Foto: Engenharíadas Mineiro

Uma atlética é reflexo da sua diretoria. Essa afirmação é quase incontestável! Uma diretoria desorganizada tem eventos desorganizados, perde pontos em jogos por falhas cometidas por conta de desorganização, tem uma delegação frustrada e desanimada… e com uma delegação desanimada, não importa o quanto a diretoria tente, as coisas não vão acontecer como os membros eles gostariam.

Além do trabalho realizado pelos diretores para fazer com que tudo aconteça da melhor forma possível, a forma como a diretoria age perante determinadas situações, o comportamento dos diretores durante eventos e jogos, a relação com sua delegação, a relação com os atletas durante os jogos e treinos têm reflexo direto em sua delegação.

No texto de hoje, alguns atletas, torcedores e ritmistas relatam o que esperam de seus diretores e a palavra que ganhou disparada foi: EXEMPLO!

Foto: Jogos Jurídicos Paranaense

Os diretores estão à frente de sua delegação por amor, mas precisam cobrar de seus atletas e torcedores para que tudo ocorra como o planejado, e para isso, as pessoas precisam ver exemplo. Ver um diretor sentado durante um jogo enquanto você está se matando de torcer pelo seu time em quadra, desanima e muito! Um diretor que não tem compaixão pelos atletas que deram o máximo de si em quadra, mas mesmo assim não obtiveram o resultado esperado, abre espaço para a delegação não valorizar o esforço dos atletas também. É função dos diretores lembrar a delegação de que quem mantém a atlética viva são os atletas e que devemos valorizá-los na vitória ou na derrota!

A presença nos treinos em algumas atléticas é um problema. Mil coisas da faculdade para fazer, casa pra limpar, roupa pra lavar, o corpo exausto, sono… você vai p treino desanimado pensando na quantidade de coisas que deveria estar fazendo… ter um diretor presente nos treinos, acompanhando a evolução dos atletas é um incentivo e tanto! Os atletas se sentem muito importantes e valorizados! Compareça nos treinos e motive seus atletas antes dos jogos, aumente o espírito de equipe e competição, mostre que eles estão ali por uma boa causa e que a diretoria os valoriza, sem esquecer das modalidades que não permitem torcida, como tênis de campo e xadrez, tudo o que os atletas terão serão os diretores, então esteja lá por seus atletas.

Foto: Engenharíadas Mineiro

Tudo que envolve dinheiro se torna delicado de alguma forma e, por mais que atléticas sejam associações sem fins lucrativos, sem dinheiro pouca coisa acontece. Não é possível se inscrever em jogos, realizar eventos, comprar uniformes, comprar equipamento esportivo, alugar quadras para treinos, contratar técnicos, viajar para reuniões, ter alojamento… Pouca gente sabe todos os gastos envolvidos para que um Engenharíadas, Jurídicos ou JOIA aconteça e ao sair o pacote dos jogos só sabem dizer “que absurdo, a atlética só quer extorquir a gente”… Diretores, sejam transparentes com sua delegação!

Façam uma assembleia, uma reunião, um cineminha, qualquer coisa, para mostrar para sua delegação os gastos envolvidos nos jogos e como tudo é dividido e administrado para gerar o valor final dos pacotes. Mostre para eles que vocês não estão ali por status, que não estão ganhando nada (no sentido material) com isso e que não querem extorquir ninguém, mas para que um bom evento aconteça, muitos custos estão envolvidos, infelizmente. 

Não esqueça: você está trabalhando com pessoas! Pessoas têm sentimentos, histórias, traumas, então tenha plena consciência de que dificilmente as coisas vão sair perfeitamente como planejado e que você tem que ter muito cuidado e empatia para lidar com qualquer situação que possa surgir. Manter as pessoas motivadas, confortáveis e valorizadas não é uma tarefa fácil, mas é essencial!

Foto: Engenharíadas Mineiro

Sem dúvidas, ser diretor é para poucos. Exige esforço, abdicar de certas coisas, paciência, sabedoria, calma e muito amor! Não existe uma fórmula mágica para ser um bom diretor, mas é possível ser melhor todos os dias, ouvindo a opinião da sua delegação e agindo sempre em prol da atlética, com isso o crescimento pessoal vem e você verá sua atlética do coração crescer por ter realizado um ótimo trabalho.

Algumas pessoas nascem líderes, outras se tornam líderes, e em ambos casos é possível sempre evoluir!

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Como manter um bom relacionamento entre diretoria e torcida durante os jogos?

A importância dos cuidados com os atletas durante competições esportivas

Porquê fazer parte da diretoria da sua Atlética

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here