Foto: Agência Piratas

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos diretores de MKT/Produtos das atléticas é definir QUAIS produtos lançar e acima de tudo QUANDO lançar. Para as Atléticas que já participam de jogos pode parecer simples, porque já é padrão produzir produtos como abadás, canecas e tirantes para a galera usar no evento. Porém, quando se trata de quantidades e outras coisas como samba, bonés e moletons, muiiiita gente faz uma grande confusão e esses erros podem terminar em várias itens empacados no estoque da AAA.

Diante de todos esses possíveis problemas, fomos conversar com quem entende do assunto para resolver de uma vez por todas as dúvidas relacionadas ao assunto. Nosso consultor no tema, o Fernando, sócio e fundador da nossa MEGA parceira, a Agência Piratas, nos passou todos os segredos para ganhar grana com produtos o ano todinho. Descobreaê!

1 – Planejamento, planejamento e mais planejamento

É comum uma atlética ter planejamento financeiro, de treinos, campeonatos, negócios e até mesmo de mídia. Entretanto, ainda tem gente que acha desnecessário organizar os pedidos de produtos logo no início do ano. Se você é desses, saiba que está muito enganado! Linhas de produtos exigem antecedência, atenção, prazos e envolvem várias diretorias da Atlética.

Não adianta você, diretor de MKT, resolver fazer 100 bonés e o financeiro não possui essa grana e caixa, por exemplo ou inventar de fazer moletom em pleno calor de novembro, ninguém comprará! Se liga em alguns fatores importantes de serem adicionados aos planos logo de cara:

– Clima;

– Datas de jogos universitários e outras festas, como calouradas, carnaval e arraiás;

– Quantidade em estoque;

– Vendas anteriores (revise quais produtos fizeram sucesso ou não em outros anos);

– Moda (sim, até no mundo universitário isso existe);

– Número de acadêmicos que sua Atlética representa;

2 – Oferta x Procura

Não existe receita de bolo para o que pedir em cada dia do ano, porém uma dica é não lançar 84638743924 produtos de uma vez! Colocar no mercado um kit super completo e variado pode parecer bem legal, entretanto isso pode ferrar com seu caixa porque VOCÊ NÃO PODE VENDER TUDO!

Produtos: Agência Piratas

Pense comigo: se eu lanço apenas caneca+tirante e uma opção de boné, as pessoas ficarão mais tentadas a comprar as duas coisas, porque a oferta é menor. Agora, se o kit inclui camiseta, samba, boné, caneca, óculos, chapéu e moletom, muito provavelmente a galera não terá grana par banca tantos itens de uma vez e você perderá vendas. O segredo então é lançar os produtos com uma distância segura entre eles, como, por exemplo, 2 meses. Assim, seu público terá tempo de juntar ou pedir pros pais mais dinheiro para uma nova compra.

3 – Preço de compra x Preço de venda

Vamos para mais um segredo: a venda não é necessariamente o momento de lucro, mas sim a compra do fornecedor. Como assim? Bem, considere o exemplo de um pedido fictício de canecas: no pedido mínimo de 20 canecas, cada uma delas sai R$10,00, porém, pedindo mais do que isso o valor cai para R$7,00, o que significa que o quanto mais sua AAA vender, mais ela lucrará. É a partir disso que você deve bolar seus pedidos.

4 – Crie uma linha para cada período

Simmm, moda é o canal aqui! É legal que seus lançamentos estejam conectados por estampas e cores semelhantes. Faça com que a camiseta, o moletom e o boné passem uma mensagem quanto usado juntos. Crie na galera a vontade de vestir sua atlética da cabeça aos pés (ou do boné às meias). Assim, quando sair uma camiseta de uma nova coleção, por exemplo, seus associados a comprarão mesmo já tendo uma blusa da Atlética, porque ela terá uma nova identidade.

Produtos: Agência Piratas

5 – Como pedir?

Aqui temos dois pontos: primeiro o caixa da AAA e depois as possibilidades de venda. Alguns produtos por não terem uma grade de tamanhos variada, como bonés, canecas, tirantes, sacochilhas e bandanas são de fácil comércio, afinal, qualquer um pode usá-los. Agora, quando se trata de itens como camisetas, moletons, regatas e sambas é interessante trabalhar sempre com pedidos sob demanda, de preferência com o pagamento antecipado para evitar prejuízos para o caixa da Atlética.

Por fim, lembre-se: os produtos podem ser o carro forte da sua Atlética, desde que eles possuam um planejamento prévio para que não se tornem um prejuízo no estoque. Além disso, quanto mais pessoas usando sua marca, maior a sua “fama” mundo universitário e isso atrai patrocínios, parcerias e ainda mais vendas!

Ah e se você não sabe onde fazer uma linha completinha de produtos, o Integraê indica a Agência Piratas, uma galera especializada no mundo universitário que já nos provou que entende muuuuuuito do assunto!

Atendimento Agência Piratas – (44) 9 9112-3315

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Produtos diferentões para inspirar sua atlética

10 itens indispensáveis para vestir sua atlética!

Como escolher (ótimos) fornecedores de produtos para sua Atlética!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here