Os objetivos de uma atlética universitária são conhecidos por todos e podem ser descritos com uma palavra: ESPORTE. É por isso que as AA’s existem, se estruturam, disputam competições, desejam troféus, conquistam torcedores e trabalham por bons resultados. Mas como isso tudo é possível?

Aqui vai parte da resposta, tudo isso é possível devido ao empenho dos membros das AA’s, organização administrativa/esportiva e aos recursos disponíveis, podendo ser eles humanos ou financeiros. Neste texto, traremos um pouco sobre esse segundo item e como angariar recursos financeiros para a manutenção das atléticas, permitindo que operem em seu máximo. Seguem algumas dicas do que fazer para conseguir mais dinheiro para sua atlética.

  1. Venda de produtos

A forma mais tradicional de se ganhar dinheiro em uma atlética está relacionada à venda de produtos, algo popular e utilizado desde o esporte amador até o profissional, envolve a divulgação da marca e os retratos mais fiéis da atlética. Além de serem itens que remetem à instituição e reforcem a identidade da marca, são itens que podem ser utilizados pelos seus consumidores, tem funções práticas e não se tornam obsoletos com o tempo.

Entre os principais itens ofertados nas atléticas, temos camisetas, canecas, tirantes, chinelos, chaveiros, moletons, bonés, entre outros que fazem sucesso dentro do universo das atléticas e rendem boas vendas, o que significa bom retorno financeiro para os vendedores. O início do semestre e as datas próximas de grandes competições tendem a ser os melhores momentos para venda desses itens.

  1. Festas

Tão tradicionais quanto os produtos, mas fonte de mais incertezas são as festas universitárias promovidas pelas atléticas. Esses eventos ocorrem como forma de popularizar a instituição e atrair cada vez mais pessoas para o raio da atlética, podem ser grandes ou pequenas, para comemorar grandes títulos, de volta às aulas ou sem nenhum motivo aparente, o importante é que alcancem um bom público e o cativem, rendendo além de bons trocados iniciais, a fidelização do público.

Como são fontes de renda muito incertas e dependem – na maioria dos casos – de uma presença significativa de público, é fundamental que as AA’s mantenham os pés no chão e analisem bem seu público-alvo e suas expectativas, evitando projeções acima do esperando e minimizando suas chances de erro. Visar o lucro é importante, mas não transformar o evento em prejuízo também deve ser considerado nestes casos.

Bons momentos para realização destes eventos são a todo momento são próximos de competições universitárias, seja antes (o famoso PRÉ) ou depois (o AFTER pra ninguém sair do clima) e no início ou fim dos semestres letivos.

  1. Patrocínios

Pouco usual devido ao amadorismo da maior parte das atléticas, mas importantíssima fonte de renda, os patrocínios surgem como algo mais seguro para as instituições, entretanto são pouco usuais devido à falta de popularidade do esporte universitário em grande parte do país e a estrutura precária de dados de boa parte das atléticas que não conseguem estruturar-se administrativamente.

Patrocínios podem ser nos uniformes, em materiais ou também projetos de sócio torcedor e algumas parcerias alternativas que podem ser utilizadas para angariar recursos. Projetos com empresas consolidadas, além de trazer recursos imediatos, tendem a oferecer resultados em longo prazo e facilitarem a consolidação da marca.

Também se lembrem que cada atlética vive uma realidade, são pessoas, campeonatos, cidade, contextos diferentes e não há modelo único para arrecadação de dinheiro para a instituição, mas tudo deve ser considerado para que o planejamento seja customizado e adequado para a AA em questão.

No mais, utilize sua criatividade, invista na atlética e nos seus predicados, mostre suas cores, sua mascote, suas origens. Reforce a marca da instituição e aposte na torcida, crie uma atmosfera legal e que ajude no seu desenvolvimento, pois uma das chaves para o sucesso esportivo está nos recursos financeiros que funcionam como ponte para alcançar alguns objetivos esportivos.

 

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