Foto: Atlética Engenharia UEM Umuarama

Tudo começou com um sonho. O sonho de fazer parte de algo maior. O sonho de fazer parte de uma familia, mesmo estando longe de casa. Foi com esses principios que a Associação Atlética Acadêmica das Engenharias UEM Umuarama (A.A.A.E.UEM.U), mais conhecida como Duemtios, foi fundada no dia 02 de Setembro de 2014.

A história

Esboço da primeia logo / Logo atual

No início eu não estava presente, mas contarei a história da Duemtios do mesmo jeito que a mim foi contada. Sempre com muito amor em todas as palavras ditas.

Antes de a nossa atlética existir, o campus de Umuarama era apenas uma faculdade comum. Não havia nenhum incentivo ao esporte e nem a competições entre as demais faculdades da cidade. A galera já estava cansada daquela situação e queriam fazer parte de algo maior, algo com o que se identificassem. Inspirados em atléticas mais antigas, como a Epidemia, alguns acadêmicos se juntaram e começaram a desenvolver ideias para a criação de uma Atlética, integrando os cursos de engenharia e agronomia. As dificuldades foram as mais variadas, desde o esquema burocrático das papeladas à escolha da mascote: “mas não é fácil escolher uma mascote??” NÃO! A mascote faz parte da identificação visual da Atlética e é responsável por gerar uma sensação de proximidade, carisma e espírito competidor. Por isso, deve ser pensada e definida com muito cuidado. Pensaram no rato, na formiga e no escorpião, mas por fim escolheram o duende para nos representar.

Salvo as dificuldades iniciais que toda Atlética principiante tem, nós já estávamos preparados para os Jogos Universitários.

Os jogos

JOIA Umuarama 2015

Foto: Atlética Engenharia UEM Umuarama

Desde a fundação, a DUEMTIOS sempre teve interesse em estar presente nos Jogos Universitários. Tanto que, no ano de 2015, fomos uma das fundadoras do JOIA Umuarama e participamos da organização dos jogos de buteco do Engenharíadas Paranaense (EP). Após o EP, foi criada a nossa querida e amada Bateria Cachimbada, que sempre nos acompanhou em todos os jogos, tocando incansavelmente e agitando a torcida a todo momento (TAKATIKATATUNDA). Nesse ano também conquistamos nosso primeiro título, no JOIA Umuarama.

Engenharíadas Paranaense 2016

Foto: Atlética Engenharia UEM Umuarama

Em 2016 tivemos nossa primeira participação no EP como atlética convidada, cobrindo as modalidades que não possuíam chaveamento perfeito. Mesmo sem jogar diversas modalidades, conquistamos o 5º lugar na classificação geral da segunda divisão, porém, na reunião de encerramento, infelizmente não conseguimos a efetivação nos jogos. No mesmo ano, fomos bicampeões do JOIA Umuarama.

JOIA Umuarama 2017

Em 2017, surgiu a oportunidade de participarmos do PRÉ-ENGENHARÍADAS PARANAENSE, onde disputaríamos com mais 3 atléticas duas vagas para o ingresso no EP. Com a UEM em férias na época, tivemos muita dificuldade em levar atletas e torcida para os jogos, o que acarretou em diversas derrotas e a perca de uma oportunidade única para a nossa Atlética. No mesmo momento, soubemos que erros como esse não poderiam ser cometidos novamente. Não nos deixamos abater, intensificamos os treinos e fomos tricampeões do JOIA Umuarama.

JOIA Umuarama 2018

Foto: Atlética Engenharia UEM Umuarama

Em 2018, fomos convidados a ingressar no EP por meio de apresentação. Aprovados para estágio probatório, conquistamos o 5º Lugar na classificação geral da segunda divisão e seguimos na luta pelo acesso a primeira divisão. Já a Bateria Cachimbada, participou do seu primeiro desafio de baterias, conquistando o 4º Lugar na classificação geral da segunda divisão e o Estandarte Tamborim de Ouro. No JOIA Umuarama nada mudou, tetracampeões.

Engenharíadas Paranaense 2019

Neste ano, sabíamos que uma oportunidade única se aproximava. Com o EP em casa, tudo seria mais fácil (ou não). Independente do desafio que se aproximava, treinamos para que fossemos os melhores. Trabalhamos diariamente, por meses, para que tudo saísse como planejado, e saiu. Foram 5 anos de foco, determinação e luta. Foram em 5 anos, em que fomos 4 vezes campeões do JOIA Umuarama e vice-campeões da Segunda Divisão do Engenharíadas Paranaense, tendo acesso a primeira divisão. Tem como não amar uma Atlética assim?!

Seja qual for o resultado final, todos nós que somos DUEMTIOS DE CORAÇÃO, sabemos que sempre teremos em Umuarama a nossa segunda casa. Sabemos também, que o amor por essa Atlética sempre será o mesmo, independente do tempo ou da distância (né Kodama?!).

Pra finalizar, a A.A.A.E.UEM.U gostaria de agradecer a você que sempre esteve presente e que sempre acreditou no sonho que todos tínhamos em comum. Aquele sonho citado no começo do texto, de fazer dessa Atlética uma família que se apoia e se ama acima de tudo. Juntos conseguiremos enfrentar quaisquer obstáculos, juntos sempre seremos DUEMTIOS.

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Jogos universitários arrecadam 21 toneladas de alimentos no Paraná!

UEM conquista o OCTACAMPEONATO no Engenharíadas Paranaense!

“A recompensa está na caminhada”: Bateria Carniceiros vence mais um desafio do Engenharíadas Paranaense!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here