O sucesso da sua atlética está no (a)…

Competência
Capacidade técnica
Status
Aparência
Paixão

As atividades de uma associação atlética acadêmica vão ter sucesso ou não, em escalas maiores e menores a depender das qualidades de trabalho dos dirigentes. Isso envolve o nível de proatividade, eficiência, criatividade, capacidades técnicas e de comportamento dos envolvidos e outras tantas.

Isso é muito importante de se ter em mente, pois como as atléticas são associações estudantis em que os colaboradores são voluntários e passageiros, precisa haver uma constante troca de pessoal (o que é saudável) – devido ao momento do curso e pretensões pessoais de cada membro, como estágios, projetos científicos, extensão, formatura e etc.

Assim, cabe a nós refletirmos um pouco do que é preciso e o que se deve evitar em relação às pessoas que vão compor a diretoria da sua atlética. Mas, NÃO, ESSE NÃO É UM TEXTO PARA FALAR SOBRE QUE PERFIL É MAIS ADEQUADO OU COMO FAZER OU SELECIONAR PESSOAS EM UM PROCESSO SELETIVO.

Uai, mas pera aí! Por que então devemos refletir sobre as pessoas que vão compor a diretoria da atlética????

Foto: Jogos Jurídicos Mineiros 2016

Simples: porque o que vai fazer a diferença, no final das contas, é o sentimento. É com isso que sugiro que vocês devem se preocupar em manter e cultivar no âmbito interno de suas diretorias. Só assim, esse sentimento vai refletir nos demais alunos do curso e universalizar em todos os representados.

Veja bem, quantas e quantas vezes vocês, dirigentes antigos, experientes, já se entusiasmaram com calouros ou novatos na diretoria que arrasaram no processo seletivo, demonstraram ter diversas experiências no currículo e muita competência e no decorrer das atividades da gestão, a pessoa nem de longe correspondia a essa expectativa?!

O contrário também é verdade, vocês com certeza conhecem pessoas que estão dentro da diretoria e que não sabem fazer nada acima da média, mas pela paixão e vontade de fazer com que as coisas deem certo, com o desejo de que a atlética cresça e realize seus projetos, essa pessoa se destaca e contribui para o sucesso de todos.

                  Cara, se tem uma coisa muito presente nesse meio das Atlética, são pessoas que entram e figuram nas atléticas mais para aproveitar os bônus do que arcar com os ônus – diversas pessoas ocupam uma vaga na diretoria somente por status e benefícios.  

Foto: Jogos Jurídicos Mineiros 2016

Mas, cuidado! A pessoa se preocupar com o status e cultivá-lo, não quer dizer que é um problema, afinal, uma atlética que se destaca, faz com que seus membros se destaquem. O problema é se preocupar SÓ com isso! A visibilidade e o status devem ser consequências extras e é justamente por algumas pessoas terem o status como a finalidade principal, que elas acabam não contribuindo para positivamente da associação.

Não cabe nesse texto, nos prolongarmos em relação a curva de nível do desempenho de um grupo de trabalho. Como vocês sabem, tanto se houver pessoas demais ou a menos do que o necessário para realizar as atividades de gestão, a atlética vai ficar prejudicada e, se um ou alguns desses membros não cumprem suas funções, eles mais atrapalham do que ajudam. Fato científico!

Pó, além disso, basta ver que todas as gestões de atléticas que realizam grandes feitos, – como vencer campeonatos, superar o próprio patamar que a Atlética se encontrava antes, universalizar a representação da associação no(s) curso(s)estavam recheadas de pessoas apaixonados por aquilo!

Foto: Atlética do Direito – AAAD UFV

Então, como bem ouvi de um brilhante dirigente de atlética, em um breve discurso de menos de 5 minutos que, claramente não me lembro na íntegra, mas em conteúdo, ele transmitiu: Não importa se a pessoa foi bem, regular ou excelente no processo seletivo, as que devemos colocar dentro da Atlética são as que demonstraram sentimento! É a pessoa que postou no Facebook uma merda de uma foto falando que amava a atlética, é a pessoa que vai nas festas, que se entusiasma com os produtos, que torce na arquibancada e está sempre presente para vestir as nossas cores!

Você tá ligado que essa ideia, guardada as devidas diferenças – da relação voluntária do dirigente com a atlética com um emprego remunerado em uma empresa – essa é a tendência do RH das grandes empresas multinacionais.

Os processos seletivos das maiores empresas, hoje, preferenciam pessoas que são otimistas, proativas e que demonstraram ter almejado, durante a vida, trabalhar naquele lugar e compor aquela equipe, seja lá quais forem os motivos internos dela. Essas pessoas, que possuem esse sentimento, com toda certeza vão exercer as atividades com alegria, com tesão, com vontade e, não, por mera obrigação, ou para se manterem naquela posição que estão. Por isso, as pessoas otimistas, proativas e com sentimento de contribuir pela causa, são preferidas às com competência técnica, melhor currículo e desenvoltura.

Claro, se uma pessoas possui o sentimento e é muito qualificada, perfeito! Mas, o que não pode faltar, na minha modesta opinião, para o sucesso da sua atlética é: GENTE APAIXONADA POR ELA.

Quem saber mais sobre o tema? Bora lá:

Atléticas e Instituições de Ensino: construindo uma relação de sucesso!

Trabalho e Paixão: o sentimento pelas Atléticas

Nunca será apenas uma atlética!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.