Foto: Engenharíadas Parananense

É galera, a gente bem que tentou, mas não teve escapatória… O ano letivo já voltou pra algumas faculdades por aí, ou tá muuuito perto de voltar pra outras. A rotina vai voltar ao normal, aulas, horários e provas vão voltar a exigir bastante de todo mundo e (graças a Deus) as festas também já estão começando a reaparecer.

O bom é que o dia a dia do mundo universitário volta rapidinho pro seu relógio natural, porém a cabeça das diretorias das Atléticas (que já está funcionando há muito mais tempo que isso, convenhamos) precisa resolver algumas questões logo nesse começo de ano.

E se tem um setor que sofre dobrado (e digo isso baseado no meu ano como presidente, vendo isso acontecer), e que precisa funcionar direitinho ou nada mais vai pra frente: OS ESPORTES!! 

Foto: Jogos Jurídicos Paranaense

Sem esporte não tem Atlética, é ou não é??? E sem treino não tem esporte, não tem competição, não tem título, não tem motivação…uma coisa puxa a outra!Ou seja, os treinos de uma Associação Atlética precisam sair do papel em um cronograma muito bem organizado e em harmonia com os recursos que a Atlética possui (financeiros e humanos).

Mas aí, diretores de esportes Brasil a fora, cheguem mais…. COMO É DIFÍCIL FAZER ESSE POVO IR TREINAR, NÉ??!!! Sabendo disso, no texto de hoje vamos listar algumas das desculpas que o pessoal mais usa pra faltar aos treinos das modalidades… Vê se você identifica alguém aí!

1. (a mais famosa) PRECISO ESTUDAR!

Foto: Jogos Jurídicos Paranaense

“Poxa, minha semana de provas tá chegando”, ou “nossa amanhã tem a prova daquele professor maldito, não vai rolar hoje….” QUEM NUNCAAAA???? Me digam!

Sabemos que a faculdade exige muito do acadêmico e quando uma semana de provas aparece no caminho da Atlética, tendemos a sair perdendo, afinal, ainda queremos que a galera se forme!!

Infelizmente os diretores de esportes ficam praticamente de mãos atadas diante dessa situação, pois embora o atleta use isso como desculpa MESMO e não estude nadica de nada, não tem como obrigar ninguém a sair de casa.

Uma orientação a ser passada logo no começo do ano e dos treinos, e que pode funcionar especialmente com calouros, é pedir pra galera se programar, estudar antes, coisas do tipo! Ou quando a semana de provas da faculdade estiver chegando, convocar uma reunião com diretoria de esportes e coordenadores das modalidades pra tentarem marcar mais treinos na semana, para que os atletas possam comparecer em pelo menos um deles!

2. NÃO TENHO COMO IR/MEUS PAIS SAÍRAM COM O CARRO

Venho por meio deste tópico pedir desculpas públicas e pessoais para a minha diretora e coordenadora do handebol Mariana por todas as vezes que usei essa desculpa para faltar aos treinos (te amo linda).

Venhamos, essa também é muuuuito usada!! Normalmente os treinos das modalidades acabam acontecendo no período da noite e pra quem mora sozinho (e sem carro), ou pra quem mora longe (e/ou com os pais), realmente o transporte é um fator que dificulta a presença de alguns atletas nos treinos.

Uma solução para que isso não seja mais um problema é combinar com os atletas, treinadores e coordenadores, um esquema de caronas para os locais de treino, saindo de algum ponto que fique mais fácil para a maioria do pessoal.

3. TÔ DOENTE/ MENSTRUADA…

Foto: Jogos Jurídicos Paranaense

Alô atletas representantes do sexo feminino Brasilzão a fora, primeiramente prestamos aqui nossa homenagem a vocês, que honram a camisa que vestem não importa o que aconteça (ou o período do mês!!). Massss novamente chamo aqui os coordenadores de modalidades e diretores de esportes pra dividir suas experiências com a gente… 

O tanto de “ai hoje tô com dor de cabeça” ou “desceu pra mim hoje, tô com muita cólica” já foi ouvido justamente em dia de treino NÃO TÁ ESCRITO!!

Novamente a gente sugere a tentativa de fazer mais treinos por semana, principalmente perto de competições grandes ou se um desses “portadores de desculpas” é um atleta essencial para o time!

4. TEM REUNIÃO DA COMISSÃO/ REUNIÃO DA DIRETORIA

Vishhh, aqui eu venho pedir perdão de novo pelos os treinos que faltei usando essa desculpa!

Comissão de formatura e diretoria de Atlética já são coisas que exigem demais do acadêmico em si, agora pensa quando essa acadêmico ainda tem um diretor de esportes buzinando no ouvido por causa de treino!

Equilibrar a responsabilidade de comparecer em uma reunião de comissão/diretoria com a responsabilidade de estar lá pelo seu time não é fácil não! E muitas vezes, mesmo que o treino role depois do horário que a reunião já acabou, o atleta vai estar tão cansado mentalmente que o treino não seria tão aproveitado assim…

Uma sugestão para ocasiões como essa é tentar combinar (pelo menos com a diretoria da sua Atlética), que as reuniões sejam marcadas em horários compatíveis com os treinos. Até mesmo porque tem diretoria por aí que é formada 99% por atletas, certo?! E todo mundo quer um bom desempenho nestas duas áreas!

Foto: Engenharíadas Paranaense

UFA! Não é fácil, né??! A vontade de fazer a sua Atlética ir sempre pra frente esportivamente pode encontrar barreiras difíceis de superar e a frequência nos treinos das modalidade com certeza é uma das principais!

Muitas vezes o orçamento disponível não permite que vários treinos sejam marcados na mesma semana, mas a dica é se virar com o que tem disponível na sua cidade: quadras públicas em parques e praças são grandes quebra-galhos, viu??

Desculpas seeeempre vão existir, não adianta a gente se desdobrar em mil e implorar a presença do atleta em determinado treino… 

O essencial mesmo, é plantar e desenvolver um amor tão grande dentro de cada membro da sua Atlética, que não vai ter desculpa que impeça essa galera de treinar, defender sua camisa e fazer bonito dentro das quadras!

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

5 motivos para treinar com sua atlética

Formas de conseguir parcerias/lugares para treinar!

Como conciliar trabalho, faculdade e Atlética?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here