Foto: Engenharíadas Paranaense 2019

O ano de 2020 trouxe consigo uma novidade especial para os atletas e amantes do Cheerleading. Isso porque, na última reunião da Liga do Engenharíadas Paranaense, na cidade de Maringá, foi colocado em votação a inserção do esporte como modalidade esportiva teste dentro dos jogos. A proposta foi APROVADA com a maioria dos votos a favor por parte dos representantes das Atléticas.

Foto: Engenharíadas Paranaense

 Com isso, esse ano será destinado a colocar em prática essa nova forma pensada pela C.O do Cheers em conjunto com a C.O da L.E.E.P, para que sejam analisadas as possíveis falhas, de modo a não prejudicar nenhuma Atlética ou time, e assim, corrigir os pontos fracos para os próximos anos. Lembrando que, haverá uma nova votação após o final dos jogos, para aprovar ou não a inclusão DEFINITIVA do Cheerleading como modalidade esportiva.

De acordo com o Presidente da C.O dos jogos, Vitor André (Patinho):
“A inclusão desse esporte como modalidade teste é um salto muito grande para o Cheerleading que já vem se popularizando. A entrada desse esporte dentro da competição do EP fará com que a modalidade se difunda mais ainda no meio acadêmico e no nosso Estado. É trabalhoso adequar todo o campeonato que já é muito bem consolidado para adentrar definitivamente a competição entre atléticas do Engenharíadas, mas eu acho que será muito visível as consequências dessa atitude daqui uns anos. Acredito que veremos o Cheerleading muito mais presente na nossa sociedade e mais ainda no Paraná, visto que são as Atléticas/times do EP que vem incentivando e mostrando o esporte para pessoas que não faziam nem ideia de que é possível sim treinar e ser atleta dessa modalidade.”

Foto: Engenharíadas Paranaense 2019

 É importante ressaltar que a inclusão do Cheer como modalidade esportiva só traz benefícios ao esporte. Teremos as diretorias de todas as Atléticas se preocupando com os times, (até mesmo aqueles não possuem tanto apoio), veremos atléticas que nunca tiveram contato com o Cheerleading se esforçando e buscando cada vez mais atletas que possam dar vida a um novo time e teremos uma grande visibilidade de forma geral, tanto para a competição quanto para os jogos propriamente dito, visto que o esporte tem crescido de forma absurda no nosso país e principalmente no Estado do Paraná. Vale lembrar que o Campeonato de Cheerleading do Engenharíadas Paranaense vem se mostrado referência para o esporte no país todo.

Atleta da equipe Bisetes e atual secretaria da C.O do Campeonato, Fran Narok conta pra gente como foi esse momento e o que esperar daqui pra frente:

“Estar presente no momento em que o Cheerleading foi aprovado como modalidade teste foi uma sensação surreal, um sentimento único de amor e orgulho, isso porque, sempre foi uma luta o maior reconhecimento pelo nosso esporte, já que, infelizmente ainda existe muito machismo, deboche e desleixo de muitas atléticas com seus times, alguns casos tornando inviável até sua própria existência, já que é um esporte caro que exige muito comprometimento de seus atletas. Porém, o Cheer na maioria dos casos, é a modalidade que mais treina até às competições, que mais se dedica e dá o sangue (definitivamente rsrs), mas por exemplo, as diretorias das atléticas sabem o que é um Camp? Como e o que acontece nele? Além disso, com a aprovação, haverá mais interesse de todos em conhecer realmente o esporte, suas regras, e as pessoas verão que não é só jogar malucos para cima.  A competições se tornará, além de linda, muito mais interessante. ”

Foto: Engenharíadas Paranaense 2019

Para quem está curioso, apresento algumas das mudanças propostas no Campeonato para que seja possível sua classificação como modalidade esportiva:

– Cada Associação Atlética poderá inscrever apenas UMA equipe de Cheerleading no Campeonato do Engenharíadas Paranaense.

– O Campeonato contará com duas divisões, primeira e segunda, em que cada time participará daquela divisão em que se encontra a sua Atlética.

– Cada divisão terá seus próprios níveis (2 e 3, como ocorre atualmente).

– A criação de um novo nível dentro das divisões (nível 4, por exemplo) depende da existência de no mínimo 3 times, para se ter de fato uma competição.

– Em cada divisão, existirá os campeões de cada nível, porém será feito um ranking final com todas as notas, INDEPENDENTE do nível em que o time está inserido. Dessa forma, será possível atribuir os pontos para cada Atlética conforte consta no estatuto dos jogos.

E aí, gostaram da novidade? Eu, como atleta de Cheerleading nas últimas 4 edições do Engenharíadas Paranaense, fico extremamente agradecida a todas as atléticas que toparam embarcar com a gente nessa aventura e confiaram nas duas Comissões Organizadoras para que seja possível realizar um Campeonato como nunca vimos e cada vez mais valorizar esse esporte que vem conquistando o mundo todo.

Quer saber mais sobre o assunto? Bora lá!

Cheerleading: um esporte reconhecido internacionalmente

A importância da segurança durante a prática do Cheerleading

O Campeonato de Cheerleaders do Engenharíadas PR tem novidades!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here