Movidas pelo amor e a prática do esporte, não é segredo pra gente que as associações atléticas vão muito além de uma bola na quadra, não é mesmo?

Movimentações financeiras, contatos, planejamentos e estratégia fazem parte do dia a dia de qualquer atlética, seja ela grande ou pequena. E com isso nos deparamos com uma das poucas oportunidades de experiência concreta de gestão que temos dentro da universidade, e olha que infinitas representações de associações nem se quer tem na grade curricular alguma disciplina que ensine ou integre os universitários sobre gestão de pessoas/empresas. Tá, mas e aí? Sem experiência e sem muito conhecimento como é que se constrói uma gestão interna de sucesso? Bom, bora pro papo de hoje.

O conceito de gestão de pessoas é associado a “habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações” – e basicamente é tudo isso que uma atlética faz o tempo todo. Partindo do estudo da administração clássica e básica (o arroz com feijão que dá certo), nós temos quatro princípios fundamentais da administração: planejamento, preparação dos trabalhadores (aqui vamos usar diretores ok?), controle e execução. E implementa-los dentro de uma atlética é muito mais fácil do que querer entender todos esses termos, porém, mais importante que isso é quem está à frente de todo esse processo, ou seja, o líder.

Peça fundamental para uma gestão de sucesso, a presidência tem como papel principal gerir o grupo independente de como ele está subdividido ou em quantos membros a diretoria é formada, é importante salientar que para ser um bom presidente você não tem que simplesmente só mandar, e sim ser sempre a peça que interliga e coordena todas as atividades dentro da diretoria, uma boa liderança parte da humildade de saber dizer “o que vocês acham?”. E então, posicionando o presida é só dar continuidade nos quatro passos da administração.

  • PLANEJAMENTO

Para que qualquer atividade externa ou interna junto dos membros da diretoria tenha bons resultados, é necessário um planejamento de cada projeto a ser realizado, e também que determine-se e delimite-se exatamente qual a função/atividade a ser exercida. Por exemplo, as atividades como pagamentos e recebimentos de parcelas são funções básicas da tesouraria, para que elas aconteçam de forma organizada e tenha bons resultados, delimita-se a somente a tesouraria manusear e cuidar disso. Isso não exclui a possibilidade de ajuda dos outros membros, mas é importante que o papel principal de cada um nunca se perca.

  • PREPARAÇÃO DOS DIRETORES

Basicamente existem duas formas de ingresso nas atléticas: eleição e indicação. Ambas a dica primordial é que cada diretor deve ser escolhido de acordo com suas capacidades e aptidões para posteriormente serem preparados para realizar determinado trabalho e assim aperfeiçoar suas habilidades. Outra dica que minha atlética hoje implanta e auxilia nessa preparação de diretores é uma espécie de treinee pré-diretoria. Não necessariamente são pessoas que irão ingressar na AA, mas que estão sendo testadas para determinados.

  • CONTROLE

Lembra quando falei sobre liderança? Essa é especial para os presidas e vices! Controle, monitoramento. A palavra “presidente” é convidativa para que você seja presente, dirija a sua equipe, saiba do que ela precisa, perceba qual a melhor forma da qual ela trabalha, uma das funções da presidência é potencializar o trabalho da equipe e assegurar que tudo vai correr conforme o planejado.

  • EXECUÇÃO

Lá no planejamento eu comentei sobre estar sempre atento em manter as atividades dentro de cada cargo específico. Esta é uma boa dica para que as “execuções” se deem da melhor forma afinal cada um no seu quadrado mantém a organização. Porém, é no conjunto da soma que os resultados aparecem, então qualquer realização mesmo que subdividida entre a diretoria deve acontecer de forma com que todos estejam a par do que está acontecendo, assim você potencializa o trabalho de todo mundo, onde que mesmo separando as funções de cada ficam interligados através da informação.

Jo, então se eu fizer tudo isso minha gestão ta nota dez, sucesso e tudo são flores? É, então… não necessariamente! A gente sabe bem que nem tudo são flores, e que muitas vezes a receita do vizinho não cresce no nosso forno, mas a administração de uma atlética é baseada (como vocês puderam perceber) em conceitos de administração de empresas o que nos torna tão importantes e reais quanto, e estas estão em constante crescimento, reciclagem e mudança. Com a gente não é diferente.

Lapidar é o segredo. Molde sua diretoria da melhor maneira sempre prezando a organização e o planejamento que isso sim eu GARANTO que é sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here