Foto: Engenharíadas Sul

Sempre que termina aquele período maravilhoso das férias de verão e se inicia o novo semestre letivo, existe uma grande dificuldade para as Atléticas mais jovens, que é dar início aos treinos das modalidades. A matéria de hoje vem com uma pegada especial para dar um “UP” para essas Atléticas que querem dar início aos seus treinos em breve. E também para as veteranas que buscam uma dica e outra para dar uma melhorada no cronograma.

Sabemos que o Diretor de Esportes tem um trabalho fundamental quanto aos treinos e amistosos que envolvem uma Atlética. No entanto, em muitos casos, para começar os treinos de fato é necessário se atentar a alguns outros fatores que são importantes para chegar nesse propósito.

COMUNICAÇÃO

A divulgação sobre quem é a Atlética, seus diretores e mais membros envolvidos é fundamental para este processo. Fazer essa apresentação para o curso(os) que a AAA representa é necessário para estabelecer um vínculo entre a Instituição e os alunos, para que, desta forma, os alunos entendam a importância de se associar e quererem participar efetivamente da Atlética.

Wiu GIF by Western Illinois University - Find & Share on GIPHY

ORGANIZAÇÃO

Outra questão importante é organizar uma agenda das Atividades da Atlética contendo além dos eventos festivos, eventos esportivos, os dias de treinos com os horários. Vale aqui lembrar que é necessário já estar estabelecido o local dos treinos e acordados os horários. Outra questão bastante relevante é analisar se é possível já deixar combinado quem serão os responsáveis dos treinos de cada modalidade. E nem preciso dizer como é fundamental a participação dos Diretores e demais membros da Atlética nos treinos, né?

Time Calendar GIF by Daniela Sherer - Find & Share on GIPHY

DIVULGAÇÃO

Depois de já ter deixado resolvido e em andamento os tópicos anteriores, podemos começar a divulgar os treinos das modalidades. Para isto, é fundamental utilizar todos os meios de comunicação possíveis que possam lhe ajudar a passar a mensagem ao o objetivo final (alunos). O trabalho dos Diretores de Comunicação/Marketing neste momento é fundamental. Afinal, são esses caras que criarão as artes para ajudar a divulgar os dias e locais dos treinos. Então, fica a dica: podem divulgar os treinos na semana de recepção de calouros, no Instagram (tanto no Feed como nos Stories), Facebook e murais da Universidade/Faculdade. Algumas atléticas usam também formulários de inscrições e divulgam nos grupos do WhatsApp. Ah! O convite boca a boca funciona também, hein!

Foto: Jogos Jurídicos Mineiros

DEDICAÇÃO

Nem sempre é fácil, né? Sabemos que imprevistos acontecem o tempo todo. E quando estamos nos doando por algo, mesmo que planejando, às vezes uma coisa ou outra não saí como previsto. É por isso que digo a você que além da vontade de fazer acontecer, a dedicação conta muito nesse processo de treinos. Pode acontecer de a galera toda que se inscreveu para treinar (quando acontece de ter inscrições) não comparecer ou sempre chegarem depois do horário previsto, mas manter o foco mesmo nas diversidades é muito importante. Porque nem sempre a quantidade é o que conta, mas sim a qualidade. Menciono aqui que os treinos são uma forma de interação e integração da galera, que com certeza vai curtir! Quando a gente faz algo que gosta, vale a pena. E se valer para eles, vão querer compartilhar esse momento com os demais, articulando assim, uma grande rede de atletas para a sua Atlética.

No final de tudo, ver a galera acompanhando, vestindo a camisa e representando, não tem preço. Quando vemos todos juntos, buscando se aperfeiçoar para fazer parte dos jogos, nos faz amar ainda mais cada treino, cada momento que deixamos de assistir o Netflix, descansar um pouco mais, não ter ido naquela festinha do dia anterior. Pode acreditar no que eu digo: a cada treino que rola, amistosos que são organizados para aumentar o nível de competitividade das AAA’s, fazem com que cresça uma conexão com a Atlética que às vezes vai muito além do que esperamos.

Foto: Engenharíadas Sul

O que está esperando? Se ainda não seguiu nenhum, ou alguns dos passos descritos aqui, já convoca a Diretoria e bora lá começar esse JOB. Foco, Garra e Determinação que o sucesso vem!

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

5 motivos para treinar com sua atlética

Formas de conseguir parcerias/lugares para treinar!

A importância de um uniforme esportivo para as Atléticas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here