Foto: Universidade Federal do Paraná

Alô Alô Integraê!

Hoje venho para ajudar a resolver uma dúvida pequena, porém daquelas que tooodo mundo tem: qual a diferença entre faculdade, universidade e centro universitário? Por que é que o cara da minha atlética rival chama o local de estudo de facul e eu chamo de universidade? Pois é, ao contrário do que muitos pensam, NÃO é a mesma coisa. Então, bora entender esse rolê de uma vez por todas!

Question GIF - Find & Share on GIPHY

FACULDADE

A famosa facul é o estágio inicial de todo local de ensino superior. Normalmente elas começam como instituições especializadas em determinada área, oferecendo apenas cursos na área da saúde ou nas humanas, por exemplo. Porém, isso não isenta a faculdade de buscar projetos de pesquisa em extensão nesta área e também não significa que ela tenha um ensino ruim comparado a uma universidade; são coisas diferentes.

O corpo de professores das faculdades deve ser formado por docentes com pelo menos uma pós-graduação (não precisa ser necessariamente Mestrado ou Doutorado). Além disso, ela não possui autonomia para criar novos programas de ensino.

CENTRO UNIVERSITÁRIO

Aqui temos o intermediário entre faculdade e universidade. São as instituições que estão em processo de se tornar universidade, o que pede o cumprimento de exigências como, por exemplo, a contratação de um corpo docente que conte com no mínimo um terço de professores com Mestrado ou Doutorado.

Diferente das faculdades, os Centros Universitários possuem autonomia para criar ou eliminar programas de ensino, além de oferecerem cursos de áreas de estudos diferentes.

People Walking GIF by University of Florida - Find & Share on GIPHY

UNIVERSIDADE

Chegando à fase evoluída do Pokémon acadêmico, temos as universidades: aqui o corpo docente deve ser obrigatoriamente formado por Mestres ou Doutores e a instituição deve oferecer cursos em TODAS as áreas (humanas, exatas e bio). Desta forma, assim como os Centros Universitários, elas possuem permissão para criar cursos superiores sem autorização prévia do MEC.

Apesar de conhecidas principalmente por suas representantes públicas, como as Federais e Estaduais, as Universidades também podem ser instituições particulares nascidas de Centros Universitários.

Pronto! Agora sem desculpas para seguir no erro, ok? Bora usar os termos corretos nos trabalhos, redações, seminários, rolês e tudo mais.

Até a próxima <3

Fonte: Educa Mais Brasil

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Coisas que eu queria que tivessem me dito quando entrei na faculdade!

7 dicas para quem vai sair de casa para fazer faculdade

Futebol e faculdade: em breve será possível estudar dentro da Arena Corinthians

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here