Foto: Associação Atlética de Direito UEM

Início do ano letivo finalmente chegou, veteranos voltando de férias (geralmente não muito felizes com isso) e calouros entrando com sangue nos olhos, muita animação e ansiedade para finalmente iniciar a longa caminhada acadêmica!

Para as atléticas universitárias também é o inicio do planejamento do ano e, nesse primeiro mês de aulas, o objetivo é sempre o mesmo: trazer calouros para mais perto, tanto para conseguir novos atletas para ajudar na renovação, quanto para trazer amantes e simpatizantes para irem em eventos como festas e jogos, ajudando na compra de produtos e torcida.

Trazer esses calouros para mais perto geralmente não é uma tarefa tão fácil como se imagina, todos nós acadêmicos lembramos de como foi o início da nossa trajetória, geralmente não conhecendo praticamente nada desde a cidade até o curso. Imagine então conhecer sobre as atléticas, é muita informação chegando de repente e isso é normal. Calouros são perdidos, faz parte!

Nesse período, é importante sempre procurar esclarecer todas as suas duvidas, ir atrás, tanto pessoalmente quanto nas redes sociais, convida-los a curtir as páginas e participar dos grupos, já para irem se habituando e se planejando para a primeira semana.

Sabendo tuuuudo isso, hoje teremos algumas dicas de como organizar uma boa calourada, festa perfeita para conquistar a galera. A ideia é que o calouro vá, curta e queira ir mais vezes e se aproximar de vez com a atlética. Bora conferir!

Redes sociais

Como já citado acima, hoje em dia as redes sociais são parte fundamental para qualquer tipo de evento e é por lá que sua Atlética irá se conseguir o primeiro contato com o calouro. Se quiser fazer um trabalho mais completo, o ideal é assim que sair a lista de aprovados já dar aquela procurada nas redes e mandar convites, tanto da página do Facebook quanto Instagram, para que pelo menos o calouro no primeiro dia de aula já tenha ouvido falar da associação, não tendo aquele receio de ir a um evento o qual não faça a mínima ideia do que seja.

Com esse convite feito, já se pode ir encaixando em outras coisas, como fazer o convite do próprio evento da calourada, com horário, local e valores, para que já chegue preparado sabendo que nesse dia haverá aquela integração com todo o resto da atlética.

União com os Centros Acadêmicos

Geralmente na maioria das universidades, quem tem um maior contato com os calouros são os Centros Acadêmicos de seus cursos, onde são passadas as devidas orientações das partes burocráticas do inicio de ano, assim como o primeiro contato com os demais veteranos do próprio curso em si. Ter uma boa parceria entre CA e Atlética ajuda e muito na introdução do calouro, que irá se sentir mais a vontade com as pessoas do próprio curso. Isso se encaixa ainda mais quando a atlética em questão tem mais que um curso, (por exemplo, no meu caso, como se trata de todas as engenharias da universidade, totalizam 6 cursos, consequentemente 6 CA’s).

Uma dica valiosa é conversar com os representantes antecipadamente para combinar exatamente o que vai ser feito, como, por exemplo: dar uma prévia do evento da calourada que vai acontecer, explicar como vai funcionar, o que vai acontecer, onde se encontrar para todos irem juntos, entre outras coisas… Com isso, certamente ficará mais fácil de o calouro se deslocar da universidade e ir até o local sem nenhum receio!

Valores

Aqui todos nós sabemos, universitário é um ser quebrado, nunca tem dinheiro pra nada e se os veteranos já são assim, imagine os calouros! Por isso, é sempre interessante, pelo menos nesse primeiro role, deixar os preços mais em conta, para que não pese no bolso da galera e a AAA acabe perdendo o calouro só porque ele não tem grana pro convite. Entrada e goles baratos aqui são essenciais, afinal, o foco aqui é a integração e a diversão, deixar os valores um pouco menores com certeza valerá a pena!

Foto: Associação Atlética de Direito UEM

Queima de estoque

Aproveite para fazer aquela liquidação de produtos que acabaram sobrando do ano passado, com aquele preço barateza! O calouro vai ficar feliz em adquirir o primeiro produto da atlética para guardar de recordação desse grandioso dia e o financeiro agradece daquela grana extra entrando no caixa!

Organize bem o evento, para não haver ‘’descuidos’’

Esse tipo de evento, o cuidado deve ser redobrado em comparação aos outros demais do ano, isso porque muitas pessoas novas estão tendo a primeira experiência e não estão acostumados a esse tipo de festa. Segurança redobrada para evitar confusões, controle de sempre tentar ver e evitar aquela bebida além da conta e se por ventura beber demais ter a preparação do pronto atendimento e acima de tudo, respeito e cuidado com trotes abusivos são ESSENCIAIS para que o evento seja um sucesso!! Todo cuidado é pouco, são pessoas em sua maioria inocentes e que merecem o bom e melhor nessa data tão importante da vida!

Foto: Atlética X de Junho

E o mais importante de todos, faça novas amizades!

Seja você diretor, atleta ou um veterano que ama sua atlética, procure fazer amizade com aquelas pessoas que geralmente tem um perfil muito parecido com seu, que carregam os sonhos que você também carrega ou um dia já carregou, faça a diferença e seja importante na vida desse calouro que está começando! Com certeza várias amizades e histórias vão começar, se você o tratar com respeito, definitivamente será retribuído com o respeito em dobro. Um dia você já esteve lá e também procurava isso, vamos fazer isso uma nova cultura para que algumas tristes histérias de trotes excedidos sejam deixados para o passado…

E já sabem, nesse dia, veterano bebe, calouro paga, e todos se divertem!

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

O melhor texto sobre trote para calouros é esse!

Coisas que eu queria que tivessem me dito quando entrei na faculdade!

O que rola nas calouradas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here