E aí, beleza?

Não sei se você já se deu conta de que a conquista do sucesso profissional se inicia bem antes do primeiro emprego. Provavelmente você nem imagina que o caminho que o levará ao alcance dos seus objetivos começa a ser traçado ainda na faculdade.

Papo profundo, né? Mas a gente não pode deixar esse assunto de lado. A carreira está diretamente ligada às atitudes que você toma durante a graduação, e planejar o futuro profissional nesse momento será um fator decisivo para o sucesso.

Quer saber o que você pode fazer ainda na faculdade para garantir o futuro? Continue ligado nesse texto e confira!

Faça contatos profissionais

Aquele amigo de festas e baladas pode ser ainda mais importante do que você pensa. Seus colegas serão futuros profissionais que o ajudarão a abrir portas para contratações em empresas renomadas ou darão aquele help para outras oportunidades de negócios.

Os professores também são importantes contatos, já que eles podem indicar os melhores processos seletivos de programas de trainee e estágio. Além disso, eles também são fontes de conhecimento que poderão agregar muito ao seu aprendizado e, consequentemente, à carreira. Então, chega de dormir nas aulas, ok?

Saber se relacionar positivamente é algo que você deve praticar não só nos churrascos da turma e festas das reps. Isso fará toda a diferença na formação das suas redes de contatos e refletirá positivamente no futuro profissional.

Aproveite as oportunidades oferecidas durante a faculdade

O período da graduação não deve ser dedicado exclusivamente aos estudos e à vida acadêmica. Você já pode entrar para o mercado de trabalho.

Há diversas opções que permitem ao estudante conciliar a vida acadêmica e a profissional — e ainda vai sobrar um tempo para participar dos jogos da Atlética e não perder aquela balada importante.

Estágio remunerado

O estágio é uma atividade muito importante para a formação acadêmica e profissional do aluno e conta muitos pontos na formação da carreira.

É no estágio que você terá contato direto com o dia a dia da profissão escolhida, adquirindo conhecimentos práticos que normalmente não são ensinados na sala de aula.

Os estagiários não recebem salário e não são regidos pelas leis da CLT, mas recebem bolsas, cujo valor varia conforme as horas trabalhadas. A carga horária pode variar entre 20 e 30 horas semanais.

Essa é uma boa para conseguir aquela graninha e ainda ganhar experiência de mercado, não é?

Estágio voluntário

Como o próprio nome diz, não há remuneração pelas horas trabalhadas no estágio voluntário. Porém, a carga horária é menor e os horários são mais flexíveis. Assim, vai sobrar tempo para participar ativamente da Atlética do seu curso.

A atividade conta muitos pontos positivos no currículo e é uma oportunidade de o estudante poder aplicar o conhecimento teórico adquirido na faculdade.

Trabalhos de pesquisa

Trabalhar com pesquisa dentro da faculdade é outra ótima oportunidade. Grandes instituições de ensino normalmente oferecem bolsas aos alunos interessados em trabalhar nos projetos desenvolvidos por professores.

Por ser um trabalho mais voltado para o âmbito acadêmico, essa é uma atividade indicada aos estudantes que almejam atuar na área científica ou dar aulas em faculdades.

Empresas juniores

As empresas juniores são formadas exclusivamente por alunos de graduação e não têm fins lucrativos. Participar de atividades oferecidas por elas é uma importante oportunidade de desenvolver habilidades que irão exigir uma boa capacidade de gestão. Ótima chance para já começar a exercitar o empreendedorismo.

Tenha presença digital

Referências e informações são buscadas a todo o momento na internet. Você pode sair na frente se criar um blog e publicar materiais que irão servir de referência para os usuários.

Manter seu perfil atualizado nas redes sociais também é importante porque muitas empresas utilizam esses meios para traçar o perfil do candidato. Agora você tem a desculpa perfeita para sempre atualizar seu Facebook. Gostou, né? Mas fica esperto com o que vai postar para não queimar o filme, hein?

E então, ficou inspirado para iniciar a preparação para a conquista do seu sucesso profissional ainda na faculdade? Já tem ideia de qual tipo de atividade você vai investir? Deixe um comentário aqui e conte pra gente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here