Como preparar um bom discurso para a formatura?

E ai meus consagrados, comissionados, ajuizados, enfim, meus queridos! Como estão todos? Depois de algum tempo, estou de volta com algumas dicas simples mas extremamente relevantes para você, nobre gafanhoto, que sonha em ser o orador da sua turma ou até mesmo gosta de discursar nos lugares.

Inicialmente, antes de entrarmos nos outros detalhes, é necessário que a pessoa que irá discursar tenha plena consciência de suas capacidades, principalmente a de efetuar uma fala emotiva, diante de uma grande plateia. Eu, por exemplo, tenho muita facilidade de falar em público, entretanto, sou uma pessoa extremamente emotiva, tenho certeza que em um discurso de formaturas eu ia chorar.

Superando as dificuldades, adentramos na parte do discurso. Inicialmente, é necessário trabalhar um tema, os mais comuns são: maturidade, mudança, adversidade, realização, etc. Estas temáticas são relevantes pois todos já passaram por essas coisas durante a graduação, é fácil tocar no sentimento do plateia e dos formandos utilizando este tema. LEMBRE-SE, não fuja muito da temática central, sempre volte ao cerne da questão.

INÍCIO, MEIO E FIM. ABERTURA, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO. É igual o ENEM pessoal, construam um texto coeso! Inicie com uma história bacana da faculdade, agradeça os presentes, a todos que de alguma forma se fizeram presente na trajetória dos formandos. Passe em seguida para o desenvolvimento da temática central, contanto novas histórias, dando exemplos, sempre atrelado ao tema ou fugindo pouco dele. Para concluir, é relevante trabalhar a ideia do futuro, da profissão, remeta a história do início, remeta a exemplos da infância, sem se prolongar demais. Por fim, finalize agradecendo novamente a todos e acrescente uma reflexão ou uma frase emotiva.

Essa é a estrutura principal do discurso, parece fácil mas não é nem um pouco. FUJA dos textos e frase muito prontas e batidas, é preciso atingir o sentimento das pessoas e não da para fazer isso se elas já preverem o que será dito!

SEJA CARISMÁTICO! Não deixe o texto muito denso, rebuscado, muito sério. Você já vai ter que ler, portanto, se ficar algo muito engessado, fica chato para a plateia. Lembre-se daquele professor que lê slides, não é bacana. Lembre-se que esse é um momento de comemoração. Por mais que o discurso tenha um lado extremamente emocional, não se esqueça que você precisa transmitir alegria e aquela sensação de finalmente, dever cumprido!

TREINE O SEU DISCURSO! Gente, treino é fundamental. Por mais que tenha sido você mesmo que escreveu o discurso, é muito importante estar com as etapas dele na cabeça, é relevante trocar o tom de voz diversas vezes, trocar a postura, fazer contato visual com a plateia, linguagem corporal é fundamental para ajudar a deixar a leitura menos cansativa e mais “acolhedora”.

Por fim, vale muito sentir o feeling da turma, afinal, você é o orador DA TURMA! Se ela for mais unida, com histórias pra contar, se prenda a isto, se não for, ai não vale tanto a pena, então explore novos horizontes.

Um grande beijo no coração de todos, se cuidem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.