Associação Atlética Acadêmica de Ciências Sociais da UFMA/Dom Delgado – Atlética Marabô

Atlética: Associação Atlética Acadêmica de Ciências Sociais da UFMA/Dom Delgado – Atlética Marabô

Ano de fundação: 2018

Mascote: Cazumbá

Curso: Ciências Sociais

Faculdade: Universidade Federal do Maranhão/ Campus Dom Delgado

Cidade/Estado: São Luis – MA

______________

Por onde começar a escrever sobre a Atlética Marabô ? Para falar a verdade, quase não saiu do campo das ideias a atlética, até pelo fato de ser do curso de Ciências Sociais que já é estigmatizado por alguns olhares, porém não só por isso, mas também pelo fato da falta de integração entre os discente do próprio curso.

A mobilização começou de pouco a pouco para tentar conseguir a primeira gestão e conseguir as pessoas que iriam ajudar nessa empreitada. Contamos com presidentes de duas outras atléticas, que participaram de uma roda de conversa com alguns alunos, na qual nos disseram o passo a passo de como ser uma atlética, para assim aumentar ainda mais o sentimento e criar a A.A.A no curso.

O primeiro desafio foi achar um mascote que se diferenciaria dos restantes e que pudesse representar nossa localidade. Depois de vários e longos debates decidimos por ser um Cazumbá, que representa a cultura do bumba-meu-boi maranhense.

O outro desafio foi achar um nome, pensamos em colocar o nome de Cazumbá, porém, já existe outra atlética com esse nome na cidade. Então, fomos forçados a estudar e ver quem se relacionava com o cazumba. Com isso, chegamos ao Marabô. Pois o Cazumbá não é humano, não é animal. É um ser místico, cheio de simbologias, nas quais demonstra uma dualidade, que mescla ora grotesco e engraçado, ora sagrado, que pode transitar em vários meios, transgredir regras. A figura do Cazumbá pode remeter-se a ancestralidades ou energias de fortes religiões, como Camdoblé ou a Umbanda.

A ligação do Nome Marabô ao mascote Cazumbá, se dá no fato do sincretismo, onde o Cazumbá seria um Exu, assim como o Marabô é um de seus nomes na Umbanda. O Exu é o mensageiro entre este mundo (Ayé) e o mundo dos deuses (Orum). Ambos transitam em vários meios, ambos quebram regras, nada mais sensato do que colocá-los juntos. Estudando mais, descobrimos ainda o significado de Marabô: aquele que se envolveu perfeitamente com sua proteção.


Com isso em mente, partimos para as assembléias gerais com os discentes do curso para leitura do estatuto, escolha da primeira gestão e votacão para as cores da A.A.A. Foram escolhidas as cores preto, laranja e bordô, com os lemas: “nao mexe comigo que eu não ando só” e “não provoque o rei”.


Fundamos a Atlética no dia 04 de Junho de 2018 e estamos caminhando para nos estruturarmos ainda mais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.