Foto: Workshop Bateria Devassa/UFSC – Outubro/2017

A afirmação acima sempre é dita por mim nos trabalhos que realizo junto com as Baterias Universitárias. Afirmo isso pois, antes da bateria, existe um primeiro objetivo que todos procuram ao entrar numa universidade que é de estudar e se formar, ou seja, o FIM, não como o fim de um ciclo e sim no sentido de finalidade.

Mas o que quero repassar a vocês é o MEIO, o quão importante são as Baterias Universitárias neste processo e como ajudam no desenvolvimento pessoal de cada um que participa. Até porque, na grande maioria das vezes a universidade é muito mais teórica do que prática, e essa vivência prática pode ser adquirida dentro de uma Bateria Universitária.

Foto: Desafio de baterias, Intermed Sul, Santa Cruz do Sul (Abril/2018)

Durante vários semestres que parecem não acabarem mais, de provas que parecem não ser possível realizar, onde livros parecem ter mais páginas que realmente apresentam e de aulas intermináveis é necessário buscar algo que não nos façam desistir ou que simplesmente nos tirem o estresse do dia a dia. E aí que as BUs entram com força total se tornando um elo fundamental entre alunos e universidades.

Ao participar de uma BU (Bateria Universitária) de cara você já irá conhecer pessoas novas, que estão ali pra como falamos “fazer o samba subir”. Você irá interagir e se integrar com veteranos e calouros do seu curso ou da faculdade toda, e estas pessoas estarão com você boa parte do seu dia, fazendo que se forme grandes amizades e se tornando uma grande família.

Foto: Desafio de Baterias, JUMED/SC, Blumenau (Setembro/2018)

Uma Bateria Universitária vai te mostrar na prática, comprometimento, união, disciplina, respeito e principalmente vai te mostrar como lidar com pessoas e suas diferenças e aproveitando os jogos e desafios para conhecer pessoas de cursos e universidades de vários lugares do Brasil, aumentando seu networking.

E, por FIM, você pode até sair da universidade mais a Bateria nunca sairá de você.

Márcio Mello. Músico, Percussionista, ritmista e Jurado em competições como Universipraia, Intermed Sul e Jumed/SC.

Quer saber mais sobre o assunto? Bora lá!

Saiba como foi o Desafio de Baterias do #VEMPROUNI!

Instrumentos necessários para começar sua Bateria Universitária

Razões para participar de uma Bateria Universitária

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here