Foto: JOIA Sudoeste 2018

Passada a ressaca e o cansaço gerado, hoje é dia de falar sobre o que rolou no último final de semana no JOIA Sudoeste. Em sua terceira edição, esta é a primeira vez que os jogos aconteceram em uma nova cidade-sede. Desta vez, Pato Branco foi escolhida como anfitriã para sediar os maiores jogos universitários do sudoeste do Paraná.

Foram 4 dias de muito esporte e muita emoção que começaram ainda na quinta, 01/11, pela noite e seguiram até o domingo, 04/11, à tarde. E pra quem acha que já viu de tudo nesses eventos (como eu achava), esta edição rolou até torcida silenciosa em virtude da realização do ENEM ao lado de uma das praças esportivas. Foram 16 modalidades tanto femininas quanto masculinas e esportes coletivos e individuais. Pudemos observar um crescimento significativo no nível dos jogos, mostrando que atléticas como as do IFPR – Palmas/PR, Unisep – Francisco Beltrão e Dois Vizinhos/PR estão tão dispostos a lutar pelo titulo quanto as já tradicionais associações da região.

Foto: JOIA Sudoeste 2018

Além da parte competitiva, da esportividade e do amor pela camisa, também rolaram as clássicas festas. Este ano tivemos, além da festa do abadá, o bailinho do JOIA que fez todo mundo dançar até o chão com o pessoal do projeto Funk-se. É claro que a torcida aproveitou não só as festas, mas também os ginásios para torcer a base de muito gummy e cerveja. Rolou muita integração, muita troca de tatuagem e muita história pra contar pelo resto da vida nesse JOIA. O que também rolou foi o tradicional “Integração, tirando Pato todo mundo é irmão”.

Embora as atléticas tenham se unido para derrubar o campeão, não teve jeito: a Atlética de Engenharia da UTFPR Pato Branco se recuperou de um primeiro semestre ruim e se consagrou tricampeã dos jogos. Nas palavras do presida Bruno Matevi, “A sensação de ser tri-campeão de um jogos do tamanho do JOIA Sudoeste é indescritível, ainda mais depois dos momentos que passamos no Engenhariadas Paranaense desde ano, que foi muito difícil para nós, estamos com o sentimento de ter dado a volta por cima, estamos extremamente orgulhosos dos nossos atletas, torcida, bateria e cheersleaders”.

E assim ficou a classificação geral da tabela, sendo liderada pela terceira vez pela AAAE UTFPR Pato Branco, tendo como vice a AAAE X de Maio – UTFPR Francisco Beltrão, e em terceiro lugar e pela primeira vez no pódio, a AAA IFPR Palmas.

Reprodução: JOIA Sudoeste

O JOIA já deixou saudade e estamos ansiosos pela próxima edição! Teremos cidade-sede nova? Novas atléticas vão entrar? Teremos um novo campeão? Isso tudo é assunto pro próximo ano. Agorao que nos resta é olhar para as fotos e curtir as lembranças desses jogos que foram do C#$@%¨% balacubaco.

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Confira os jogos universitários do segundo semestre!

9 coisas que aprendi com os Jogos Universitários

Preparação e prevenção de lesões para Jogos Universitários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here