Fala criaturas, hoje o papo vai ser principalmente pro pessoal das diretorias de Marketing de suas respectivas atléticas, ou pra quem tá montando sua atlética agora.

Tá ligado aquela marca que você conhece só pela logo? Aquela que pessoal já chama pelo “apelido”? Então, se você acha que isso só é interessante pro universo empresarial e coisa e tal, tenho que te contar que você tá enganado.

Um dos principais desafios encontrados pelas Atléticas, e principalmente as iniciantes, é ter a ideia comprada pela faculdade, ou seja, a galera toda do curso apoiando e se envolvendo nas atividades que a gente tenta desenvolver. Para isso realmente acontecer, não basta a garra da diretoria pra fazer dar certo, mas o sentimento de pertencimento que vai levar o resto da galera vestir a camisa e gritar o nome da atlética, e uma das coisas que influência isso é uma identidade bem construída que seja a cara da faculdade e do curso.

Pra te ajudar nisso, porque a gente sabe que milagre não existe, vou te dar umas dicas do eu considero o mais importante.

1) A escolha do mascote

O mascote é a cara da sua Atlética, como se fosse a logo. Ele que vai estampar camisa, caneca, tatuagem, e todos os outros produtos que inclusive o Gabriel já falou nesse post aqui. Então, escolher um mascote que já tenha por aí não é uma das opções mais inteligentes porque vai ficar difícil diferenciar sua atlética da outra, e o senso de unidade da sua galera vai complicando. Um mascote que tenha relação com alguma coisa já relacionada ao seu curso é uma boa: Medicina Federal do Litoral de JF é nada menos que um tubarão, mais conhecido como “Papai”. Nessa também tem o porcão da Eng UTFPR e o pintinho amarelinho da PUC Direito-MG.

WhatsApp Image 2017-03-07 at 12.49.07
2) As cores

Se tem um drama que a galera do Direito passa é o tal do vermelho como uma das cores principais da maioria das Atléticas, que caem no mesmo problema que eu mencionei ali em cima: a distinção da sua Atlética. Escolher uma cor avulsa e pouco óbvia pro seu curso pode ser uma opção que vai dar muito certo. Porque eu já tive meu boné confundido com o da FASEH algumas vezes, pega a visão aqui embaixo. Já o CEFET-MG por exemplo, é inconfundível (tirando as vezes que você já viu isso em algum lugar, tipo posto de saúde TALVEZ)

WhatsApp Image 2017-03-07 at 12.47.33

 

3) Um apelido pra chamar de seu

Esse lance de ser a Atlética de Curso tal da Faculdade tal não cola, muito menos aquelas siglas enormes AAFCnãoseioque. Não fica bem nos produtos, não fica bem pra fazer musiquinha, falta apelo. Sua atlética ter um nome só dela é ótimo pra não só desenvolver a imagem, mas como começar a ter uma vida própria. Exemplo disso é que todo mundo chama a Atlética de Engenharia da UEM de EPIDEMIA ou a Atlética de Direito da UFLA de MATUTA.

WhatsApp Image 2017-03-07 at 12.48.46

4) Os produtos

Acho que no final, todos os itens que eu listei acima são concretizados nos produtos. Que de preferência tem que ser únicos e objeto de desejo de todo mundo, que além da galera da SUA atlética sentir orgulho de usar, vai fazer ela ganhar popularidade porque todo mundo vai querer aquele item. Quem não queria o gorro do Grifo Engenharíadas 2016 ou o tirante da Pantera nos JJM16? ♥

WhatsApp Image 2017-03-07 at 12.43.32

Bem, por alto, é isso. Lógico que tudo vai bem mais além, mas deixar a marca da sua Atlética conhecida ajuda em muito o apoio da galera e até conseguir um patrocinador legal depois. Quer um exemplo então? A gigante da MARTELADA da UFOP mais que dobrou o número da delegação deles de um ano pro outro no Engenharíadas, e questionando o presida do feito, (um salve pro Ebola), a reformulação de uma identidade visual que tivesse mais a ver com o curso ajudou muito dar um gás na galera pra concretizar isso.

WhatsApp Image 2017-03-07 at 12.47.40

Caso sua atlética já tenha herdado um mascote não lá muito maneiro, ou umas cores meio batidas: calma, o negócio é abraçar o que você tem mesmo e fazer dele o mais interessante e distinto que você consiga, só não pode se contentar com qualquer coisa!

Tem mais alguma dica de identidade pra atlética? Comenta com a gente!

Rodapé Blog Integraê - Mariana (1)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here