Foto: Intermed Minas

Como já falamos em outra oportunidade, a cidade-sede é importantíssima para a realização de quaisquer Jogos, sendo a casa do evento e contribuindo na construção de sua imagem, as cidades são importantes em tudo que compõe a competição, do primeiro dia até a entrega da taça de campeão.

As cidades-sede serão responsáveis por ofertar toda a estrutura do evento, passando por alojamentos, complexos esportivos e locais para festas, além da estrutura paralela que oferece alimentação, transporte e demais facilidades ao público. Ou seja, a partir da estrutura da cidade, o evento se desenrolará e proporcionará a melhor experiência para os participantes.

Foto: Euphoria Eventos

Diferente de uma Copa do Mundo ou de algumas competições gigantes, os Jogos costumam ocorrer em curtos períodos, geralmente por quatro dias em alguma cidade escolhida previamente, mas isso não transforma o trabalho da comissão organizadora em algo fácil. Desde a seleção da sede até seu final são muitos processos envolvidos e a execução passa pela comunhão entre atléticas participantes, empresas envolvidas e a gestão da cidade-sede.

Vista como uma chance de promoção tanto do evento quanto da cidade, os Jogos precisam de total apoio e uma peça-chave nesse processo são as delegações que participam, aquelas para quem toda a estrutura é preparada para que desfrutem ao máximo de tudo. Assim, é importantíssimo que todos contribuam para o bem-estar e bom funcionamento dos Jogos, além do habitual e indispensável respeito pelo que é preparado – algo que por si só já basta para justificar o ato -, seguem alguns pontos que corroboram ainda mais na preservação das cidades-sede.

1. Promoção dos Jogos

Assim como em boa parte dos eventos, sua estrutura diz muito sobre sua qualidade. Uma boa estrutura e organização da competição auxiliam na construção de sua imagem e consequentemente a angariar parceiros dispostos a investir nos Jogos. Desta forma, é importante que os participantes do evento se divirtam a aproveitem ao máximo o que foi construído e preparado, mas lembrem-se de preservar tudo isso, fortalecendo a imagem do evento e todo o trabalho que foi feito em seu entorno.

Essa preservação ajuda os Jogos na busca por parceiros que queiram atrelar seu nome às instituições participantes e ao evento promovido. Respeitar a cidade-sede aparece como ponto básico para uma empresa querer associar seu nome ao público, pois pretende refletir suas características e pontos positivos nessas pessoas. Lembrando que quanto mais instituições associem seu nome aos Jogos, mais fáceis são sua manutenção e crescimento para as edições seguintes.

Foto: Intermed Minas

2. Promoção das Cidades-sede

Funcionando como uma via de mão-dupla, tão importante como promover os Jogos, é também promover as cidades que os abrigam ao oferecer toda a estrutura responsável para a sua realização. Pois, para as cidades envolvidas, os Jogos são oportunidades de movimentar-se economicamente por meio do esporte e do turismo, proporcionando um evento diferente do que ocorre usualmente no local.

Geralmente realizados em cidades do interior, os Jogos oferecem uma rotina diferente para as cidades ao trazerem diversas pessoas de diferentes locais do país, assim, há uma preparação grande no entorno do município para que recebam bem os eventos. A melhor forma de agradecer pela estrutura fornecida, é tratando as cidades da melhor forma, preservando-as para que possam receber outros eventos do segmento futuramente.

Foto: Intermed Minas

3. Valorização do esporte e sociedade

Centrado no tema principal das atléticas e dos Jogos, o esporte é o motivo para que ocorra todo este trabalho e aparece como fator importante para modificação da sociedade. Os Jogos ofertam, além de competições e festas, uma diversidade de ações em sua composição, entre essas as estão ações sociais realizadas com o intuito de ajudar as cidades-sedes, principalmente escolas públicas que oferecem seus espaços com alojamento e quadras para o evento.

Por meio dos Jogos, são realizadas campanhas para arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos, tudo isso focado nas carências das cidades-sede, principalmente em eventos que possuem um caráter mais social das atléticas participantes e sua organização. É importantíssimo que o público colabore com essa imagem e ações, não só respeitando, mas participando ao tentar contribuir com a sociedade aproveitando o engajamento entre as cidades-sede e as atléticas.

Por fim, o respeito é indispensável e não precisa ser justificado, mas entender que ele gerará frutos às cidades, atléticas, Jogos e sociedade é fundamental para que se torne hábito geral. Não só as cidades agradecem pelo cuidado, mas todos os envolvidos nos eventos esportivos universitários!

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

A importância na escolha da cidade-sede dos Jogos!

O que acontece nos jogos universitários?

E quando a desorganização e a rivalidade barram o crescimento do esporte?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here