Foto: Cia Uberaba 2017

Salve salve galera, como está a vida de vocês nessa quarentena?? Espero que estejam todos em casa e com saúde. Estamos passando mais uma vez aqui para trocar uma ideia com vocês sobre os jogos universitários e a vida das atléticas. Um dos temas que normalmente só diretores se importam, são as reuniões das ligas esportivas, e sim, mesmo sabendo que temos que evitar reuniões presenciais nesse momento, precisamos tocar no assunto. Culturalmente cada Liga costuma se dividir em pelo menos três reuniões por edição dos Jogos, sendo elas: Estatutária, Pré-jogos ou “B.O. zero” e a Pós-jogos.

Na reunião pós-jogos, as discussões envolvem muito mais a prestação de contas da edição corrente dos jogos, levantar o feedback da galera, analisar a pesquisa de satisfação e formar uma nova Comissão Organizadora. A Estatutária, já sobre o comando da nova Comissão, como próprio nome já indica, ela busca revisar todo estatuto da liga, procurar brechas e furos, fazer alterações pertinentes quando necessário. É uma reunião que costuma ser maçante, porem extremamente importante.

Foto: CIA Uberaba

Mas enfim, o tema que viemos tratar mesmo são as reuniões Pré-Jogos, também conhecida como B.O. zero. Ela acontece já na cidade sede da edição dos jogos, para que tenhamos as definições finais dos jogos como os sorteios dos chaveamentos de cada modalidade, escolha dos alojamentos, entrega das relações de alunos/atletas.

De modo geral, as ligas costumam adotar o formato de mata-mata em seus jogos, devido ao pequeno tempo de duração do evento e número de partidas que envolveriam, claro que dentro das particularidades de cada modalidade.

Assim, dentro das modalidades que cada atlética decidiu se inscrever para a edição dos jogos na busca pelo título geral, os sorteios começam sempre respeitando os “cabeças de chave”, que nada mais são que os 4 melhores colocados na edição anterior dos jogos na modalidade, sendo que estes devem ficar nos extremos da tabela e só se encontrar em possíveis semifinais.

Foto: Conmebol Libertadores 2019

Os sorteios costumam contar com uma boa emoção. Será que vai rolar aquele clássico entre atléticas rivais logo de cara? Ou azarão que cai logo com atual campeão na primeira rodada? Ou vai dar sorte de pular uma rodada e descansar um pouco os atletas?

Com a parte esportiva definida, partimos para as escolhas dos alojamentos. Ela tem suas peculiaridades visto que é preciso levar em conta o tamanho das escolas, número de pessoas que ela comporta, a distância para as praças esportivas, para local de festas e para os locais de alimentação.

A ordem da escolha costuma ser por tamanho da delegação, assim, quanto maior sua delegação nos jogos, maior sua prioridade na hora de escolher seu alojamento. Para que ocorra sacanagem na escolha, as indicações são feitas de forma secreta e simultânea. Outro modo que é utilizado em algumas ligas é uma média, entre o número de pacotes da edição anterior e número de pacotes da edição vigente até o dia das escolhas dos alojamentos, fazendo que as atléticas corram para vender pacotes antecipadamente e evitando uma insegurança em cima dos jogos.

Foto: Engenharíadas Paranaense 2018

E definida a ordem de escolha, cada atlética escolhe seu critério, quando chega sua vez de escolher. Cada uma tens suas particularidades de logística, a distância para as praças esportivas costuma pesar bastante, tanto como a distância entre as praças esportivas em si, já que vários atletas e diretores ficam circulando entre elas durante o dia. O local das festas também costuma pesar também.

Umas das coisas que acontecem na pré-jogos é a entrega da relação de alunos para fazer a inscrição nos jogos. Nela as atléticas dão as garantias que todos ali estão devidamente matriculados na universidade e possuem condições de jogo. Evitando que ocorram trapaças, como a participação de atletas irregulares, os famosos “gatos”.

Dentro das suas particularidades, cada liga costuma ter mais alguns temas que costumam tratar na reunião pré-jogos.

Uma outra reunião pré-Jogos que acontece, são as reuniões internas das atléticas com suas delegações. Mesmo que nem todos consigam comparecer, elas ocorrem para passar alguns recados para a turma, entregar os kits de cada pacote, orientações de como se comportar no alojamento (que deve SEMPRE ser cuidado por todos, para que não traga prejuízos a atléticas e não atrapalhe uma possível volta dos jogos a aquela escola), e por fim, mas não menos importante, aquela mensagem motivacional aos atletas que vão em busca da gloria eterna e marcar o nome na história da atlética e dos Jogos.

Então galera, essas são algumas peculiaridades que os diretores enfrentam nas vésperas dos eventos. E sim, é muita correria para eles e também para o pessoal da Comissão Organizadora, que faz tudo para quando as delegações chegarem, já esteja tudo pronto. Então, se você ver que essas reuniões estão chegando, saibam que: JÁ É JOGOS!!! 

Quer saber mais sobre o assunto? Bora lá!

Como funciona a escolha dos alojamentos nos jogos universitários?

Funções da Comissão Organizadora nos Jogos Universitários

Estatuto de Jogos, Comissão Organizadora e Liga: como criar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here