só tinha gato, quero dizer, deu gato! Direito Unifil inscreveu uma atleta que não constava na lista de alunos entregues previamente a comissão organizadora, o que implica em rebaixamento automático da competição (o dogão agradece).

Nos jogos de boteco, tivemos truco, fodinha, sinuca, beer pong, virada de litrão e a novidade da edição: BARRIGADA NA ÁGUA, onde o participante que mais espalhou água pulando de barriga, ganhou um premio de 200 reais. Os jogos de boteco não valem pontos na competição, mas não deixa de ser competitivo! Quem não quer ganhar um troféu de truco ou duzentinho pra gastar em breja?

Foto: JIA

Dia 06/10 iniciaram-se as competições das modalidades coletivas, com a concentração dos universitários no Grêmio.

Na última edição foi criada uma comissão social. Pessoas devidamente instruídas atendiam casos de assédio, racismo e lgbtfobia. Nesse ano, a comissão promoveu uma tenda de informações para atender e resolver esses problemas e assegurar a todos um JIA seguro, além de rondar por todas as praças esportivas.

Foto: JIA
Foto: JIA

No JOIA 2018 também foi criado o #lacreinojia onde existia um recipiente de cada atlética para depositar lacres de latinhas, esses lacres serão destinados para a doação de uma cadeira de rodas.

As competições deram uma pausa para as eleições e retornaram neste último feriado, do dia 12, e seguiram aos dias 13 e 14 com as quartas, semis e finais.

Esse ano a bruxa tava solta! Os coletivos apontados como favoritos caíram nas quartas e semis, fazendo com que muitas caixas de cervejas fossem pagas devido às apostas perdidas (não teve o tri do handebol da XV).

Foto: JIA

Pra quem gosta de um tagaragada como eu, depois dos jogos da semi, rolou o Desafio de Baterias e a classificação final ficou:

1 – Laranja Mecânica 118,6 (Med Uel)
2 – Tatukada 117,7 (Dir Uel)
3 – Demônios da Lagoa 117,4 (XXI)
4 – Embaralhada 116,3 (Med Puc)
5 – Tubatuque 113,4 (XV)
6 – Gorilada 113,2 (UTFPR-LD)
7 – Capiau 112,4 (Dir UENP)
8 – Lolloteria 111,9 (Exatas e Farma Uel)
9 – Furiosa 111,6 (UTFPR – CP)

Foto: JIA

Tivemos também apresentação de algumas equipes de cheerleaders presentes no JIA:

– Felinas (Educa UEL)

– Goriletes (UTFPR -LD)

– Pantercats (UTFPR-AP)

Não houve competição, mas os times mostraram um show de performance, união e desenvoltura para o público.

O desafio de mascotes voltou! Ele consiste no mascote de cada atlética chutar pênaltis e quem ganhou foi a pomba IX de novembro.

Foto: JIA

Educa chegou a 7 finais das 9 possíveis (nada de novo sob o sol). Lembram do Direito Unifil? Mesmo já rebaixados não se abalaram, mostraram garra e chegaram nas finais do futsal masculino e futebol de campo.

As novidades mesmo vieram do basquete feminino da ASCOF, vôlei masculino da IX, hand feminino da UTFPR -AP e minhas meninas da ventania, Futsal feminino da UTFPR- LD, que mesmo não sendo campeãs, chegaram a final da modalidade mostrando o mais alto nível competitivo do JIA.

No fim do rolê, a Educação Física UEL foi campeão geral da primeira divisão, sendo a única atlética octacampeão do JIA. Direito UEL garantiu o vice e o terceiro lugar ficou para a minha Amada GORILADA (UTFPR-LD), que há anos vinha batendo na trave e finalmente voltou ao pódio.

CLASSIFICAÇÃO GERAL DA PRIMEIRA DIVISÃO:

1 – Educação Física UEL
2 – Direito UEL
3 – UTFPR – LONDRINA
4 – Medicina UEL
5 – XXI de Agosto
6 – UTFPR – APUCARANA
7 – UTFPR – CORNÉLIO
8 – XV de Setembro
9 – IX de novembro
10 – Direito PUC
11 – EXATAS
12 – ASCOF
13 – Medicina PUC
14 – Engenharia PUC
15 – Direito Unifil

E quem subiu? A campeã foi a atlética de Humanas UEL e, junto com ela, a vice-campeã Fisioterapia UEL competirá próxima edição na primeira divisão próxima edição do jogos.

CLASSIFICAÇÃO GERAL SEGUNDA DIVISÃO:

1 – Humanas UEL
2 – Fisioterapia UEL
3 – Odontologia UEL
4 – Veterinária UEL
5 – Farmácia UEL
6 – Psicologia UEL

E pra fechar com chave de ouro, no sábado do dia 20/10 rolou o bloco do jia, a cervejada mais esperada do ano, com tudo que o londrinense mais gosta: tinta, cachaça e muita integração!

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Confira os jogos universitários do segundo semestre!

7 sensações de depressão pós-jogos!

Troca de produtos nos jogos: integração garantida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here