Engenharia UFPR - Euphoria Formaturas

Quando a graduação vai chegando ao fim, também vai começando o período das formalidades que envolvem a formatura, dentre eles – o que na minha opinião é o mais importante – a colação de grau. O tão aguardado evento das becas em que sela, de fato, a conclusão do curso. Você já deve ter ido em alguma colação e deve ter notado que além das becas, os formandos usam faixas e adereços de cores diferentes e não entendeu o porquê tantas cores, né?! Tudo bem, eu te explico.

A Cerimônia marca a passagem de formando para formado, e óbvio, existe uma tradição toda por trás. Tudo começou lá na década de 30, quando gestores de uma universidade militar americana decidiram presentear seus formandos com um anel para que eles pudessem usar a vida toda. Antes, essas joias só continham o símbolo da universidade, mas com o passar do tempo foi trocado pelo símbolo do curso e uma pedra preciosa atribuída à função desempenhada depois de formado.  A escolha das cores das gemas para simbolizar o curso, está relacionado com o significado da mística que cada pedra tem e a energia que ela transmite, e tem uma certa ligação com a profissão que o formando vai seguir.

Voltando para as becas, as cores das faixas e atributos está relacionada diretamente com a cor da pedra da graduação, ou seja, não é algo sem sentido ou de escolha do formando por ele achar bonitinho. É importante se atentar que existem casos que o curso tem representação de duas cores de pedra, por isso tem que procurar saber qual cor o conselho regional da profissão definiu. Pelo amor de deus não vai pagar mico na hora da colação, pergunte pra universidade antes.

Para você conseguir compreender melhor, vou fazer um breve resumo dos significados das cores mais comuns de becas e sua pedra relacionada. Porém, como tem muitas pedras e cursos, pode ser que o autor do texto, vulgo eu, possa esquecer de colocar o seu curso e algumas cores também, mas nesse mundão virtual, você pode pesquisar sobre no nosso amigo de busca (Google).

Bora lá:

A pedra Safira Azul representa a cor azul e é a mais tradicional. São mais de 35 cursos relacionados, estando entre eles Engenharias, Arquitetura, Relações Públicas, Agronomia, etc. A cor azul tem relação com o intelecto, a criatividade e a sabedoria. Sendo conhecida por acalmar a mente e estimular a concentração.

Euphoria Formaturas

A pedra Esmeralda, refere-se a cor verde e é atribuída às áreas da saúde e estudos da natureza em geral. Entre os curso estão Medicina, Biologia, Medicina Veterinária, etc. A cor está relacionada com as áreas da saúde por conta de antigas tradições, onde as pessoas acreditavam no poder de cura e restauração da saúde (através da pedra). 

Euphoria Formaturas

A pedra Rubi, representa a cor vermelha e está ligada a cursos como Direito, Jornalismo, Odontologia, etc. A pedra significa o dom da palavra escrita e falada, representando confiança, vitalidade, liderança e poder.

A pedra Ametista, representa a cor roxa e utilizada por cursos como Filosofia, Letras, etc. A pedra é um amuleto de proteção e está associada à realeza e ao clero, sendo utilizada pela igreja católica como símbolo de devoção e humildade. 

A pedra Topázio Imperial, representa a cor amarela/laranja e os cursos de Farmácia e Bioquímica. A pedra reflete transparência e caráter inspirados em afeto e simpatia. Ela estimula a energia, dá força vital e a criatividade.  

Mas nesse exato momento, você deve tá falando “ah, mas eu formei de azul e faço jornalismo“, “ah, mas eu formei de verde e faço agronomia“. Sim, isso existe mesmo, como havia dito, têm vários cursos que há mais de uma pedra e cor de representação, isso é normal e vai do conselho regional da profissão e a universidade escolher. Então por isso têm universidades com o mesmo curso que fazem colação com cores diferentes. Isso é normal, não fiquem assustados.

A colação de grau é o encerramento oficial desses longos anos de graduação, uma cerimônia com tradição que dá ainda mais nobreza para esse ciclo que passamos. Vou demorar (rs), mas na hora da colação, quero ficar bem “tranquilinho” de faixa azul dando um “tchauzin” maroto pra minha veia e ela chorani feito doida (rs). Falando nisso, beijos Mãe, parabéns pelo seu aniversário!

É isto! Abraços do Yurin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here