Foto: CAV - 2019

Como “Rei Leão” pode ajudar a não deixar minha atlética acabar?

Você já assistiu Rei Leão? Provavelmente sim! Mesmo que seja a versão em desenho de 1994 (é até melhor que seja esta) Se não assistiu, pare de ler e vá assistir! Seu inculto! Em que planeta você vive? Ignorância (minha) a parte, eu preciso que você consiga entender as referências e capte cem por cento da mensagem! Afinal de contas, na humilde opinião deste que vos escreve, o futuro das Atléticas do nosso coração, depende diretamente da sua compreensão do que eu tenho pra dizer! Falo sério! Só leia os parágrafos que seguem se você deseja que sua Atlética tenha longos anos de vida.

Disney Dark GIF - Find & Share on GIPHY


Sem o medo de dar qualquer tipo de spoiler, sigo! Afinal de contas, 25 anos é tempo suficiente para ver e rever um filme. Vamos ao que interessa, recapitulando: nas Terras do Reino do Rei Mufasa, um leão que comanda os animais, e da Rainha Sarabi, nasce Simba, herdeiro do Reino. O nascimento do primogênito do Rei Mufasa cria inveja e ressentimento em seu irmão mais novo, Scar, que herdaria o trono se não fosse o nascimento de Simba. Com o passar do tempo Simba cresce e ainda filhote é levado por Mufasa para um passeio pelas Terras do Reino, onde Mufasa ensina seu filho as responsabilidades de um rei e o ciclo da vida. Naquele mesmo dia, por influência de Scar, Simba e sua melhor amiga Nala vão explorar um local proibido: O Cemitério de Elefantes, apesar dos conselhos de Zazu, o conselheiro do Rei. No cemitério, Simba e Nala são atacados pelas hienas Shenzi, Banzai e Ed, mas são salvos por Mufasa, que havia sido alertado por Zazu.

Beleza, e o que isso tem em relação a minha Atlética? Vou desenhar pra vocês! As Terras do Reino são nossas Atléticas. O Rei Mufasa e a Rainha Sarabi são nossos fundadores e/ou gestões anteriores, que construíram e sustentaram o Reino. Nós, somos o lindinho Simba, herdaremos/herdamos o reino e precisamos assumir responsabilidades. Scar e as Hienas são os obstáculos, desvios e dificuldades que enfrentamos diariamente em nossas realidades. Começou a entender? Posso continuar? – Sim, capitão!

The Lion King Disney GIF - Find & Share on GIPHY

           
No dia seguinte ao “passeio” ao Cemitério de Elefantes realizado por Simba (nóis), contra as ordens de Mufasa (os raiz), Scar leva Simba para um desfiladeiro e pede para que aguarde, enquanto busca Mufasa. Seguindo ordens de Scar, as hienas agitam os gnus (é tipo um boi brabo) no desfiladeiro. Mufasa vai ao resgate de Simba, mas ao tentar subir as paredes do desfiladeiro, Scar joga-o de volta para a debandada, matando-o. Simba encontra o corpo de seu pai e Scar o convence de que a responsabilidade pela morte do seu pai é sua e sugere que Simba saia do reino. Quando Simba parte, Scar manda que as hienas o matem, mas Simba consegue escapar. Scar se autoproclama Rei e permite que as hienas vivam nas Terras do Reino.  

Contextualizando, não ouvir a voz da experiência dentro da A.A. pode nos colocar em situação de risco. É comum no meio de Atlética uma galerinha novata, que chega cheia de vontade, mas que as vezes mete os pés pelas mãos, e que acha que sabe tudo, e os que passaram não sabem de nada e fizeram tudo errado. Quando dão de cara com os problemas se assustam e ou saem da Atlética, desistem. Ou levam o serviço de forma descompromissada. Não quero dizer que experiência é sinônimo de ser a prova de erros, mas no mínimo os que chegam podem aprender com os erros que foram cometidos anteriormente. Aqui vai, pra não perder o costume, um clichê: é melhor ouvir cuidado, do que ouvir coitado!

The Lion King Film GIF - Find & Share on GIPHY

          
 Após vagar sem rumo por um tempo, Simba cai exausto no deserto. Timão e Pumba encontram Simba e cuidam dele. Simba cresce com eles na selva, levando uma vida despreocupada sob o lema “Hakuna Matata” (sem preocupações). Simba se torna um jovem adulto e resgata Timão e Pumba de uma leoa faminta, Nala. Ela e Simba se reconciliam e se apaixonam. Nala trabalha para convencer Simba a retornar para casa, dizendo-lhe que as Terras do Reino tornaram-se um terreno baldio sem comida e água. Simba sente culpa pela morte de seu pai, se recusa e fica zangado com Nala. Voltando para a selva Simba encontra Rafiki, amigo e conselheiro de Mufasa. Rafiki traz a Simba a memória de Mufasa. Simba tem uma visão de Mufasa, que o diz para tomar o seu lugar de direito como o rei das Terras do Reino. Simba cai em si, percebe que não pode fugir de sua responsabilidade e vai para casa. Nala, Timão e Pumba acompanham seguem ao lado de Simba.

Romper com o passado da Atlética é correr o risco de “vagar sem rumo”, fazer uma péssima gestão, perder em tamanho e competitividade e cair no famoso (que eu particularmente odeio): viemos para beber, se ganhamos foi sem querer! Olha, a vida na Atlética não pode ser um Hakuna Matata!Apesar de serem fiéis amigos, Timão e Pumba, são membros do Reino e vivem sem responsabilidades pois já não tem mais um Rei que os guie! E é assim também na Atlética, os que assumem o compromisso nas Diretorias não podem “levar a vida sem responsabilidades”, é necessário para a sobrevivência e prosperidade da Atlética assumir responsabilidades e muito mais, inspirar responsabilidade! Não entendeu? Quando Simba decide assumir sua responsabilidade de Rei, ele leva consigo Nala, Timão e Pumba, ou seja, os fiéis amigos de festança podem também dividir a carga, se responsabilizar. Simba conta com a ajuda destes amigos para se reestabelecer.

De volta as Terras do Reino, Simba confronta seu tio Scar, que provoca lembrando sobre a “culpa” na morte de Mufasa. Quando Scar empurra Simba para a borda da Pedra do Rei, ele assume a culpa pela morte de Mufasa. Simba decide contra-atacar, e forçar Scar a revelar a verdade para os outros leões. Timão, Pumba, Rafiki, Zazu e as leoas enfrentam as hienas. Scar é encurralado por Simba no topo da Pedra do Rei. Scar culpa as hienas ao ser encurralado por Simba, que não acredita mais em Scar, mas poupa sua vida e o bane das Terras do Reino. Scar passa cabisbaixo por ele, mas, em seguida, ataca Simba. A batalha é intensa e Simba acaba por lançar Scar, que cai da Pedra do Rei. Ele sobrevive, mas é atacado e morto pelas hienas, que ouviram a sua conversa com Simba.

The Lion King Disney GIF - Find & Share on GIPHY

           
Ao assumir as responsabilidades de nossas gestões, uma certeza podemos carregar: não vai ser fácil! Mais ainda se ao longo do tempo de gestão deixamos acumular muitos pepinos. O importante é ter coragem e começar! Como já disse, a responsabilidade que você acaba de assumir será inspiradora e com o passar do tempo, seus diretores, amigos de Atlética, Atletas, fatalmente seguirão seu exemplo. O fardo se tornará mais leve e as Terras do Reino, leia-se Atlética, voltará a prosperidade.

Após a morte de Scar (problemas) e a partida das hienas (problemas), Simba (nós) sobe para o topo da Pedra do Rei e assume o Reino (responsabilidades). Com o passar do tempo, as Terras do Reino (Atléticas) são restauradas à sua antiga glória (a atlética volta aos trilhos), e Simba se orgulha de seu reino com Nala, Timão e Pumba ao seu lado (Amigos, diretores e outros que participaram do processo). Rafiki (leia-se Rafiki e Zazu, conselheiros que viveram as gestões anteriores), então, apresenta o filhote recém-nascido (novos membros, é amigo, sua gestão está chegando ao fim) de Simba e Nala para os habitantes das Terras do Reino e o ciclo da Atlética recomeça, você só muda de papel.

That’s all folks!!! A essa altura já estou confundindo os desenhos. Se você leu até aqui e está prestes a ingressar na Atlética, tem em suas mãos as armas para bombar a sua gestão! Caso seja você, um veterano em Atlética, e sua gestão estava um fracasso, agora tem as ferramentas para mudar os rumos e além disso, formar uma nova geração responsável e comprometida! Olha, não sei aí, mas aqui está cada vez mais raro essa “espécie” responsável e a sobrevivência das nossas amadas Atléticas dependem disso, portanto SPREAD THE WORD!!! ESPALHEM A PALAVRA JOVENS. E responsabilizem-se, CORAGEM! Assumam seus lugares na Atlética e na vida. A vida não foi um eternoHakuna Matata” nem para Timão e Pumba, e também não será pra você fofuxo!

Quer saber mais sobre o assunto? Bora lá!

Como a Atlética pode ajudar na sua formação acadêmica

Como manter uma boa relação entre as vertentes da Atlética?

Como manter a boa imagem de uma Associação Atlética Acadêmica?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here