(Imagem: Amanda E. Soares – AAAEAF)

Olá povo aqui do Integraê!

Estamos neste momento vivenciando um dos períodos mais tenebrosos da história da humanidade, que é a pandemia do Covid-19, definida assim, pela OMS – Organização Mundial da Saúde. A doença ocasionada pela mutação originada na China, tem sido o foco mundialmente neste momento. Onde as atitudes em relação ao tempo são cruciais para evitar que se alastre ainda mais.

Cardi B GIF by Claire - Find & Share on GIPHY


A OMS emitiu o primeiro sobreaviso para a doença no dia 31 de dezembro de 2019, após as autoridades chinesas informaram sobre casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa de cerca de 11 milhões de pessoas. O surto incipiente atingiu pessoas que tiveram alguma interação a um mercado de frutos do mar em Wuhan, onde-se estabeleceu uma suspeita que a transmissão desta variação de coronavírus tivesse ocorrido entre humanos e animais marinhos.

Como bem sabemos, logo após as autoridades chinesas emitirem o alerta, a cidade foi isolada para o combate da doença. Mas infelizmente, visitantes ao país acabaram contraindo a doença e levando-as aos seus países de origem. Atualmente, cerca de quase 3 meses após a notificação da Organização Mundial da Saúde, temos mais de 40 países com casos confirmados em 4 continentes.

Pesquisadores estão fazendo mapa em tempo real do coronavírus pelo mundo. CONFIRA! 

No Brasil, já temos no momento mais de 400 casos contabilizados no último balanço oficial, publicado pelo Ministério da Saúde até o momento (19/03/2020). Já temos inúmeras cidades em quarentena, escolas, faculdades e universidades que já não estão tendo aulas presenciais por mais alguns dias. E é isso mesmo galera, o papo é sério.

Analisando isso tudo que vem ocorrendo, nós aqui do Integraê, decidimos dar uma conferida e compartilhar com vocês o que vem rolando por parte das Atléticas neste período de muita turbulência. E o bacana é que conseguimos ver ações diversas por partes destas instituições antes mesmo de entrarmos neste período mais tenebroso e durante este momento de quarentena. Dessa forma, deixamos algumas ideias de como sua atlética pode estar contribuindo com este atual momento.

Apoio para com a Comunidade Acadêmica

A Atléticas das Engenharias e Arquitetura FURB (@aaaeaf), vem usando seus meios de comunicação em apoio a administração da universidade para compartilhar informações importantes aos alunos. Como neste período de março seria o mês de cadastro para bolsas de estudo, muitos alunos ficaram preocupados por conta da quarentena e como ficariam os cadastros e o restante do processo. Com o período de quarentena a Universidade da FURB em Blumenau/SC, tomou a decisão de promover aulas onlines para tentar respeitar o calendário acadêmico.  E a AAEAF vem ajudando a compartilhar essas informações para que elas se dissipem mais rápido pelo meio acadêmico.

Suspensão das Atividades

Algumas Atléticas, em respeito e solidariedade suspenderam suas atividades antes que as coisas começassem a ficar ainda mais sérias em suas respectivas cidades/estados. Desta forma, prevenindo que o contágio da doença tivesse mais um foco de propagação.

https://www.instagram.com/p/B94qJtQgB0R/?igshid=kg7b51lc49ta

Já o povo da Atlética de saúde Pandemia de Guarapuava/PR, além de suspenderem suas atividades, promoveram uma Live para dúvidas e recomendações sobre o Covid-19.

Treinos Online

O pessoal da Atlética de Engenharia UFF (@atleticaenguff) do Rio de Janeiro, teve uma baita ideia galera! Usou o seu cunho esportivo para promover um treino por uma live no Instagram. As meninas arrasaram passando um treino para o pessoal poder manter o seu corpinho em movimento em casa.

Desafio com a Atlética

View this post on Instagram

Coronga vírus achou que ia pegar a Atlética CAASO? Passou nem perto. Pra que ele continue bem longe da gente estamos lançando o desafio #DeQuarentenaComAtletica. Todo dia vamos lançar um treininho diário nos stories (atente mores) e cada modalidade deve mandar vídeo dos seus atletas treinando no direct da atlética ou postar story(vai da timidez do atleta). Para ganhar 1 ponto, cada modalidade deve enviar vídeos de 25% dos atletas ativos no banco de dados treinando (vamos passar esse número pra vocês). Se a modalidade tem 16 atletas ativos, deve enviar 4 vídeos de atletas diferentes treinando, caso contrário, pontua proporcionalmente ao tanto de treinos que enviou. Ultrapassando os 25%, ganha um extra de 0,2 na pontuação. Regrinhas básicas: -A modalidade deve postar com seu próprio insta pelo menos um treino com as hashtags #DeQuarentenaComAtletica e #DeQuarentenaCom(nomedamodalidade) e marcar a atlética Caaso. -Time Fem é separado do time Masc (exceto pras modalidades que tem banco de dados junto) -Todas as modalidades devem postar um story com um atleta fazendo um movimento da modalidade por dia, seja um golpe de luta, chutando ou batendo uma bola, etc, que será repostado por nos. -Poliatleta só pontua em uma das modalidades que pertence. -Se postar ou enviar foto em academia a modalidade não pontua no dia( é pra ficar em casa mores, proteção em 1 lugar). Obs : os treinos diários foram elaborados com a supervisão de um educador físico. Obs2: domingão a gente descansa.

A post shared by Porco CAASO (@atleticacaaso) on

Já a garotada da Atlética CAASO da UPS de São Carlos (@atleticacaaso) resolveram meter o desafio #DeQuarentenaComAtletica para os seus seguidores. O desafio consiste basicamente em fazer os treinos no dia seguinte em que a Atlética lançar nos seus stories. E conforme a pessoa for fazendo e marcando a Atlética ou enviando do direct, pontua 1 (um) ponto. Levando em conta que esse desafio é por modalidade/atleta.
OBS.: Para mais detalhes, aproveite e leia o post 😉

View this post on Instagram

Fala meus reclusos Já que, assim como vocês, nós estamos sem nada pra fazer depois de alguns dias em casa coçando, resolvemos lançar o irmão pandêmico, pré-apocaliptico e levemente dispneico do desafio do tuba, o #tubaemcasa. Brincadeiras a parte, sabemos que o assunto é sério, assim como sabemos que vocês tão carecas de ouvir que devem evitar sair, e que colar a bunda no sofá até fazer parte dele finalmente tá sendo algo socialmente desejável, então vamos poupar a parte informativa da coisa – já que não faltam stories a respeito, incluindo os nossos. A moral dessa iniciativa é incentivar a rapaziada a ficar em casa (como se uma pandemia não fosse o bastante), rir um pouco e compartilhar com os amiguinhos boas ideias do que fazer nesses dias de exílio. Vale baixar truco online, assistir mais uma vez a franquia "transformers" ou "esqueceram de mim", aprender a falar filipino pelo youtube, jogar dominó com seu amigo imaginário, vale tudo, só não vale sair de casa. O prêmio – pra todos – é a saúde da população, bem como a consciência limpa de ter feito seu dever cívico. E pra pessoa mais criativa (que provavelmente vai ser da 17.1, vai @comajrs caralho), teremos 3 brownies do Pablo que a atlética vai bancar (a tesouraria não viu o texto ainda), incentivando assim as melhores ideias de como matar tempo sem arriscar matar ninguém. Participem, marquem a @aaamedufsc, #tubaemcasa e vamos todos separados ajudar o sistema de saúde a não entrar em colapso. Por hoje é isso, pessoal. Se hidratem e tentem não transmitir doenças infecciosas. #staythefuckhome

A post shared by Atlética de Medicina da UFSC (@aaamedufsc) on

Outra Atlética que lançaram um desafio também, foi a Atlética de Medicina da UFSC (@aaamedufsc) em Florianópolis, SC. O desafio que eles lançaram é #tubaemcasa. A ideia dessa iniciativa consiste em compartilhar ideias e interagir com os coleguinhas em casa e ao compartilhar suas ideias, marcar com a hashtag do desafio. Alguma das ideias que o pessoal da é de baixar truco online, assistir alguma franquia de filmes, aprender uma nova língua, entre outros.

Uma sugestão de uma pessoa no Instagram que achei super válida e compartilho com vocês mesmo sendo fora deste contexto, não só por conta deste momento em si que estamos vivenciando, ou por outros momentos que talvez seja necessário lembrar de alguns destes pontos em circunstâncias futuras.

Além do mais, sabemos que muitos jogos de algumas LEE’s que ocorreriam pelos meses de abril e maio, além de eventos festivos de Atléticas ou Centros foram adiados ou cancelados. Demonstrando a importância que temos neste momento de ficarmos em casa e respeitar a quarentena para que muito em breve possamos voltar as nossas ocupações. E enquanto isso, já tivemos algumas ideias do que podemos fazer nesse período, não é mesmo?

Espero que nos vejamos em breve. Até mais pessoal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here