Foto: JUCS - Jogos Universitários de Comunicação

Por dentro das Atléticas: cargos, funções

Oi meus amores, sei que ando muito sumida. Mas agora eu estou de volta e vocês vão cansar de Luciana na vida de vocês. Quando eu entrei aqui no Integraê surgiu a oportunidade de escrever uma série de texto sobre práticas financeiras. O tempo passou e o assunto mudou também.

Hoje eu venho com uma proposta: que tal falarmos sobre as funções que existem nas atléticas? Durante doze textos (se vocês acharem mais departamento a gente aumenta) vamos falar sobre as atividades que acontecem na atlética, mostrando as funções das diretorias (ou departamentos), quais qualidades são importantes para exercer cada função e o que não se deve fazer.

~ Então, Lu, esse texto é só para quem não conhece uma atlética por dentro? ~

Calma meus amores, aqui tem espaço para todo mundo. A ideia é apresentar a atlética para quem não conhece, é mostrar qual área tem mais a ver com a pessoa que quer entrar na atlética, dar uma luz para quem está na diretoria e não sabe o que fazer. E por fim, mas não menos importante, agradecer aqueles que já fizeram muito nessas funções.

~ Caramba, Lu, mas a senhora é conhecedora de atlética mesmo! Dona de todo o conhecimento do mundo ha ha ha (bem irônica mesmo) ~

Até queria ser, mas ainda não está rolando. Por isso estou contanto com a ajuda de amigos, colegas aqui do portal e muita pesquisa. E por isso gostaria de agradecer a todos que tiveram e ainda estão tendo muita paciência com as minhas perguntas que muitas vezes parecem idiotas. Aos poucos eu vou colocando o nome e a fotinho deles para vocês conhecerem.

Toda atlética tem suas características, funções diferentes, as vezes a função é a mesma, mas o nome é diferente… na minha pesquisa me atentei aos mais diversos nomes para as mesmas tarefas. E se mesmo assim não é igual aí, conta para a gente como vocês chamam. Muitas das divisões e tarefas não acontecem na minha atlética e eu não sou dona da verdade, por isso, quanto mais vocês comentarem e ajudarem mais a gente vai se ajudando.

Bora lá?

Presidentes e Vices: funções e características

Ferrou, deu um problema e nem o diretor da área conseguiu resolver? Ele estava lá. Era 00h, tinha reunião da organização dos jogos, ele tava lá. Estava tocando FP do Trem Bala na festa e ele deixou de curtir para resolver detalhes importantes dos jogos. Hoje é dia de falarmos deles: os presidentes e vice-presidentes das atléticas.

Ingrid Leite e Arthur Teixeira – Direito Unimontes

Muitas pessoas veem os dois como se fossem papéis distantes. Mas conversando com presidentes e vices de várias atléticas, percebi que não poderia separá-los. São uma dupla dinâmica, unha e carne que deram muito e continuam dando tudo de si pela atlética.

Gerenciar o dia a dia da atlética, bem como acompanhar as atividades de todas as diretorias são as funções que eu mais ouvi. Além disso, eles têm como função serem mediadores de conflitos dentro da própria AA.

Presidente tem que ser do povão, tem que dormir no aloja, mostrar o que é bom pra delegação. Ficar bêbado com calouro…”, disse a Presidente da Atlética de Comunicação e Artes da UFRJ, Manuela Schorchit. Fazer com que atleticanos, atletas, torcida e calouros se sintam acolhidos e bem-vindos também é uma função importante da dupla dinâmica.

Se me perguntassem duas semanas atrás qual era a função dos presidentes e vices, eu responderia: eles são os dois otários (jeitinho carinhoso de chamar) que vão para aquelas reuniões chatas pré-jogos com as outras atléticas para resolver os pequenos detalhes durante a semana à noite. Eles são os responsáveis por toda negociação com as outras atléticas. E são nossos maiores exemplos.

Com tantas funções, não é qualquer um que consegue chegar em um cargo de tamanha importância. Quando pedi ajuda aos universitários, algumas características eram comuns:

  • Ter uma visão macro
  • Ser líder
  • Ter planejamento
  • Ser humilde
  • Ter empatia
  • Ser simpático
  • Saber lidar com problemas
  • Ser visionário
  • Conhecer bem como a sua atlética funciona
  • Ser confiável
Taíssa Pantoja – Atlética de Turismo e Hotelaria UFF

Nossa, quanta coisa… até cansei só de pensar. Muitas tarefas, muitas responsabilidades, muito esforço… hoje eu queria te dizer que nada disso foi em vão. Você fez sua atlética caminhar, acreditou quando muitos disseram para desistir e brilhou. Você escreveu história e se consagrou. Se hoje estou aqui escrevendo é porque de alguma forma, você foi exemplo para alguém que me ajudou a escrever esse texto; continua sendo exemplo. Obrigada por cada lágrima, cada risada, cada noite mal dormida. Sem você não seria a mesma coisa. Obrigada meu presida e obrigada VP por serem nosso norte dentro da AA.

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Cargos de diretoria e suas funções!

Situações que todo presidente de Atlética precisa enfrentar

Entenda como funcionam as trocas de gestão das Atléticas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here