Foto: Colação de Grau - Medicina UEPG 2018

Fala meu povo! Hoje é dia de um assunto um pouquinho mais sério aqui no Portal, afinal de contas não é só de Jogos Universitários que vive um acadêmico, não é mesmo??

Além de todo o networking e as amizades que a Universidade pode trazer pra nossa vida, todo o aprendizado que ganhamos durante os anos como acadêmicos fazem uma diferença enorme para o nosso futuro. E esse aprendizado não precisa ser necessariamente adquirido dentro de uma sala de aula…

De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e divulgado em maio de 2018, o ritmo de crescimento da educação a distância no Brasil é maior do que o do ensino presencial. Segundo a ABMES, se continuar assim, o ensino a distância terá mais alunos que a modalidade presencial em 2023 (meu Deus, já tá aí!!).

E vocês?? Fazem faculdade presencial ou a distância? Já pensaram em trocar uma pela outra? Juntamos algumas características e prós e contras de cada uma no texto de hoje, vem conferir!

FACULDADE PRESENCIAL

  • AAHHHH, A GALERA!! Não temos como negar: uma das partes mais legais de TODA faculdade é encontrar os amigos da sala, a galera da atlética, da bateria, se juntar no intervalo, trocar caderno e anotações, se matar de estudar (ou não) juntos para um prova… Isso é bom demais!
  • Você vai precisar de: COMPROMETIMENTO! Acordar cedo, lavar a cara e ir pra faculdade. Ou sair do trabalho/estágio, comer algo rapidão e se mandar pra sala de aula. Fazer tudo isso todos os dias (por vários anos) vira hábito, não é mesmo? E isso exige comprometimento do acadêmico, pois falta também reprova, viu?? Ter essa rotina, que sim, é cansativa, pode ser essencial para alguns. E as vezes estamos apenas de corpo presente em váriassss aulas, mas estamos lá!
  • DESENVOLVIMENTO PESSOAL! Durante a faculdade temos que participar de diversos eventos acadêmicos, como palestras, convenções, cursos, apresentações de trabalho, etc. E isso nos força a desenvolver muitas habilidades que as vezes nem dávamos bola, e a conhecer muitas pessoas diferentes da gente também! Aprender a conviver com as diferenças é essencial para quem vai enfrentar o mercado de trabalho logo logo, e isso é uma coisa que a vivência diária da faculdade tende a ensinar muito bem!
Season 1 Student GIF by NBC - Find & Share on GIPHY

FACULDADE A DISTÂNCIA

  • FLEXIBILIDADE = VIDA!! Fazendo um curso à distância, você escolhe os seus próprios horários, e isso é DEMAIS! Você não tem a obrigação de levantar cedo ou de ficar até tarde dentro de uma sala de aula: a hora que você puder E quiser, a aula vai estar te esperando!
  • O DIPLOMA TAMBÉM É RECONHECIDO!! Entendemos que algumas pessoas possam ter receio de fazer cursos pequenos e até mesmo uma graduação à distância, pois não é raro ouvir que um curso assim não é tão bom quanto um presencial. Mas isso não é verdade! Os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos à distância (por instituições sérias, é claro) possuem tanta validade quanto os presenciais. O diploma vem sim, bb!
  • QUEM FAZ A FACULDADE É VOCÊ! Ouvi isso taaaantas vezes durante a minha graduação, e é MUITO verdade! Não adianta ter uma super estrutura, as melhores salas de aula, os professores mais renomados, se VOCÊ não está nem aí para o seu curso e para a sua formação! Quem tem que estudar e se esforçar é você! Quem vai enfrentar o mercado de trabalho logo mais, é você! E isso é um ponto a mais para as EAD’s, pois ela dá muitas chances de você fazer o curso no seu ritmo, do seu jeito. Afinal de contas, se você não fizer, ninguém vai fazer por você!
Salon Line GIF - Find & Share on GIPHY


E por últimos, deixamos um item que pode ser considerado desvantagem em ambos: A ROTINA – a rotina regrada (na faculdade presencial) ou a falta de rotina (na EAD).

Acordar e fazer todo dia a mesma coisa pode encher o saco bem rápido, ainda mais quando você não está fazendo o seu curso dos sonhos. Isso pode levar várias pessoas a se frustrarem com toda a experiência “faculdade”, e a enxergar essa fase tão boa da vida como uma coisa ruim, chata e deprimente. Isso inclusive pode agravar casos reais e sérios de depressão, então temos sempre que tomar cuidado para que a rotina não nos faça perder o amor por aquilo que estamos fazendo!

Pelo outro lado, a falta de rotina também pode minar um objetivo e acabar ou atrasar o sonho do diploma. Como não temos a cobrança de estar todos os dias em uma sala de aula, entregando trabalhos e fazendo provas, a preguiça e o “depois eu faço” podem tomar conta rapidinho e fazer um estrago dos grandes! A versatilidade do estudo à distância pode ser uma grande ajuda, mas também pode fazer com que você se acomode, e não de um jeito bom.

UFAAA! Com algumas características e alguns prós e contras elencados, a gente conclui que cada modalidade de faculdade tem a sua particularidade, vocês não concordam? O seu perfil e o perfil do seu curso com certeza vão se adaptar melhor a um ou a outro, e nada impede que você tenha as duas experiências! Eu sou um exemplo, hehehehe. Sou formada em Direito pela UEPG e enfrentei cinco aninhos de rotina, de levantar cedo, pegar busão e sentar numa sala de aula. AMAVA! Inclusive, saudades corredores da UEPG <3 Mas hoje em dia faço uma pós graduação à distância, no conforto do meu quarto, assistindo as aulas quando eu quero!

College Fail GIF - Find & Share on GIPHY


É tudo questão de gosto, de adaptação e de APRENDIZADO!! Afinal, a melhor fase pra gente fazer tudo isso é AGORA!

Quer saber mais sobre o assunto? Bora lá!

Qual a diferença entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário?

Faculdade não pode ser estopim de depressão!

7 dicas para quem vai sair de casa para fazer faculdade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here