Foto: TUT 2018

Você já ouviu falar na Taça Universitária Toledo? Sabia que esse jogos é sem custo de inscrições para as atléticas participantes? Vou contar para vocês um pouquinho sobre a TUT e tudo que rolou nessa última edição. Meu nome é Rafael (Rafa – Atlética Bisão), fui o tesoureiro da 3ª edição da Taça Universitária Toledo (TUT) que aconteceu no último final de semana.

A TUT teve sua primeira edição em 2016 devido ao aumento do movimento atléticano na cidade de Toledo-PR e um objetivo antigo de realizar um jogos sem custos para as atléticas da cidade (seria um sonho?), devido ao calendário anual recheado de muitas associações participantes.

Ela aconteceu graças ao esforço e organização da Liga das Atléticas de Toledo (LAT), o apoio da Prefeitura Municipal e da empresa promotora da festa oficial. Foram 6 atléticas participantes, sendo 5 da cidade e uma convidada de Palotina-PR.

Quem está a frente de qualquer atlética sabe como a parte financeira pesa ao participar de jogos (sei bem como é). Diferente de muitos outros jogos, a TUT é custo ZERO para as atléticas. Parte do lucro da única festa Oficial dos Jogos (não vá achando que é uma festa gigantesca) cobre todos os gastos dos jogos, incluindo arbitragem federada, seguranças e até alojamento. Cabe as AA’s da LAT ajudar na venda de ingressos da festa e muita dedicação pré-jogos da Comissão Organizadora (famosa C.O) para participar/aproveitar os jogos totalmente na faixa. Ainda que existam os custos individuais internos de cada atlética, como, por exemplo, fazer algum produto especialmente para a TUT, um gummy para a torcida (importante) ou até mesmo fretar ônibus para facilitar a logística, devido aos jogos serem em casa, com toda certeza uma atlética conseguiria (e consegue) participar sem precisar viabilizar muita grana.

Foto: TUT 2018

Na última edição, a TUT recebeu 6 AA’s de Toledo, uma de Palotina-PR e uma de Cascavel-PR, totalizando 8 atléticas. São atléticas de diferentes cursos, como engenharias, medicina e até atléticas de campus. Algumas destas participam de outros jogos bastante tradicionais como Engenharíadas Paranaense, Intermed Paraná e JOIA OESTE (a Lobão não vai pro JOIA ♪).

O presidente da Liga nesta edição, Fabio Scuzziato (atlética Javaloucos), deu uma palavrinha sobre os jogos: “Fico muito feliz e orgulhoso de ter presidido os jogos que junto com Alisson (atlética Raposa), Kauê (atlética Lobão), Weslley (atlética Bisão) e demais membros, ajudei a criar. O que era uma antiga vontade nossa aqui em Toledo, nós batemos no peito, buscamos apoio, iniciamos e hoje só cresce e a cada edição fica melhor, maior e mais competitiva. Estive na CO em todas as edições da TUT desde que fundamos, as duas primeiras fui como tesoureiro, mas nunca me limitei a ficar apenas fazendo a parte do financeiro, sempre buscava aprender e participar de todas as áreas da organização. Talvez por isso na edição 2018 fui presidente e recebi apoio de todos os membros da LAT. Agradeço muito todas as atléticas que fizeram parte desta edição, ao Alisson (ex presida) que me ajudou e a todos da CO, que mandaram muito bem e foram incríveis!

Foto: TUT 2018

Desde a primeira edição, são disputadas 9 modalidades coletivas durante os três dias de competição. São elas: Futsal masculino e feminino, Handebol masculino e feminino, Basquete masculino e feminino, Vôlei masculino e feminino e por fim Futebol de campo masculino.

Após disputas intensas durante a competição, a atlética LOBÃO (Unipar -Toledo) consagrou-se bicampeã geral da 3º edição da Taça Universitária de Toledo. A RAPOSA (Engenharias UTFPR – Toledo) e o BISÃO (Engenharias UNIOESTE – Toledo/Marechal Cândido Rondon) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Essa edição deixou saudades e já estamos na expectativa da próxima. Venha conferir de perto a 4° edição da Taça Universitária de Toledo em 2019! Valeu galera, é nois, até os próximos jogos.

Foto: TUT 2018

Confira a classificação geral da competição:

1° – LOBÃO (Unipar Toledo) – 69 pontos

2° – RAPOSA (UTFPR – Toledo) – 53 pontos

3° – BISÃO (UNIOESTE – Toledo) – 51 pontos

4° – JAVALOUCOS (PUC PR – Toledo) – 19 pontos

5° – MED FAG (FAG – Cascavel) – 7 pontos

6° – CAÓTICOS (FAG – Toledo e Cascavel) – 5 pontos

7° – FEROZ (UFPR – Palotina) – 1 ponto

8° – PANDA INSANO (FAG – Toledo) – (-)25 pontos

Confira a classificação por modalidade:

Futebol de campo              Futsal Masculino               Futsal Feminino

1° – BISÃO                           1° – RAPOSA                       1° – LOBÃO

2° – RAPOSA                       2° – LOBÃO                         2° – BISÃO

3° – JAVALOUCOS            3° – PANDA                         3° – MED FAG

Basquete Masculino       Basquete Feminino         Vôlei Masculino

1° – RAPOSA                       1° – LOBÃO                         1° – LOBÃO

2° – LOBÃO                         2° – BISÃO                           2° – RAPOSA

3° – BISÃO                           3° – RAPOSA                       3° – FEROZ

Vôlei Feminino                  Hand Masculino            Hand Feminino

1° – LOBÃO                         1° – LOBÃO                      1° – RAPOSA

2° – BISÃO                           2° – BISÃO                       2° – LOBÃO

3° – JAVALOUCOS            3° – CAÓTICOS                  3° – JAVALOUCOS

Comissão Organizadora 2018:

Presidência – Javaloucos (Fabio Scuzziato e Rodolfo Presotto)

Vice-Presidência – Raposa (Matheus Bortoli, Gabriel Lautenschlaeger e Igor Digner)

Tesouraria – Bisão (Rafael Olímpio, Matheus Labigaline e Camila Fredo)

Secretaria – Lobão (Matheus Kaue e Neto Angeli)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here