Panelinhas dentro das atléticas: como tornar isso positivo?

Hoje vamos falar sobre as possíveis panelinhas dentro de uma atlética e como fazer isso se tornar algo positivo. Quando a gente escuta essa palavra, a rejeição se torna quase 50% certa em alguns casos. Então vamos lá.

Em uma modalidade: acho que para quem esta de fora, sempre existem equipes que dizem ter a famosa “panelinha”. Isso é o que mais dá o que falar e pode ter certeza que (sempre) é no futsal masculino e no futebol de campo. Já vivenciei varias situações dessa em que o associado, calouro e até o veterano diz que gostaria de jogar “porém, tem um pessoal metido que não da oportunidade”. Também já vi time de futebol de campo em que havia uma rotatividade de atletas, onde, nos jogos nunca passavam do primeiro jogo. Em um certo dia, o time se juntou e decidiu selecionar certos atletas para jogar, ocasionando o entrosamento e consolidando a equipe. Resultado disso tudo são os bi-campeão do Engenhariadas Paranense e campeão do Joia Oeste.

Engenharíadas Paranaense 2018 – Flashbang

Diretoria: outro local dentro de uma atlética que a galera vê uma panelinha é na da diretoria. Algumas AA’s tem o sistema de eleição em que o presidente indica o próximo presidente, deixando para o novo responsável a escolha de vice-presidente e demais cargos que compõe a equipe, segundo o estatuto. Outras atléticas têm o sistema de “chapa”, em que um grupo decide montar uma equipe para concorrer a eleição com outra(s) chapa(s). Independente do sistema de eleição, sempre vai haver aquele pessoal que diz: “essa diretoria ai é uma panela. É tudo do jeito deles. Na minha opinião tem que tirar esse pessoal dai”.

São várias situações e críticas. Mas como tornar essa panelinha algo positivo para atletas, associados e até aquele que tem um pouco de simpatia pela sua atlética?

Engenharíadas Paranaense 2018 – Flashbang

Sempre gostei de dizer que a atlética é meio parecido com política, você precisa ter aquele jogo de cintura, saber fazer politicagem, mas o principal mesmo é que a diretoria tenha um planejamento de início de ano, com metas para cumprir. Muitas vezes a amizade ajuda, uma diretoria unida e entrosada, além de saber separar as horas de assunto sério e brincadeira é fundamental. Dar a atenção necessária para as modalidades e atletas, tendo contato direto, frequentando os treinos, etc. São eles que trazem o troféu para casa, isso não é só função do diretor de esportes, mas sim de toda a diretoria pois isso faz o atleta sentir que a atlética esta se preocupado com ele, o estão incentivando.

O associado. Eles são a peça fundamental para o apoio fora de quadra dos nossos atletas, fazer ele sentir que você é diretor, mas também é um associado, vai mudar a visão da panela dentro da diretoria. é algo positivo para a atlética e que gera bons resultados.

É isso ai galera, nem sempre as “panelinhas” dentro da atlética são coisas negativas, às vezes acaba sendo o ponta-pé inicial para ela alavancar dentro de uma equipe, atletas, associados e em jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.