Como conciliar trabalho, faculdade e Atlética?

Normalmente quando entramos na universidade, a grande maioria entre seus 18 e 20 anos, estamos com nosso tempo bem flexível e a única obrigação é ir para as aulas e curtir as novidades que a vida acadêmica tem a nos oferecer.

Nesse meio tempo, acabamos conhecendo mais de perto as tão famosas e populares atléticas universitárias, que são ponto de partida das festas, amizades e integrações. Algumas pessoas se apaixonam tanto por esse meio que querem participar da diretoria e fazer as coisas acontecerem, agregando ainda mais à sua atlética do coração e, com isso, acabam abraçando mais uma responsabilidade (e das grandes).

Por fim, algum tempo se passa, e começam a vir mais algumas funções. Quem tem a possibilidade, devido a sua grade, sempre procura aquele estágio ou emprego para agregar conhecimento e também ajudar o bolso, agora, como manter tantas coisas ao mesmo tempo sem comprometer alguma delas?

DIVISÃO DE TEMPO…

Saiba dividir o tempo para cada coisa! Algumas delas, em determinada época do ano, vão exigir mais tempo que outras, vamos a alguns exemplos de cada uma delas:

Universidade – Essa é a mais fácil de perceber o quanto tempo precisará ser gasto para que as coisas não saiam do controle. Tá chegando época de provas e exames? Pode dedicar (e muito) um tempo para isso, afinal, a universidade é o ponto chave para as outras duas coisas funcionarem, pois você só entra em uma atlética se estiver cursando algo e também só consegue um estágio ou emprego (dos que você tem o objetivo) também estando ou concluindo uma graduação. Então, sempre a deixe no topo dos compromissos!

Will Abdul Kalam GIF - Find & Share on GIPHY

Estágio ou emprego – Se entramos um dia na universidade, o objetivo é claro: conseguir um bom emprego, ganhando bem e fazendo o que gosta (na maioria das vezes kk). Esse é um momento de aprendizado em campo, de ver a teoria virando prática, aliás, com certeza muitas coisas serão aprendidas apenas aqui e não no curso em si. Leve a sério e foque apenas nisso no tempo que estiver em serviço, tente não misturar as coisas resolvendo trabalhos do curso ou da própria atlética enquanto estiver lá. Isso pode não cair muito bem aos olhos dos seus companheiros de trabalho ou do seu próprio chefe.

Atlética – Aqui o amor entra em jogo, não é porque aos olhos de muitos (principalmente seus pais rs) isso possa parecer perca de tempo, que você tem que pensar da mesma maneira, MUITO PELO CONTRÁRIO!!

Primeiramente, se você adotou a responsabilidade de estar na organização de uma A.A.A, leve isso a sério, faça o jus necessário, afinal, ninguém te obrigou a estar lá dentro, então, se está, dê a devida atenção que ela necessita!

As atléticas foram criadas com muito amor e carinho por um grupo de fundadores que tinham o objetivo de mostrar um outro lado da universidade aos acadêmicos, que muitas vezes não vemos em sala de aula e isso foi passando de geração em geração até chegar na sua vez! Você não vai querer ver algo que foi planejado por várias pessoas e que foi crescendo ao decorrer dos anos começar a declinar em suas mãos, quer? Vamos colocar alguns momentos que você tem que reservar seu tempo para ela:

  • Época de jogos –  Se prepare, você terá que ter tempo para isso! É o momento principal da sua atlética, que se preparou durante todo o ano e vai depender exclusivamente de você e seu time para que tudo ocorra bem e tenham bons resultados!
  • Reuniões – São extremamente necessárias! Lembre-se que uma A.A.A. é uma empresa, tudo o que acontece na gestão de uma empresa tem que acontecer nela também, isso inclui as reuniões, em que todo o time se reúne para decidir os próximos passos e tomar as medidas necessárias para todos os departamentos. Desta forma, sempre reserve um dia para as reuniões da sua atlética!
  • Festas – Momento em que sua A.A.A. precisa conseguir aquela grana para pagar os treinos, inscrições e outras coisas mais. Pode não parecer, mas é um momento sério! Sem elas a atlética não consegue sobreviver, então sempre tente estar presente para ajudar tanto no período prévio à festa, quanto no momento em que ela estiver acontecendo.
Foto: Engenharíadas Paranaense

Para tudo isso acontecer, você tem que se organizar nas outras duas coisas, antecipe o máximo que puder todo o conteúdo do seu curso, como trabalhos e assuntos de prova. No trabalho, se você tiver a oportunidade, sempre tente reservar suas folgas e férias para alguma época que estejam acontecendo os jogos, esse é o momento em que sua organização mais vai precisar de você!

Sorte quem tem a possibilidade de viver esses 3 desafios ao mesmo tempo. A pessoa que vos escreve é uma delas e com orgulho posso dizer que já há alguns anos consigo mantê-las e ainda crescer dentro de cada uma delas: com o devido empenho consegui chegar ao meu último ano do curso (ufa), passei de estagiário para contratado, trabalhando em uma coisa que gosto e na presidência do maior amor da minha vida que se chama A.A.A.E Los Bravos UEPG s2. No fim, posso dizer de coração que todo esse tempo valeu a pena!

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Situações que todo presidente de Atlética precisa enfrentar

Como pedir folga pra ir aos jogos universitários?

10 situações que todo universitário passa antes de se formar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.