Foto: Colação de Grau - Comunicação Social - Unicentro 2017

Fala meus consagrados, turubom? Hoje o papo é um relato de experiências, então bora lá!

Se você chegou no último ano de faculdade e a única pergunta que passa na sua cabeça é “E AGORA? O QUE EU VOU FAZER?” não se preocupe! É totalmente natural você se sentir perdido nessa fase da vida, afinal, você passou, 4, 5 anos na mesma rotina da faculdade e agora, tudo isso vai acabar!
Para muitos isso é um grande alívio, pois odeiam estar na faculdade, mas comigo foi diferente, eu amava estar na faculdade e saber que teria que sair de lá, me deixava em desespero, pois o mercado de trabalho é com toda certeza muito pior que o mundo acadêmico.

Mas eu sobrevivi e vou contar para vocês como:

Cursei Publicidade e Propaganda na Unicentro, em Guarapuava- PR durante 4 anos. Precisei me mudar de cidade para cursar a faculdade e enfrentar da noite pro dia a vida adulta, pois agora eu morava sozinha em uma cidade que eu mal conhecia, (apesar de ser uma cidade vizinha com a minha) e que eu não conhecia ninguém lá, porém, tive a sorte de conhecer pessoas incríveis que me fizeram amar estar aonde eu estava. Para muitos a faculdade é o pior pesadelo, mas para mim, não foi ruim, ruim mesmo estava sendo sair dela. (É sério kkkkk)

Não digo que não vivi momentos ruins durante meus 4 anos e que não tive inúmeras noites mal dormidas, que não passei madrugadas estudando e/ou fazendo trabalhos infinitos, porque isso aconteceu sim, mas, valeram a pena todos os esforços. E pra compensar tudo isso, eu tinha colegas incríveis (saudades pessoal), tinha a minha atlética (que eu amo de coração) na qual fui da diretoria 3 anos seguidos, tive meus namoradinhos e conheci muuuuuita gente que eu levo pro resto da minha vida!

Tá, mas e aí? Eu tava no meu último ano me sentindo perdida, pois, o que eu ia fazer agora? Será que ia voltar pra casa dos meus pais? Será que ia arranjar um emprego em Guarapuava? Ou em outra cidade? Quanto tempo demoraria até achar o meu primeiro emprego?
Essas e outras perguntas ecoavam na minha cabeça o tempo todo. E aposto que também passa na mente de muitos de vocês.

Bom, então deixa eu dar umas dicas:

1. O emprego sempre aparece.

Não adianta nada ficar chorando em casa dizendo que ninguém vai te contratar e que você não sabe nada. Afinal, você passou 4,5,6 anos na faculdade, algo você deve ter aprendido e com certeza você deve se dar bem em alguma área específica do seu curso. Então, bora montar seu currículo e sair por aí de porta em porta espalhando ele. Uma dica: empresas dão muito mais valor em currículos entregues pessoalmente, então mandar 1 milhão de e-mails não resolve, você tem que tirar a bunda do sofá e ir cara a cara.

Close Call GIF by VidCon - Find & Share on GIPHY

2.Você vai ouvir muitos “não”

Mas isso não é motivo para você desistir. O melhor a se fazer é usar o tempo livre para investir em você. “Como assim?” Se você não tem experiência nenhuma, como vai se defender em uma entrevista? Ou o que vai colocar no seu currículo? Por isso, é muito importante estagiar durante o período da faculdade, pois assim você já adquire conhecimentos, ganha experiências e as vezes indicações, muitas empresas efetivam seus estagiários após se formar, então fiquem ligados! Mas, caso você tenha deixado isso passar, você pode aproveitar agora, faça cursos de inglês, de informática (excel é muitíssimo valioso dentro das empresas) ou algo ligado ao que você gosta ou ao que você deseja seguir como profissão.

Sad Michael Jordan GIF - Find & Share on GIPHY

3. Achei um emprego, mas não era o que eu queria!

Quando você é recém-formado, você precisa abraçar todas as oportunidades que surgirem na sua frente, mesmo não sendo algo exatamente na sua área ou que você tenha total afinidade, vale a pena arriscar, pois aprendizado sempre é válido, sem contar que assim pelo menos você vai ganhando uma graninha até encontrar o “emprego dos seus sonhos” (ele pode demorar aparecer, mas uma hora vai). Por isso, não fique preocupado achando que está perdendo tempo, pois na realidade, você está ganhando experiências.

Unsure Should I Go GIF - Find & Share on GIPHY


Comigo foi assim, eu consegui um emprego em Guarapuava em uma agência de Publicidade, na área de Designer. Eu não era a melhor da sala na aula de criação, e designer não era meu forte, mas fiquei entusiasmada e comecei a trabalhar. Porém, não deu muito certo, por motivos pessoais e acabei saindo de lá depois de alguns meses. Depois disso, fiquei um mês inteirinho desempregada e enviando currículos para todos os lugares e cidades, fiz várias entrevistas e ouvi muitos nãos, até que consegui um emprego em outra agência como Diretora de Arte.

Depois de um tempo, eles me proporcionaram um curso de Social Media e assim, mudei meu cargo dentro da empresa, o qual eu me identifiquei muito e gostava muito. Assim, eu ganhei experiências, as quais me fizeram estar onde eu estou agora. Depois de um ano formada, eu fui contratada pela Euphoria Eventos como Social Media. Então, peguei minhas malinhas e parti para Maringá.

Eu sempre curti muito a Euphoria e o trabalho que eles fazem, e estar aqui hoje é uma realidade que eu nem imaginava! Então, quando bater aquela ansiedade e você se perguntar o que vai fazer depois da faculdade, espero que agora você tenha mil planos e se prepare para a temida fase do mercado de trabalho, para chegar chegando!

Quer saber mais sobre o assunto? Bora lá!

5 coisas que você precisa fazer durante a vida universitária!

O que acontece em uma universidade?

7 motivos para você começar um estágio agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here