Receitas universitárias para salvar sua janta

Um dos maiores medos dos universitários quando saem da sua cidade para uma vida nova longe da sua residência é: o que eu vou comer? O restaurante universitário é a primeira opção, mas logo o gosto enjoa e não aguenta mais comer aquele arroz molhado com carne picada. O PF da esquina começa a ser útil, mas o mesmo arroz feijão e bife passa a se tornar um tormento depois de algum tempo. E os restaurantes da região, caros, acabam tirando todo o dinheiro que era para ser gasto em festas e bares. Apesar de comprar um fogão e uma geladeira eles só servem pra guardar água, cerveja e para fazer miojo.

É pensando em quem está com essas dificuldades que o Integraê traz para você algumas das receitas mais simples para você, que é iniciante nas artes culinárias, mas quer almoçar uma comidinha caseira e barata.

Family Guy Cooking GIF - Find & Share on GIPHY

Macarrão à bolonhesa

Poucas comidas têm tanto gosto de casa da vó quanto um bom macarrão, mas pela facilidade e praticidade o universitário acaba optando por aqueles instantâneos cheios de sódio e com o mesmo gosto, independente do sabor escolhido. Só que fazer um macarrão gostoso é muito rápido e simples: para fazer você deverá ter apenas um pacote de spaghetti (macarrão fininho, acha em qualquer mercado), cebola, alho, carne moída e extrato de tomate.

Para começar, ferva água em uma panela coloque um pouco de sal dentro. Não coloque azeite ou óleo na água; não é necessário e fará um italiano invadir sua residência com um rolo de macarrão na mão. Quando a água ferver, coloque o macarrão dentro (não quebre, pois o mesmo italiano chegará dentro da sua casa) e espere o tempo de cozimento, que geralmente vem indicado no pacote do produto.

Enquanto o macarrão cozinha, coloque um fio de óleo numa frigideira e a cebola picada, até ela murchar. Não pare de mexer, pois esse é o segredo de um bom refogado. Quando ela estiver murcha, coloque o alho e com cuidado, pois ele queima muito rápido e ninguém merece o gosto de alho queimado.

Pasta Belongs GIF - Find & Share on GIPHY

Por fim, coloque a carne moída e a deixe fritar. Nesse momento não mexa muito, pois isso soltará a água da carne e a deixará insonsa. Após ela estar fritinha, mexa um pouco e coloque o extrato de tomate com um pouco de água para dar aquela incorporada.

Para terminar, escorrera o macarrão e misturare com a carne moída. Um prato simples e muito rápido para te dar uma refeição com gosto de casa.

Strogonoff

Parece chique, parece difícil, parece caro, mas Strogonoff é um dos melhores amigos de quem quer comida rápida e que rende. Barato e feito com peito de frango, o prato é muito fácil e tem pequenos segredos para ficar delicioso.

Corte o frango em cubos e coloque um pouco de sal e pimenta do reino. Numa panela alta, esquente um pouco de azeite e frite os pedaços de frango. Isso feito, reserve os pedaços e na mesma panela coloque mais um pouco de azeite, a cebola e o alho refogados no mesmo processo da bolonhesa. Quando estiver pronto, coloque creme de leite, uma colher de catchup, uma de mostarda e tomate picado, fazendo aquele delicioso molho. Por fim, coloque os pedaços de frango e acerte o gosto com sal ou pimenta.

Muito rápido e mais um jeito de impressionar os amigos com seus super dotes culinários.

Lasanha

A ultima opção é o terror de muita gente, mas é tão simples que você irá parar de passar os domingos comendo salgadinho e fará essa receita simples.

Em uma panela de pressão coloque um peito de frango inteiro com osso, água e sal. Assim que ele pegar pressão e cozinhar, desfie o frango (pode ser balançando a panela já sem pressão ou com garfos). E com esse frango desfiado faça um refogado parecido com o da bolonhesa, só que com mais extrato e água para formar aqueleeee molho.

Hungry Cat GIF by Garfield - Find & Share on GIPHY

Na forma, coloque as camadas, sempre lembrando que o molho deverá entrar em contato com a folha de lasanha. Eu sugiro que você faça uma camada de molho, a lasanha, molho, queijo e presunto, molho, lasanha, molho e queijo. Por isso lembre de deixar seu molho um pouco líquido, para render. Por fim, coloque no forno (sempre pré-aquecido) seguindo o tempo indicado na embalagem e no final jogue um pouco de manjericão e orégano seco em cima da lasanha para dar um toque especial. 

Quem experimentar vai achar que está perdido na Itália com o sabor do seu almoço de domingo.

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Drinks universitários pra ficar doidão de segunda a sexta

Que universitário você é na cantina da facul?

5 dicas para se tornar um chef de cozinha na sua república!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.