Foto: Jogos Jurídicos Paranaense 2018

Sua Atlética se preparou durante todo o ano: treinos foram oferecidos, os melhores materiais esportivos foram comprados, os melhores técnicos e atletas vestiram com orgulho o manto sagrado e a torcida decorou todas as músicas para empurrar sua AAA rumo ao título.

Vocês se encontram no cenário ideal, certo? Mas todo o planejamento, investimento financeiro (e de tempo) e trabalho duro podem ir por água abaixo por uma falha cometida nas arquibancadas. Mas fica calmo! O Integraê está aqui para te ajudar a se informar sobre a importância dos regulamentos de torcida nos Jogos Universitários!

Primeiramente, todos nós estamos cansados de saber da importância da torcida. Ela que empurra o time, exalta o amor pela Atlética e é responsável por dar aquele gás quando o corpo está pedindo arrego. O amor é o norteador de todas as ações dos torcedores. O clima de competição e rivalidade sobem rapidamente à cabeça. O grito sai alto, do fundo da garganta. É uma cena linda, é a concretização do trabalho de anos e a prova viva de que Atlética é movida por paixão.

Foto: Jogos Jurídicos Mineiros 2014

E nesse contexto, os regulamentos que impõe regras às torcidas não buscam acabar com a festa nas arquibancadas, mas evitar que preconceitos e agressões infundadas – e muitas vezes criminosas – sejam perpetuadas, manchando a imagem dos Jogos Universitários e das Atléticas.

É papel da diretoria da Atlética consultar, junto à Comissão Organizadora dos Jogos, a existência do regulamento. E nesse ponto, estamos diante de duas situações:

1) Não existe um regulamento de torcida

Crie. Esse é o melhor conselho que posso te dar.

O Regulamento de torcida protege os Jogos Universitários, Atléticas, atletas e os próprios torcedores de acontecimentos que podem estragar anos de trabalho e, infelizmente, até mesmo acabar com vidas. Portanto, converse com as demais AAAs participantes da competição e busquem elaborar um regulamento. Estabeleça punições para atitudes preconceituosas e elenque demais situações que podem se apresentar como um problema para a competição. Ora, uso de apitos, bombas, foguetes, sinalizadores e fumaças podem se tornar uma situação grave em meio ao calor da emoção e sua CO, bem como as Atléticas, devem estar preparadas para lidar com estas situações.

Ademais, o Regulamento acaba resguardando a saúde financeira da Atlética, por incumbir ao torcedor a responsabilidade de suas atitudes enquanto membro da delegação e participante dos Jogos. Esta ressalva pode poupar muito dinheiro do caixa de sua AAA que teria que ser destinado para correção de erros causados por membros de sua delegação.

Foto: Engenharíadas Paranaense 2015

2) Existe um regulamento de torcida

Leia, decore e leia mais uma vez. Você, como membro da Diretoria ou responsável pela sua Torcida Organizada, deve ser o vetor de propagação das informações contidas no regulamento. Desta forma, todos poderão curtir os dias de competição sem preocupações de atitudes incorretas por parte de sua própria delegação.

A respeito das punições, elas são a parte mais delicada e, infelizmente, necessária do regulamento. A Atlética é responsável por seus membros e será penalizada por atitudes erradas que eles possam vir a cometer. Desta forma, ao elencar a série de punições que a AAA pode sofrer – desde perda de direito à torcida nos jogos, multas e perda de pontos no tabelamento geral – a CO busca promover um evento que possa ocorrer sem problemas.

O que deve ficar na mente de todos é: o regulamento é necessário. A festa nas arquibancadas irá continuar. A bateria continuará tocando e os torcedores voltarão roucos para casa após dias de competição. O que é inaceitável é permitir que atitudes preconceituosas, criminosas ou antidesportivas sejam aceitas em meio ao ambiente do esporte universitário.

Os Jogos devem ser um ambiente seguro e saudável. Para todos.

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá!

Amor de torcidas: independentes ou organizadas!

8 dicas para começar uma torcida organizada na sua Atlética!

A importância das torcidas para sua Atlética!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here