Convenções acadêmicas: a união entre estudo e férias

Os congressos acadêmicos e científicos acontecem todos os anos e sua maioria possui palcos diferentes a cada edição. O Brasil, por exemplo, recebe várias convenções, tanto nacionais quanto internacionais. Estes eventos são a oportunidade perfeita para aumentar sua bagagem de conhecimento e agregar seu currículo. Além disso, é a desculpa perfeita para “turistar” e ainda ganhar umas horas extracurriculares por isso.

O ENEC, Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Civil, é realizado anualmente com o objetivo de conectar congressistas de todas as regiões do Brasil. Cada edição é realizada em um lugar diferente. Em 2018, foi no Rio de Janeiro entre os dias 03 e 06 de abril. É a chance de aprender, conhecer lugares como a Cidade Maravilhosa e ainda rolar aquela integração com o pessoal do Brasil inteiro.

Foto: Atlética Marrenta, engenharia civil UFT, turistando no intervalo do ENEC 2018

Para quem é da área de comunicação, tem um congresso sensacional que ainda pode ser aproveitado esse ano: nos dias 2 a 4 de setembro, Joinville – SC sediará o 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, INTERCOM. No evento, que acontece desde 1977, são debatidos diversos tópicos como jornalismo, relações públicas, publicidade, conteúdo para mídias digitais, entre muitos outros. O encontro reúne, em média, 3,5 mil pessoas, ou seja, aqui também temos integração garantida, além de termos a oportunidade de visitar uma cidade diferente a cada edição do evento.

E, indo um pouco mais longe, este ano o Congresso Internacional de Administração acontecerá em Sucre, na Bolívia. O evento é realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidad Mayor, Real y Pontificia de San Francisco Xavier de Chuquisaca (USFX). E “tem como objetivos tornar conhecidas as pesquisas em Administração e áreas correlatas tais como Engenharia de Produção, Contabilidade e Economia”, segundo o site do encontro.

Existe uma infinidade de simpósios e congressos de todas as áreas espalhados pelo Brasil e pelo mundo, o que torna possível dar aquela espairecida durante o semestre sem fugir do objetivo principal: o diploma. Agora, basta só escolher qual convenção você quer participar, ver qual financeiramente é viável (veja nossas dicas de como economizar numa viagem) e arrumar as malas. Com um bom planejamento, não é preciso nem esperar até o final do ano para tirar “férias”, basta saber concilia-las com seus estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.