Foto: Jogos Jurídicos Mineiros

Inúmeros jogos, festas, praças esportivas e uma logística impecável para dar conta de tudo isso. Em meio ao ambiente agitado – e cronometrado – dos jogos universitários, cabe à diretoria uma difícil tarefa: administrar toda a sua delegação, buscando o equilíbrio perfeito entre as festas/integração e o melhor desempenho esportivo possível. Por isso, um ponto chave neste turbilhão de tarefas está no cuidado que a diretoria irá ter com seus atletas.

Para que sua Atlética possa almejar o pódio e ainda oferecer uma experiência inesquecível para toda a sua delegação, o Integraê separou umas dicas imperdíveis!

1. Ofereça o máximo de suporte para os atletas no período entre as partidas

Seu atleta acabou de sair de um jogo em que ele honrou a camisa, deu o sangue e conquistou a vitória. Depois de comemorar muito, é hora de focar na recuperação do atleta. Ofereça água, suplementos, comida, massagem e um local para que ele possa descansar.

Todo este cuidado e atenção após uma partida pode ser crucial para um momento seguinte, pois evitará que, em meio a correria entre jogos e quadras esportivas, seu atleta acabe esquecendo de se alimentar e se hidratar corretamente, o que prejudicará o desempenho deste nos jogos seguintes.

Foto: Jogos Jurídicos Mineiros

2. Seja companheiro

Cada atleta que veste o manto sagrado está disposto a lutar até o último segundo pela sua AAA, por isso, caso o resultado de uma partida acabe não sendo positivo, não desconte toda sua frustração em cima da equipe. Seja companheiro, converse, ofereça suporte e demonstre a gratidão que todos da Diretoria possuem pela garra e vontade demonstradas em representar de maneira honrosa o nome de sua Atlética.

Além disso, converse com seus atletas, descubra quais as necessidades que acabam surgindo durante a competição e busque sempre oferecer ao máximo as melhores soluções. Seja presente, torça, grite, incentive e demonstre a todo segundo que cada atleta que se esforça para representar a AAA é de extrema importância.

Esta relação de amizade e companheirismo evita desgastes desnecessários e impede que um atleta acabe desanimando após uma derrota – afinal, os Jogos não param!

3. Seja extremamente organizado

Você é da diretoria, tem acesso a todos os horários, trajetos, compromissos e detalhes da competição que está disputando. Por isso, o atleta terá em você um porto seguro quanto aos compromissos dele durante os Jogos. Mesmo que vocês repassem horários nos grupos de WhatsApp, colem cartazes no alojamento e soltem foguetes para avisarem os compromissos, sempre caberá a você a responsabilidade de garantir a presença em bom estado dos atletas nas competições.

Foto: Jogos Jurídicos Mineiros

Seja chato com você mesmo, repasse os horários sempre, confira diversas vezes o tempo necessário para se chegar na praça esportiva e evite uma dor de cabeça gigante com eventuais W.O. – que acabarão impactando sua Atlética financeiramente e esportivamente.

4. Saiba lidar com seus atletas

Estamos falando de uma competição universitária, isso quer dizer que teremos muitas festas, bebidas e integração. Dentro de seu grupo de atletas você encontrará aqueles que não perderão uma festa e aqueles que preferem dormir cedo para a partida do dia seguinte.

Portanto, saiba encontrar o equilíbrio e se prepare para administrar bem as situações de um Jogos Universitário. Consulte um nutricionista previamente para saber quais as necessidades de um atleta que também aproveitará a parte festiva e converse com todas as equipes previamente e externe, de maneira bem clara, a responsabilidade de todos com as modalidades que representam.

Mas, acima de tudo, converse com seus atletas. Mostre todo o calendário da competição, estabeleça os horários que eles devem acordar, se alimentar e estar presentes e devidamente arrumados para jogar. E faça todo esse processo com calma, companheirismo e incentivo, afinal, você quer oferecer os melhores dias do ano para seus atletas, e para isso, eles não podem se sentir pressionados e engessados.

5. Tenha um kit médico sempre disponível

Tenha um kit médico em toda partida. Sim, está é a dica mais simples e talvez a mais importante. “Ah, mas a competição já oferece suporte médico”, não importa, opte sempre pela segurança e carregue para todas as praças esportivas um kit contendo gelol, gaze, remédios para dor, esparadrapo e demais itens necessários.

Foto: Jogos Jurídicos Mineiros

Essa atenção especial pode ser o ponto que irá facilitar a recuperação de um atleta após o jogo e, consequentemente, a melhoria de seu desempenho esportivo.

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Como dar início aos treinos da Atlética

Desculpas que todo mundo dá pra não treinar

Conciliando os treinos da Atlética com a vida universitária

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here