Foto: Atlética Espartanos - UCS

É de conhecimento geral o poder de integração que uma Atlética causa nos cursos que são representados pela mesma: novas amizades, descoberta de talentos esportivos, incentivo à liderança através de cargos na diretoria e a garantia de muitos momentos marcantes durante a graduação. Mas é possível potencializar este poder e ainda criar um vínculo de pertencimento com um espaço! Hoje iremos falar sobre as sedes das Atléticas e sua importância para o crescimento das AAAs e de todo o movimento!

Primeiramente, um ponto de extrema importância de uma sede é sua característica de materializar toda a história de uma Atlética. Muito mais que estantes com troféus, medalhas e fotos de competições, temos a representação física de toda a luta de seus alunos para o sucesso da instituição! Além disso, esta materialidade também facilita no trabalho de fidelização e conquista dos calouros, que terão a chance de ver de perto os frutos do que significa viver o amor por uma Atlética.

Atlética – A.A.A.E. XXVIII DE FEVEREIRO – UTFPR – GP

Além deste âmbito simbólico e sentimental, ter um espaço físico definido e próprio garante tranquilidade e organização para uma diretoria, visto que isso significa um local seguro para guardar materiais esportivos, documentos importantes e outros itens de valor para uma Atlética, evitando a prática de deixar itens “espalhados” pela casa de diversos dirigentes.

E como sabemos que a manutenção de uma Atlética demanda muito dinheiro, a sede também possibilita um ponto de vendas fixo, o que permite que os alunos adquiram produto com muito mais facilidade – o que significa mais dinheiro em caixa e, consequentemente, mais crescimento para sua AAA.

Um local para materialização da história, organização e geração de maior renda para sua Atlética. Mas uma sede possui ainda um aspecto muito importante na manutenção do sentimento e envolvimento de seus membros: ser um local de integração. Aquela pausa para o almoço, o intervalo entre as aulas e o cumprimento de um horário de sede significam a oportunidade de alunos de diferentes turmas e cursos dialogarem, criarem amizades e compartilharem o sentimento de vestir o manto sagrado de sua AAA. Este poder se mostra muito importante em momentos cruciais, como os meses que antecedem competições externas, visto que uma conversa presencial pode significar a confirmação de um atleta importantíssimo!

Quanto à organização de sua sede, é importante que acima de tudo sua Atlética tenha responsabilidade com o local. Muitas vezes cedido pela Universidade, os diretores devem cuidar do espaço com zelo e atenção, visto que o mau uso do local pode ensejar a perda do mesmo. Estabelecer horários para garantir que o local sempre tenha uma pessoa da diretoria responsável pelo mesmo e criar uma rotina de limpeza são pequenos atos que significam um convívio saudável e responsável com sua Universidade!

Em casos de sedes que se localizam em espaços compartilhados com outras Atléticas, como acontece na Universidade Federal de Viçosa, também temos a oportunidade de criar vínculos profissionais e de apoio entre as AAAs. Esta boa relação e companheirismo são decisivos para organizações responsáveis de campeonato, bem como em uma maior facilidade de pleitear recursos frente à Universidade.

Você já viu todos os benefícios de se ter uma sede, mas sua Atlética ainda não tem uma? Temos algumas dicas para você! Primeiramente, pleitear um espaço se torna mais fácil se o movimento de Atléticas é unido, forte, responsável e transparente, o que garante um bom uso do local e facilita o processo de obtenção junto à Universidade. Além disso, tenha um bom canal de comunicação e invista pesado nas relações políticas e de confiança com os responsáveis pela liberação de espaços de sua Universidade!

Quer saber mais sobre o assunto? Bora lá!

Como manter a boa imagem de uma Associação Atlética Acadêmica?

6 ideias para ajudar sua Atlética a crescer!

Como a Atlética pode ajudar na sua formação acadêmica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here