JOIA Guarapuava - 2017

Quem ouve a palavra “JOIA” e não abre um sorrisão é porque não sabe do que se trata essa sigla! Os Jogos Inter Atléticas, são com certeza, um dos momentos mais esperados na vida de nós atleticanos, amantes de jogos universitários e doidos por uma integração. E é exatamente isso que o JOIA promove!

Existem muuuuuitos JOIAs por aí, pois praticamente cada cidade ou então região tem um JOIA para chamar de seu. E não importa o endereço, joia é sempre igual (leia-se: muuuuuuito bom!)

Mas vamos lá, explicar afinal, qual é a do JOIA?

JOIA Guarapuava – 2018

O que é?

Ele é basicamente um evento de jogos universitários como qualquer outro, porém, a diferença é que além de ocorrer na sua cidade/região ele também agrega todas as atléticas, de todos os cursos que desejam participar. Então as competições ficam ainda mais loucas e acirradas, pois é a galera de direito, de engenharia, de comunicação, de educação física e etc, competindo uma com a outra. (E bota competição nisso eim, ninguém quer sair perdendo hahaha). Sem falar nos Desafios de Baterias e Campeonatos de Cheers, que em alguns acontecem.

Como funciona?

Geralmente ele ocorre no feriado de outubro ou novembro e dura de 3 à 4 dias. Alguns JOIAs são no mesmo final de semana e outros dividem em 2 finais de semana (Pra a galera surtar meeeexmo!). Tem JOIAs maiores que outros, então a quantidade de atléticas participantes e das modalidades variam muito. Nele todas as atléticas participantes, competem diversas modalidades coletivas e individuais no feminino e masculino. E no final do dia, é claro, tem as famosas festas OPEN BAR (tu goxta num goxta?). Além de que, em alguns JOIAs a integração já começa a tarde, com as festas nas arenas. (goxtamos muito!!)

JOIA Guarapuava – 2018

Quais os benefícios para as atléticas e para as cidades sedes?

O JOIA é um evento que agrega muito para as cidades sedes, tanto esportivamente quanto economicamente, pois são milhares de universitários que poderiam aproveitar o feriado e ir para a casa dos pais, ou viajar para outro lugar, mas que ficam na cidade em prol de suas atléticas e das competições, consumindo nos bares, restaurantes, lanches dos foods trucks, farmácias, entre outros estabelecimentos, fazendo com que o comércio local gire ainda mais nesses dias.

Sem falar na importância do JOIA para a criação de uma atlética, pois nem todos os cursos possuem um jogos de inverno para chamar de seu e poder competir, então o JOIA acaba sendo o único momento deles mostrarem todo a sua garra!

Na cidade onde eu morava (Guarapuava – PR) e na qual eu participo do JOIA pela minha atlética (A.S.S) o JOIA foi fundado e teve sua primeira edição em 2016 e haviam poucas atléticas na cidade, após sua 1ª edição, vários cursos criaram atléticas para no ano seguinte competir nos jogos. Assim, a cada ano ia surgindo mais e mais atléticas interessadas em participar e o JOIA-GP ia crescendo cada vez mais, o que é muito bom, pois as rivalidades aumentam e a integração também, rs.

JOIA Guarapuava – 2016

Resumindo, o JOIA é um evento esportivo para as atléticas participarem e integrarem, fazerem seus networking, conhecerem novas pessoas e com toda certeza, para a Liga criar coisas novas que fortaleçam os jogos dentro da cidade e incentive a galera na prática do esporte.

Por hoje é isso pessoal, ansiosos para o JOIA agora? Espero que sim, pois eu estou muito!

Até o próximo texto sz

Quer saber mais sobre o assunto? Borá lá

Como um JOIA pode influenciar na criação de novas atléticas?

5 razões para participar dos jogos universitários!

O que esperar dos Jogos Universitários em 2019?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here