Foto: Engenharíadas Paranaense

Fala galerinhaaa! O texto de hoje é um pouco mais centrado, mas ainda numa pegada suave.

Muitos atletas, torcedores e até mesmo diretorias de atléticas em algum momento se pegaram perguntando qual a função de uma comissão de jogos. E é exatamente sobre isso que irei compartilhar com vocês aqui hoje para não restar mais dúvidas.

Sabemos que a comissão de jogos é necessária para a criação e execução dos eventos esportivos e que suas funções estão dentro do estatuto que se refere ao evento/jogos. É no estatuto que deve constar a função que cada membro de uma comissão deve ter, além de quais cargos que são. No entanto, o número de cargos e funções destinados a uma comissão varia de acordo com as necessidades do evento.

 Mas calma lá, vamos por partes. O que é uma Comissão Organizadora dos Jogos – conhecidas como C.O.? Nada mais é do que um grupo de pessoas responsáveis por planejar, organizar e fazer acontecer um determinado evento de jogos. Eles são elegidos por sua Liga para estarem a frente do evento. Eles que terão a total responsabilidade de correr atrás de todas as demandas que o evento esportivo requer. Para ter uma ideia, listei a baixo algumas das obrigações que a C.O. do Engenharíadas Sultem, de acordo com o seu estatuto:

  • Preparar os locais dos jogos e competições dando-lhes condições para a prática das várias modalidades esportivas;
  • Garantir a segurança regular aos locais de jogos e competições, oferecendo garantias aos dirigentes, a arbitragem, auxiliares, assim como às delegações participantes;
  • Resolver os problemas relativos à disputa dos jogos surgidos durante a organização e na semana de disputa dos mesmos;
  • Apreciar os recursos interpostos relativos as matérias extras jogos;
  • Comparecer no local da reunião, pelo menos um de seus integrantes, que poderá iniciar os trabalhos, com tolerância de 40 (quarenta) minutos, sob pena de multa de 1 salário mínimo por integrante da C.O., revertido para L.E.E.S.;
  • Intermediar a negociação dos alojamentos junto à Prefeitura da cidade-sede, fixando as exigências mínimas relativas aos seguranças, limpeza e garantia caução;
  • Alugar o equipamento de som utilizado pela Organização geral do evento.
Excited Will Smith GIF - Find & Share on GIPHY

É meus caros, deu para perceber que o negócio não é moleza, não é mesmo? Em base, uma comissão de jogos é formada por: Presidência, Vice-Presidência (não é em todas as ligas que tem), Secretaria, Tesouraria, Esportes e Alojamento. E agora vamos adentrar um pouco mais a fundo, que é a função de cada cargo listado acima.

PRESIDÊNCIA E VICE-PRESIDÊNCIA (está no caso da ausência do primeiro):

Representar a Liga (L.E.E.S.) em qualquer foro; dirigir as reuniões da L.E.E.S.; coordenar os trabalhos da C.O. e convocar a C.O. e a L.E.E.S. quando necessário; Proceder à abertura e o fechamento de todos os livros (atas e financeiros, por exemplo); ter o poder de voto de Minerva – que dá o direito de decidir uma votação que está empatada; exigir da tesouraria prestação de contas e estabelecer o cronograma de prazos para os cumprimentos de todas as obrigações relativas ao evento.

Barack Obama President GIF - Find & Share on GIPHY

Secretaria

Cabe a esta função cuidar do expediente da secretaria da C.O.; secretariar as reuniões da L.E.E.S. (atas das reuniões, por exemplo); expedir lista de presença para cada reunião; enviar a ata de reunião a cada atlética presente da Liga, como também cobrar assinatura dos representantes das instituições que estavam presentes.

Noted Jimmy Fallon GIF - Find & Share on GIPHY

TESOURARIA

É de responsabilidade da tesouraria presentar um balancete financeiro ao final da competição que deverá ser registrado pela secretaria; enviar os extratos bancários (semestrais ou bimestrais, vai de acordo com o estatuto de cada Liga) referente à movimentação financeira da L.E.E.S.; estar atento com os pagamentos feitos pelas Associações Atléticas à C.O., que normalmente são feitos por depósito bancário, cheque ou transferência eletrônica na conta de responsabilidade da tesouraria.

Donald Duck Money GIF - Find & Share on GIPHY

ESPORTES

Cabe à função de esportes disponibilizar cópia do livro regulamentado em todas as praças esportivas durante o evento; verificar e adequar as necessidades dos jogos às estruturas esportivas da cidade-sede juntamente com a Liga; sortear o chaveamento em reunião; montar a tabela de jogos buscando respeitar as restrições (quando tiver); receber restrições de uniformes e organizar os planos de jogos e prazo juntamente com as restrições esportivas; recolher as súmulas* ao final de cada dia de jogo; elaborar ao final de cada reunião arbitral a lista de atletas expulsos (quando ocorrer); distribuir nos locais de competição a lista de atletas expulsos no dia anterior; disponibilizar súmulas por praça esportiva; acompanhar e exigir cumprimento da organização esportiva por parte da empresa parceira – de acordo com contrato.

*Súmulas: A súmula é o documento do jogo. É nela que são anotados os dados e informações da partida. Como, por exemplo, o nome dos jogadores que fazem ponto em uma determinada partida ou aqueles que receberam cartões.

Pittsburgh Steelers GIF by NFL - Find & Share on GIPHY

ALOJAMENTOS

Por fim, este setor da C.O. cumpre a função de entrar em contato com o órgão responsável por cada alojamento, assim que a cidade-sede seja definida; fazer o levantamento de vagas disponíveis em cada alojamento; verificar se cada escola (normalmente é em escolas públicas ou universidades que as Atléticas ficam alojadas) tem a infraestrutura necessária para alojar as delegações. Durante os jogos, cuidar de toda a parte de infraestrutura necessária e reparos necessários aos alojamentos.

Tired Cat GIF by Garfield - Find & Share on GIPHY

Bom, é isso galera! Espero que vocês tenham gostado da matéria que tem como intuito ajuda-los a compreender um pouco mais sobre o papel dos C.O. das L.E.E.S. e poder imergir um pouco mais no universo dos jogos.

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Estatuto de Jogos, Comissão Organizadora e Liga: como criar?

Comissão Organizadora (C.O.) – Os bastidores dos Jogos

5 razões para participar dos jogos universitários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here