Hey, calouros, tudo bom? Hoje a conversa é com vocês. Sei que já passou um pouquinho do início das aulas (a não ser que você esteja começando o ano como eu na UERJ). Mas vim aqui para trazer algumas dicazinhas que eu queria ter escutado quando entrei. Algumas são meio bobas, outras podem até nunca ter passado pela sua cabeça, mesmo assim vamos lá:

  1. Descubra!

A universidade é um mundo a se aventurar. E poder explorar cada coisa que ela tem para oferecer é incrível. Você acha que já conhece tudo da sua universidade? Pois bem, estou indo para o meu sexto período em uma e para o sétimo em outra e a cada período descubro coisas novas.  Nunca perca o olhar curioso de uma criança, assim toda a novidade se torna grandiosa. Não perca oportunidades e viva cada momento como se fosse o primeiro e único.

  1. Veterano não morde!

Sabe aquela pessoa que quando você chegou implicou com você, falou que você tinha que pagar bebida para ela e às vezes até te assustou falando que ia te ferrar no trote? Então, ela não morde. E se ela fez isso tudo com você é porque ela está de braços abertos para te receber, tirar dúvidas e tornar a sua experiência ainda mais agradável. Aé, e sabe aquele ponto ali da descoberta? O veterano é uma ótima ajuda para isso.

  1. Se conheça e se encontre

As vezes a faculdade é o lugar que você descobre quem você é, é onde você conhece o diferente e vive tanta coisa nova que se afirma. E nada é melhor do que se fortalecer com os seus. Na universidade existem os mais diversos grupos (atléticas, centro acadêmicos, coletivos...) aproxime-se! Vocês sempre serão bem-vindos.

  1. Palestra não é chato, bb

Uma sala cheia de gente sentada, uma pessoa lá na frente falando várias coisas … chatão? Não pense assim, ao longo do seu curso várias palestras vão acontecer. Procure acompanhar os assuntos que mais te agradam. Ouvir a vivência de outras pessoas faz com que você aprenda. Não perca essas oportunidades!

  1. Dinheiro não dá em árvore

A quinta dica, mas não menos importante, é a cuidado com o dinheiro. Pode parecer muito óbvio. No entanto, administrar almoço na faculdade, lanche, xerox, cervejas, rolês, produtos da atlética, … é muito difícil. Veja a melhor maneira de economizar para você. Eu mesma troquei o almoço na rua pela velha e boa quentinha.

Essas foram algumas coisas que eu gostaria de escutar quando cheguei na universidade pela primeira vez. Espero que essas dicas ajudem para que você tenha uma vida muito boa na universidade. Nunca esqueça de administrar seu tempo. Saiba seu limite e não tente fazer mais coisas do que realmente consegue. Não é nenhuma fraqueza dizer que não pode ou que não vai ser bom você continuar tentando. Bem-vindos a essa nova fase da sua vida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here