Tá precisando de horas? A atlética pode ser sua salvação!

Um dos dilemas mais comuns na vida de um universitário prestes a se formar é arranjar certificados suficientes para o preenchimento da tão temida carga horária extracurricular, que é aquele determinado número de horas exigidos em atividades fora da sala de aula, como em palestras, minicursos e eventos. É totalmente impossível fugir disso, já que isso é cobrado em TODOS os cursos de graduação por obrigatoriedade do MEC.

Quem já passou por isso ou está próximo dessa fase sabe bem que esse é um período de contar e recontar várias vezes a carga horária de um monte de certificados e que mesmo assim as vezes tendo vários em quantidade parece que você acabou não fazendo quase nada em toda a sua graduação. Para aqueles que ainda estão na fase de coleta de certificados, parece cada vez mais difícil achar tempo para cumprir as obrigações da faculdade e arranjar tempo para participação em atividades extras que emitem certificação.

Foto: reunião Olimpíadas da UFU

O que muita gente não sabe é que é possível conseguir certificação em atividades rotineiras para um dirigente ou gestor de atlética, que muitas vezes esquecemos que são cabíveis de registro válido em certificado. Quem está envolvido, sabe que há muito trabalho na organização de eventos esportivos e na participação enquanto gestor, em alguma atividade que envolva a AAA.

O ponto principal é verificar junto a sua coordenação de curso a questão de validação de certificados e também, o que realmente é contado, em relação às atividades, na finalização e integralização dessa carga horária. Geralmente quase todo curso apresenta uma tabela bem informativa onde constam todas as atividades que são válidas para a contagem, e nela, por exemplo, está incluída a participação em entidade estudantil, caso no qual a atlética está inserida.

O certificado principal de participação em gestão de fato é o com maior carga horária total, já que ele integraliza a carga horária cumprida em atividades diretamente ligadas a atlética de modo completo, como participação em reuniões, organização interna, preparação para eventos, campeonatos e etc. Os certificados de atividades separadas também são válidos, como participação em organização de eventos esportivos ou de ações sociais que são englobadas como atividades de extensão.

Foto: CIA

Quem está envolvido sabe que a organização de eventos esportivos universitários, envolve várias etapas, como reuniões, em algumas vezes fora de suas cidades, congressos técnicos, workshops e fora a própria organização e gestão da delegação. De fato, esses eventos demandam um trabalho pesado e são exemplos perfeitos de atividades cabíveis de uma grade carga horária em certificação. Mas, e no caso da validação e registro do certificado? Quem assina?

Quanto às certificações desses eventos separados, é cabível de se pedir à organização principal, que na maioria das vezes fica por conta de uma empresa ou uma liga, para fazer o certificado e que o diretor geral ou presidente da empresa, assine em nome de tal, certificando o dirigente da atlética pelo cumprimento e participação na atividade. Já no caso da certificação de gestão, é recomendável uma conversa junto à coordenação de curso ou Instituto para que se possível o coordenador assine, por meio de avaliação de registro de presença e convalidação de carga horária nas atividades, em comparativo a uma lista de integrantes de gestão entregue no começo da gestão com uma entregue no final, papel de registro que deve ser efetuado pelo secretário da atlética.

Foto: Atlética Direito Integrado

Contudo, pode se dizer que conseguir certificados para a integralização da carga horária extracurricular é um processo, chato, difícil e complicado, mas que infelizmente (ou felizmente para alguns), é obrigatório. O que é esquecido por muitos é que a atlética é sim uma organização séria e totalmente cabível de certificação, ou seja, além de contar para o seu currículo, ela pode te ajudar muito na hora de cumprir a carga horária para se formar.

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Posso fazer formatura estando com alguma dependência?

Devo colocar a atlética no meu currículo?

Atlética é apenas curtição?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.