Foto: Engenharíadas Parananense

OS JOGOS ESTADUAIS ESTÃO CHEGANDOOOOOO!

No feriadão de Corpus Christi vários Estados do nosso Brasilzão receberão as edições dos maiores Jogos Universitários do país e a nossa ansiedade tá quase chegando no limite, né??

As delegações saem de suas cidades natais normalmente já na quarta-feira à noite (dia 19), pra chegar à cidade-sede na quinta do feriado prontos pra dar o START nos Jogos!

Mas e aí, todo esse povo fica onde? Como é realizada a escolha dos alojamentos para as Atléticas?? Chega aqui saber um pouco mais sobre esse assunto e sobre a burocracia (chata, mais necessária!) por trás de tudo isso:

Normalmente cada Comissão Organizadora de Jogos possui um cargo especial para essa parte dos alojamentos, visto que a acomodação de todas as delegações na cidade-sede é uma das prioridades do evento. Os colégios que comumente são usados para acomodar esse povo precisam respeitar a logística da cidade-sede, do ginásio principal e do local das festas, de modo a facilitar a vida de todo mundo.

A C.O., e principalmente a diretoria de alojamentos, realizam a escolha das escolas que acomodarão a galera baseando-se na capacidade de cada colégio e na quantidade de pessoas em cada delegação. Essa quantidade é repassada previamente às C.O’s, em reuniões regulares de cada Liga.

Cat Working GIF by Looney Tunes - Find & Share on GIPHY

Geralmente, com no mínimo dois meses de antecedência, um ofício é enviado ao Estado para que os colégios sejam liberados para o uso dos Jogos, e (graças a Deus!) essa liberação não é tão difícil quanto algumas pessoas pensam, pois os governos dos Estados e os departamentos ligados à essa área tendem a priorizar e incentivar o esporte universitário!

No Engenharíadas Paranaense e no JJPR, por exemplo, uma reunião especial é marcada com todas as diretorias para a escolha dos alojas, já na cidade-sede. Uma média é realizada, para elaborar a capacidade de determinado colégio, sob um cálculo de pessoa por metro quadrado, baseando-se que em cada quarto cabem de 12 a 20 pessoas, nos padrões dos colégios estaduais.

Após a definição da capacidade de cada colégio, a distribuição de cada alojamento para as Atléticas varia conforme o Jogos e conforme o Estatuto de cada um. No Jogos Jurídicos Paranaense, por exemplo, a ordem de preferência na escolha é feita conforme a média dos pacotes festa vendidos nas duas últimas edições de JJPR e a garantia de pacotes festa da corrente edição. Então, na reunião dos alojas, cada Atlética vai saber em qual posição ficou nessa média e vai escolhendo seu colégio, conforme a sua capacidade e necessidade.

Confused Spongebob Squarepants GIF - Find & Share on GIPHY

É tarefa de cada diretoria repassar à sua delegação que o colégio foi “fornecido” aos Jogos de boa vontade, de modo a fomentar o esporte universitário mesmo, e que como tal, esse colégio precisa ser respeitado e bem tratado. Se por ventura a delegação causar algum prejuízo dentro de seu alojamento, a própria Atlética terá que arcar com isso, desta forma, o aviso de cuidado e respeito precisa ser claro e direto (fica a dica, diretorias!).

E também valorizem os diretores de alojamento das Ligas de vocês, afinal é essa pessoa que vai fazer os corres no meio do Jogos caso algum chuveiro queime ou falte água em algum colégio. Assim como qualquer cargo dentro de uma Comissão Organizadora, essa galera trabalha os quatro dias sem parar para que tudo saia nos conformes!

Foto: Engenharíadas Paranaense

UFA! Tem bastante coisa por trás de um alojamento arrumadinho e ideal para a sua Atlética, não é mesmo?!

Reforçamos mais uma vez a importância do respeito e do cuidado que as delegações precisam ter com esses alojamentos. Não vemos a hora de descer dos ônibus, largar nossas malas nas salas e correr torcer para as nossas Atléticas do coração!! CHEGA LOGO!

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

O que acontece no aloja, fica no aloja!

Hotel ou aloja nos jogos universitários?

A importância do respeito à cidade-sede!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here