Foto: Atlética Los Bravos - UEPG

Os jogos regionais já estão começando, aquela ansiedade da diretoria em ver seu planejamento sendo executado sempre é bem gratificante. Planejamento de jogos, alojamentos, atletas e torcida… aí que mora uma grande influência da diretoria: cuidar da conduta de sua torcida perante os jogos!

Durante os jogos, as diretorias ficam responsáveis por cada membro de sua torcida, com isso, tem que se impor algumas regras para evitar possíveis punições para a atlética, punições que acarretam perca de pontos e podem ter consequência desde perca de títulos até rebaixamentos.

Beber em locais proibidos, usar coisas indevidas, ter conduta antidesportiva em relação a adversários e até mesmo perturbação pública… Qual diretor nunca teve que dar uma de “chato do role”, tendo que acabar com a diversão de muitos e que também provavelmente são seus amigos e conhecidos? ”Aqui não dá pra beber”, ”desliguem o som porque já reclamaram”, “não use esse termo para provocar o oponente”, ”o ônibus vai pra tal lugar”, “o ônibus volta tal horário”, “vai ter café da manhã!”, “acorde e vamos pro jogo”, “desça daí!!!!’’ kkkkk

A pressão em época de jogos aumenta consideravelmente pela torcida que presa na qualidade do evento para o qual ele desembolsou um bom dinheiro para pagar, o que na cabeça de muitos, dá a liberdade fazerem o que quiserem, e sabemos que não é bem assim… Nos últimos anos, todos os jogos universitários receberam várias mudanças na questão de organização, com isso, certas liberdades que existiam nos chamados ‘’jogos raiz’’ já não existem mais. Com essas mudanças, preconceitos e condutas que são ilegais para toda a sociedade em si já não são mais toleradas (o que é ótimo).

Foto: Atlética Los Bravos – UEPG

Pensando nisso, aqui vão algumas dicas de como proceder ao avistar algum possível problema com torcedores:

  • Seja educado e calmo, explique com clareza seu pedido e as consequências que terão caso ele não o escute.
  • Não deixe as emoções te levarem, mesmo que você esteja estressado e cansado com as obrigações dos jogos, não entre na pilha e acabe piorando a situação.
  • Tenha em mente que muitas vezes (muitas mesmo) ele pode estar meio alcoolizado (ou cozidaço mesmo), então nem ele mesmo pode saber o que é certo ou errado.
  • Paciência acima de tudo, você vai precisar! Mesmo ouvindo indiretas ou diretas mesmo na sua cara, deixe fluir, responder é pior.
  • Entenda o lado do torcedor: a maioria das vezes você antes de ser diretor já esteve no lugar dele, não guarde mágoas!
  • Caso alguma medida drástica tenha que ser tomada, tente reunir e conversar com sua diretoria o mais rápido possível, não tome nenhuma decisão sozinho!! Deixe que seja uma decisão coletiva.
Foto: Engenharíadas Paranaense 2018

Todos têm o direito de se divertir, isso nunca será tirado de ninguém! Um dos maiores objetivos dos jogos é a integração, a diversão e a amizade, o torcedor muitas vezes é seu amigo e ama a atlética como você. A paciência tem que estar acima de tudo e, no final, estarão comemorando um jogo ou um título, juntos, tomando aquele gole!

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá!

Amor de torcidas: independentes ou organizadas!

8 dicas para começar uma torcida organizada na sua Atlética!

A importância das torcidas para sua Atlética!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here