Como realizar uma transição efetiva entre gestões da Atlética!

O fim de uma gestão em uma AAA é marcada por uma explosão de sentimentos: a saudade que insiste em apertar o coração dos diretores que deixam a Atlética e a ansiedade dos novos membros que agora assumem os cargos. Mas, para que o trabalho de anos possa continuar sendo realizado de maneira correta, é necessário que este processo de transição entre gestões seja feito com muito cuidado, atenção e, principalmente confiança.

Com isso, tanto os antigos como os novos diretores devem observar alguns pontos importantes que hoje, o Integraê separou especialmente para você!

  1. Confie nos novos diretores

A palavra que irá reger todo esse processo de transição será “confiança” e ela é o primeiro ponto a ser observado.

Sabemos que deixar a diretoria de uma Atlética é um processo muito doloroso, pois foi nela que você viveu os melhores (e mais trabalhosos) dias de sua graduação. Mas os novos diretores que assumem os cargos são tão apaixonados quanto você e fazem parte da nova gestão exatamente pela qualidade do trabalho e disposição que demonstraram.

Ah, mas eu não confio nos novos diretores”. Caso você tenha pensado isso, é hora de rever o processo de ingresso na diretoria de sua Atlética, bem como o sistema de desligamento de membros que não realizam um bom trabalho.

  1. Acompanhe o processo de transição

Ora, quando você entrou na diretoria de sua AA, com certeza estava com o coração disparado em meio à tanta responsabilidade que adquiriu. Portanto, seja a pessoa que irá auxiliar, orientar e explicar ao novo diretor, os passos corretos para a realização de uma gestão de sucesso. Ora, a Atlética continua sendo seu grande amor e você não pode (e nem deve) virar as costas ao fim de sua gestão.

E este processo de transição não deve ocorrer somente nos últimos dias de gestão, é um trabalho contínuo. Você, diretor, deve observar os membros de sua Atlética e selecionar os capacitados para assumir seu cargo futuramente. Quando você encontrar aquele membro que você confia para passar o bastão, realize um processo de treinamento.

Com certeza o auxílio e orientação serão fatores decisivos para o sucesso futuro e o novo diretor será eternamente grato por toda a ajuda.

  1. Mantenha um canal de comunicação ativo

Sabe aquele problema que você passou? Aquela situação delicada que teve que enfrentar? O novo diretor pode passar exatamente pela mesma situação.

Possuir uma relação de amizade e comunicação pode evitar que seu sucessor passe dias quebrando a cabeça para chegar a uma solução que você já conhece! Portanto, esteja sempre aberto a oferecer conselhos e orientar nas situações complicadas. Uma visão externa, principalmente de um ex-diretor, pode salvar sua AAA de muitos problemas.

  1. Esteja presente

Sabemos que o sentimento de preocupação com sua Atlética nunca irá acabar. Você continuará acordando de madrugada pois teve uma ideia sensacional, ficará pensando nas melhores estratégias esportivas e discutirá durante horas sobre sua AAA em uma mesa de bar.

E você não está errado. Ser parte de uma diretoria de Atlética é uma responsabilidade eterna. Quando você se inscreveu naquele processo seletivo, realizou todo o processo de entrevistas, currículos e dinâmicas e vestiu a camisa de diretoria, contraiu uma responsabilidade que irá estar sempre com você.

Portanto, esteja presente para os novos membros, atletas, torcedores e diretores. Continue dando o seu sangue, tempo, dedicação e amor. E mais do que isso, esteja presente não só nos momentos de crise. Realizar uma crítica e dar aquele puxão de orelha nos novos diretores é importante, mas oferecer ajuda, apoio e principalmente exaltar o trabalho realizado é mais importante ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.