Atlética: Associação Atlética Acadêmica de Direito da UFPA

Ano de fundação: 2015

Mascote: Onça Pintada

Curso: Direito

Faculdade: Universidade Federal do Pará

Cidade/Estado: Belém – PA

__________

Em plena floresta amazônica, diretamente das terras paraenses, em fevereiro de 2015, funda-se a Associação Atlética Acadêmica de Direito da UFPA – Onças do Direito (AAADUFPA). Pelas cores laranja e preto, nossa mascote é uma simpática e feroz onça pintada.

Em seus primeiros anos, a AAADUFPA atuou de modo tímido, pois na época, aqui no Norte, haviam poucas referências em Atléticas e o movimento desportivo universitário estava definhando. Era necessário construir do zero uma “cultura atleticana” atraente aos universitários e para tal, o primeiro passo havia sido dado.

No ano seguinte faltou gente pra fazer a coisa acontecer até que o presidente em exercício decidiu por desativar as atividades. Só em 2017 é que a Onças voltou e agora sim! Com propósitos e seriedade! Compomos o colegiado das atléticas fundadoras da LUAPA – Liga das Atléticas do Pará, o qual organiza o Inter Atléticas, uma competição de proporções gigantes e que na sua primeira edição reuniu 1500 participantes, entre atletas, diretoria, associados.

Ah, e também fundamos a LAJUR – Liga das Atléticas Jurídicas do Pará e sediamos o I INTERJURÍDICO PA, que ocorreu em abril deste ano e foi um ato de superação, e motivo de orgulho pra toda nossa delegação. Em 2018, fundamos a Liga das Atléticas da Universidade Federal do Pará, que tem um calendário de competições diferenciado, com uma modalidade a cada mês. Os Jogos da LAUFPA são menos intensos e tem priorizado o aprimoramento técnico dos times. Desafios? Gostamos! E no meio disso tudo, é algo mais sutil que nos move!

O sentimento de pertencer, a união que conseguimos proporcionar aos colegas de curso… as memórias! E são tantas! Estou há dois anos na diretoria e a cada jogo enxergo nos meus atletas um amadurecimento pessoal e profissional que em outro lugar, arrisco dizer, eles não assimilariam. Lembro que ao disputarmos as semi-finais do vôlei feminino no Interatléticas do ano passado uma colega de sala me puxou pelo ombro, lá da torcida mesmo, e disse: “obrigada por isso aqui! Eu conheci as meninas, fiz amigas. Tu sabes que eu sou tímida e nem queria fazer direito. Mas hoje eu criei laços, e cada minuto disso vale super a pena, não quero que acabe!”. Jamais vou esquecer o que a Anna Laura me disse nessa tarde. Perdemos aquele jogo, mas eu ganhei a certeza que esse projeto é capaz de mudar a realidade universitária, muitas vezes opressora, exaustiva, e que também mudou a minha realidade!

Sou grata à Atlética Onças por cada experiência, e gostaria de atingir mais pessoas ainda pelo o que fazemos aqui. E além, queremos aprender mais, trocar ideias, e eu não vejo outro lugar mais propício do que o Portal Integraê! A nossa Onça tem uma selva inteira pra mostrar, e tá de mala e cuia pra espiar de mais pertinho outras atléticas pelo resto do Brasil. Dá essa força pra nós, Integraê! No Instagram e no Twitter somos @atleticaoncas, se quiserem conferir um pouco mais sobre nós. Agradeço o espaço e espero que esses sete dias passem voando! Aguardo resposta. Cordialmente,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here