Maringá: uma terra de atléticas campeãs!

Salve galera do Integraê, já está rolando aquela saudade dos jogos? Aquele sentimento de vazio? Pois é, não está fácil não! Mas para não deixar o sentimento de rivalidade e integração acabar, hoje eu vim apresentar para vocês a cultura das atléticas da cidade mais linda desse Paraná: Maringá.

Maringá é uma cidade com pouco mais de 400 mil habitantes, localizada no norte do Paraná. Mas, e daí? Bem, o que você pode não saber é que é aqui é um dos maiores polos universitários do estado e onde tem facul, tem atlética, jogos e muita integração (amém)! Cidade dona da Universidade Estadual de Maringá, Unicesumar, Uningá, Feitep, PUC e muitos outros centros onde nascem novas associações todos os dias: aqui o clima de jogos reina o ano todo. Só na UEM são mais de 10 atléticas, representando os mais variados cursos.

O mais legal dessa cidade é que toda essa galera jovem reunida permite que rolem várias competições anuais pela cidade, como o JOIA Maringá, o novato JUS e também que grandes eventos sejam sediados aqui de vez em quando, como o Intermed Paraná, o Engenharíadas Paranaense (<3), o Jogos Jurídicos Paranaense e agora o Jogos Universitários Brasileiros, responsáveis por trazer ainda mais competitividade para a cidade canção.

Jogos Interatléticas de Maringá – JOIA Maringá

O JOIA nasceu lá em 2008, do sonho de uma galera que queria ver a cultura das atléticas forte em nossa cidade. Hoje, ele conta com nada menos que 20 atléticas, de cinco faculdades diferentes, divididas em duas divisões, com direito a três fins de semana de jogos, festa oficial, jogos de boteco, desafio de baterias e desafio cheerleaders (ufa!).

Sua organização fica por conta da Liga das Atléticas de Maringá – LDA e o topo pódio é historicamente dividido entre a Epidemia UEM e a Educa UEM, ambas pentacampeãs da competição. O terceiro lugar sempre gera surpresas na premiação, tendo o Direito UEM como a atlética responsável por ocupar mais vezes a posição. E aí, quem será que leva o título esse ano?

Cervejadas

É claro que em uma cidade universitária não poderia faltar cervejada! Como a maioria das faculdades têm aulas anuais, as recepções dos calouros são festas confirmadas todo primeiro semestre na cidade, com direito a muitos anos de história e muito sold out antecipado. As maiores pertencem à Galo Terror (Direito UEM), que vai para sua décima quinta Galourada no próximo ano, à Epidemia UEM, dona de 10 Mosquitadas e à X de Junho que também é dona do arraiá mais famoso da cidade. Aliás, se tem uma coisa que maringaense sabe fazer bem é arráia! Tem para todos os gostos: de arquitetura, comunicação e multimeios, economia, biológicas, engenharia civil, direito e muitos mais.

Agora, não se engane pensando que só as festas tradicionais são boas, viu? Tem muita atlética arrasando no rolê com festas menores, pensadas especialmente para seus associados e agregados ou então com integrações sensacionais, como a TriMed, que reuniu as três atléticas de medicina de Maringá nos últimos dois anos.

Cheerleaders e Baterias

Você sabia que foi em Maringá que nasceu a primeira equipe de cheerleaders do Paraná? Pois é minha gente, foi aqui que floresceu esse esporte lindo que cresce a cada ano em nosso estado com os desafios dos jogos e também com competições externas de nível nacional.

Também é aqui a casa de baterias campeãs que dão tudo de si no batuque todos os anos, seja em desafios ou em shows dos blocos que marcam presença em qualquer rolê universitário. A competição mais esperada por essa galera é o desafio do JOIA Maringá, mas isso não significa que eles não se arrisquem fora daqui, como no InterBatuc e no Economíadas Caipira.

Times de modalidades coletivas e individuais

Você quer troféu? Então toma essa porrada de atlética campeã que tem nessa cidade! As associações maringaenses se esforçam no quesito esportivo. São tantos títulos conquistados em casa ou fora dela, em modalidades como o handebol, basquete, futebol, atletismo, tênis e até nos e-Sports que nem dá para contar!

Não existe atlética pequena quando se fala em potencial e vontade de ser campeão: todos os anos é possível ver uma evolução e uma luta cheia de garra de times em busca de nada menos que o topo do pódio seja onde for e isso faz de Maringá ainda maior na rivalidade e na cultura universitária.

Ficou animado? Então fica esperto que esse ano ainda tem JOIA e está todo mundo convidado para vir torcer com a gente. Maringá é pura integração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.