Foto: JOIA Oeste

Alô Alô JOIA Oeste! Pra quem não conhece o JOIA Oeste, este é o jogos mais querido pelas Atléticas do Oeste do Paraná. Você não conhece o nossos jogos? Ou conhece e está por fora do que rolou nessa edição? Meu nome é Matheus Bortoli, sou presidente da Raposa, e quero te chamar pra vir comigo, porque vou te contar um pouquinho da nossa história e de tudo que rolou na 7ª edição do JOIA Oeste!

Contamos com 16 participantes, sendo essas Atléticas de Toledo, Cascavel, Marechal Cdo. Rondon, Medianeira e Foz do Iguaçu. E além de integrar Atléticas de diferentes cidades, o JOIA também integra também as diversas áreas de humanas, biológicas, exatas e sociais.

Foto: JOIA Oeste

Criado em 2011, o JOIA Oeste vem crescendo mais a cada ano. De lá pra cá, muitas atléticas subiram no pódio, mas apenas 4 AAA’s levantaram a Taça de Campeão Geral.

2011 – Medicina Unioeste

2012 – Medicina Unioeste

2013 – Cobra Louca (Direito Univel)

2015 – Raposa (UTFPR Toledo)

2016 – Porco (UTFPR Medianeira)

2017 – Porco (UTFPR Medianeira)

2018 – Raposa (UTFPR Toledo)

Pra quem não conhece, nossos jogos contam com 22 modalidades, sendo 9 coletivas e 13 individuais. Sendo voleibol, handebol, futsal, basquete, vôlei de praia, natação, atletismo, tênis de mesa, tênis de campo e judô nas categorias masculino e feminino, além do futebol de campo masculino e o xadrez (categoria mista).

A 7ª edição aconteceu na cidade de Cascavel, entre os dias 15 a 18 de novembro, onde as 16 AAA’s sacudiram as arquibancadas de diversas praças esportivas da cidade. Contando 6 associações formando a Comissão Organizadora, sendo elas Direito Univel (Presidência), Engenharia FAG (Vice-Presidência), UTFPR Toledo (Tesouraria), Medicina FAG (Secretaria), Engenharia Unioeste Foz (Esportes) e Direito Unioeste (Alojamento). Além de convidados e ex-diretores de Atléticas para compor esse time da organização.

Foto: JOIA Oeste

Mas vamos ao que interessa! A edição, sem dúvidas foi a mais agitada, com muito suor na camisa, gritos das arquibancadas e emoção. É só participando de um jogos universitários para se ter a dimensão desse “universo paralelo”. Durante os quatro dias de jogos, nada que não seja relacionado a sua atlética importa. Vivemos intensamente a competição e com a maior felicidade do mundo. E o melhor, os 4 dias contaram com uma cobertura fotográfica incrível de Raul Ercego e sua equipe, registrando os melhores momentos dos jogos.

Vale lembrar que a competição começa muito antes desses quatro dias de feriado. A organização se inicia no preparo durante todo um semestre, ou durante o ano, a partir do momento em que uma diretoria está a frente para fazer as coisas acontecerem ou quando a universidade declara apoio ao movimento do esporte universitário.

São servidores, professores, parceiros na cidade, atletas, ritmistas, torcedores, apaixonados. Uma infinidade de pessoas que estão por trás de um pequeno símbolo que estampa um dos 16 cantos do JOIA Oeste. São 16 famílias diferentes que topam passar os quatro melhores dias do 2º semestre juntos, lutando, gritando, e cada uma defendendo o seu manto!

Foto: JOIA Oeste

O mais lindo é ver a garra dentro de quadra, o grito e a animação nas arquibancadas. A mobilização de toda uma cidade em prol de um jogos universitários, que além do fomento ao esporte, acaba trazendo muito retorno à própria cidade. É a movimentação de todo um mercado local, envolvendo restaurantes, mercados, farmácias, táxis e uber, hotéis, e diversos outros ramos comerciais.

Além disso, das atléticas nascem equipes que funcionam como vertentes das associações, como as Baterias e os Cheerleders, que movimentam mais uma galera ao redor dos jogos. Foram os ritmistas, por exemplo, que marcaram a primeira festa oficial do JOIA, com um belo show do Desafio de Baterias, em 13 baterias participaram do desafio, sendo 3 delas na divisão de acesso. O topo do pódio ficou com H1N1, RapoZona e Contra Bando.

Já os cheerleaders, mostraram a força do seu esporte no Desafio de Cheerleaders, no sábado à tarde. A classificação final foi marcada por Snakets no topo do pódio, seguida por Bisetes e CheerRex.

Foto: Bateria H1N1
Foto: Snakets Cheerleaders

E como presidente da Raposa, tenho muito orgulho de fazer parte da história do JOIA Oeste. Minha diretoria e eu batalhamos, lutamos, nos dedicamos, perdemos noites em claro, choramos, sorrimos, nos abraçamos e fomos pro JOIA. Fomos com vontade de vencer, fomos por toda nossa delegação. Por todos aqueles que de algum modo ou de outro defendem o Bordô e Amarelo dentro e fora de quadra.

A garra com que meus atletas entram em quadra pra defender a Raposa é de arrepiar! Cada olhar, cada caída e cada levantar, não tem o que pague! Um bando de loucos na arquibancada, gritando até quando não se tinha mais voz! A balatucada que pulsa, só do jeitinho que a RapoZona sabe! Apaixonados e loucos pela Raposa pintando as cidades por onde passamos de Bordô e Amarelo é lindo de se ver!

Foto: JOIA Oeste

E com tudo isso, o resultado pra Raposa não poderia ser melhor. Pegamos o mais alto do pódio, e nele, dividimos com duas outras Atléticas sensacionais, a Atlética XVIII de Março (Porco da UTFPR Medianeira) em 2º lugar e a Venenosa (Engenharia Unioeste Cascavel), em 3º lugar.

GANHAMOS! Além do título de Campeão Geral do JOIA Oeste 2018, ganhamos dentro de quadra, ganhamos na arquibancada. Ganhamos novos amigos, ganhamos aliados. Ganhamos novos apaixonados. Ganhamos experiência e sabedoria!

Classificação geral JOIA Oeste 2018:

1º lugar: UTFPR TD
2º lugar: UTFPR MD
3º lugar: ENG UNIOESTE CVEL
4º lugar: MED FAG
5º lugar: ENG UDC
6º lugar: DIREITO UNIVEL
7º lugar: ENG UNIOESTE TD
8º lugar: ARDILOSA
9º lugar: FISIOFARMA UNIOESTE
10° lugar: ENG UNIOESTE FOZ
11º lugar: PUC TOLEDO
12º lugar: DIREITO UNIFOZ
13º lugar: DIREITO UNIOESTE
14º lugar: MED UNIOESTE
15º lugar: ODONTO UNIOESTE
16º lugar: ENG FAG

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Os crushes que todo mundo tem nos jogos!

Como pedir folga pra ir aos jogos universitários?

Quanto mais tinta, melhor a integração!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here