Foto: JOIA Ponta Grossa

Comecinho de ano letivo é sinônimo de ação para as Atléticas Brasil a fora, não é não?? Instagram ferve com fotos da recepção dos calouros, dos produtos feitos para arrecadar um din nesse começo, dos horários dos treinos e com venda de ingresso para as primeiras festas das Universidades… Ô COISA BOAAAA!!

O Integraê já falou sobre esse assunto algumas vezes, mas é seeeempre bom a gente reforçar e dar aquela valorizada no pessoal que sempre está nos bastidores desse universo todo: A DIRETORIA DA ATLÉTICA!

Divididas em cargos, lotadas de serviço pra fazer, alvos de MUITAS críticas pelos corredores das Faculs, as diretorias das AA’s enfrentam muito perrengue pra levar a Atlética pra frente, pra arrecadar dinheiro, pra fazer a galera comparecer nos treinos e pra fazer evento dar lucro! UFA! E apesar de todo esse trabalho, a palavra que define o exercício de um cargo dentro de uma diretoria não é outra a não ser GRATIDÃO!

Foto: Máfia Académica e AAAJPP

Então se liga aqui em algumas razões que a gente elencou pra que você não perca mais tempo só assistindo e vibrando junto de fora, mas FAÇA PARTE DA DIRETORIA DA SUA ATLÉTICA!

  • VOCÊ VAI APRENDER MUITA COISA! Sim, Atlética é aprendizado! Todo dia, toda hora! Dentro de uma diretoria, a gente é obrigado (sim, mesmo que não queira, vai sair sabendo fazer) a lidar com PESSOAS e SITUAÇÕES das mais variadas! A gente aprende a ouvir crítica, a transformar essa crítica em algo construtivo pra Atlética e principalmente a lidar com coisas que dão errado no dia a dia (treino vazio, quadra que não deu certo aquela semana, prejuízo em festa, falta de compromisso de atleta/diretor, etc etc etc…).
  • RESPONSABILIDADE e CRESCIMENTO PESSOAL! Seja sua AA grande ou pequena, antiga, experiente ou novata, cada coisa que a diretoria faz exige muita responsabilidade. E dentro de uma diretoria, mesmo que todo mundo se ajude, você aprende a criar esse sentimento dentro de você, crescendo pessoalmente (e muitas vezes profissionalmente também) com isso! Afinal, um serviço bem feito depende de vários fatores, e se todo mundo fizer a sua parte, não tem como dar errado!
  • VOCÊ VAI ADQUIRIR MUITA EXPERIÊNCIA! Uma Atlética é praticamente uma empresa, com muitos objetivos a serem cumpridos, com entrada e saída de dinheiro o tempo todo! Em uma “mísera” (kkkk aiaiai) organização de evento, uma diretoria lida com profissionais dos mais variados tipos, e esses contatos e diferentes situações a serem enfrentadas durante o processo fornecem uma bagagem GIGANTE pra galera que ajuda na organização!
Foto: JOIA Ponta Grossa
  • ELE, O NETWORKING. O tanto de gente que você vai conhecer estando dentro da diretoria da sua Atlética NÃO TÁ ESCRITO, RAPAZ! Toda ação de todo cargo dentro de uma diretoria acontece em conjunto. Às vezes (e na maioria delas), uma diretoria não consegue fazer as coisas sozinha. Mas estando ali, você tem a oportunidade de ter contato com várias empresas em sua cidade, com as diretorias de outras Atléticas, com pessoas de outras cidades (oi Liga Jurídica), com diferentes fornecedores, com Reitorias de Universidades e Secretarias Municipais… VISHHH, é gente que não acaba mais!
  • AH SIM, RECONHECIMENTO! Sei que já falei que algumas vezes uma diretoria de Atlética é muito criticada (já passei por isso diveeeersas vezes), mas não é sempre assim! Aliás, o reconhecimento que vem do seu trabalho dentro da diretoria da sua Atlética é muito maior e muito mais importante do que as críticas que você pode ouvir pelo caminho. Um abraço de um atleta após uma medalha, um torcedor te parando no meio de uma arquibancada pra te agradecer pelo teu trabalho e teu empenho… CHEGO A ARREPIAR :,) Todo o trabalho que uma diretoria faz, por puro e simples amor, é digno de todo o reconhecimento do mundo, e receber isso dos seus acadêmicos, atletas e torcedores, é a MELHOR COISA!
Foto: AAD UEPG

Eu fiz parte de duas gestões dentro da AAD UEPG, a primeira como Diretora de Marketing e a segunda como Presidente. Tive a oportunidade de ouvir e aprender muita coisa, e também de (tentar) ensinar e repassar tudo aquilo que me foi confiado. Já ouvi e já disse isso para vários diretores da minha Atlética, e hoje repito pra vocês: estar dentro de uma diretoria de Atlética foi a melhor coisa que me aconteceu dentro da Universidade. Formei uma segunda família, vi desconhecidos se tornarem amigos, amigos se tornarem irmãos. Ganhei amigos para a vida inteira. Me apaixonei e dentro desse universo conheci meu namorado (oi amor). Vi vários atletas saindo chorando de dentro de quadra, vezes de tristeza, vezes de alegria. E digo novamente o que falei lá pra cima: a palavra que resume a minha experiência é GRATIDÃO. Eu cresci, mudei, me tornei o que sou hoje graças às pessoas que estiveram comigo em duas gestões de diretoria e graças a tudo que eu vivi como diretora e como presidente.

Espero que esse texto tenha servido (nem que seja só um pouquinho) de incentivo para você, que sempre ajuda a sua diretoria, que sempre está nos bastidores, na equipe de apoio, mas que por uma ou outra razão não integra de vez esse time. Ei, SÓ VAI!!! Prometo que vale a pena!

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Cargos de diretoria e suas funções!

Como lidar com diretoria que não soma!

Presidentes e Vices: funções e características

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here