Foto: Jogos Jurídicos Mineiros

Nós sabemos o quão lindo é assistir uma competição de Cheerleading: as flyers voando cada vez mais alto, bases dando toda a sua força, danças maravilhosas e todo o espírito de equipe transbordando sob o tatame! Mas além de ser um esporte extremamente performático e com grande impacto visual, o Cheerleading também necessita de uma postura extremamente séria de seus atletas, para prevenir lesões físicas e, além disso, tratar o esporte de maneira digna e correta.

Por isso, com a ajuda da atual equipe campeã do Desafio de Cheerleading dos Jogos Jurídicos Mineiros, a Esparta Cheerleading, o texto de hoje do Integraê é para te ajudar a saber quais medidas de segurança são essenciais para a prática deste esporte que cada vez mais está crescendo em nosso país!

Foto: Jogos Jurídicos Mineiros

1. Cuidados durante os treinos

Para que uma apresentação de poucos minutos ocorra de maneira perfeita, é necessário muito, muito (muito mesmo) treino. E para evitar que sua rotina de treinos acabe sendo sua inimiga, é importante observar alguns pontos.

Primeiro: você precisa ter um treinador, aquele profissional que estudou e se dedicou durante muito tempo para conhecer a fundo cada detalhe deste esporte tão maravilhoso. O treinador é importante não só para que a equipe consiga evoluir, mas para evitar que movimentos sejam executados de maneira errada – o que pode acabar resultando em lesões muito sérias! Portanto, nada de tentar se aventurar pela prática do Cheerleading sem o acompanhamento de um profissional qualificado!

Foto: Jogos Jurídicos Mineiros

Além disso, seu melhor amigo durante a prática do esporte será o tatame! Ora, um esporte que envolve saltos, levantamentos e outros movimentos que podem acabar resultando em quedas, precisa de uma estrutura adequada para sua prática. Sabemos que um tatame é caro e que muitas Universidades não colaboram com a liberação de espaços adequados para os treinos, sendo assim, converse com sua equipe, montem mutirões de vendas de rifas, doces, pensem de maneira conjunta em como arrecadar dinheiro para a compra deste item tão importante para a segurança de todos!

E como um esporte, o Cheerleading precisa de muito alongamento e preparo físico, por isso, jamais deixe de lado aquele momento de alongar e correr, porque estes minutos irão prevenir muitas lesões!

Foto: Jogos Jurídicos Mineiros

2. Respeito com o esporte

A gente ama ver uma flyer brilhando em cima de um stunt, mas sempre em local adequado! Uma festa, repleta de bebida e espaço não adequado para a prática do esporte é definitivamente o pior lugar para se executar movimentos do Cheerleading. Portanto, antes de buscar uma foto bonita, pense na segurança de todos os atletas! Execute os movimentos que vocês tanto treinam nas competições e em locais adequados para a prática, evitando, desta forma, que a tentativa de uma foto bonita vire uma dor de cabeça para toda a equipe.

3. Respeite seu tempo e sua evolução

Todos os atletas sempre vão querer se superar, alcançando níveis cada vez mais altos e executando movimentos com perfeição. Nós sabemos disso! Mas para que a evolução de uma equipe seja feita de maneira segura, deve-se priorizar um crescimento gradual e uma evolução constante. Lembre-se sempre de dominar os elementos básicos para depois buscar evoluir os movimentos de sua equipe. Desta forma, além de se estabelecer uma equipe sólida e com consciência de suas práticas, vocês evitarão MUITAS lesões que poderiam ocorrer por simples desconhecimento da prática do elemento.

Foto: Jogos Jurídicos Mineiros

4. Sejam uma equipe

Nossa última dica é simples, direta e traz muito significado em uma simples frase: sejam uma equipe. Isso significa ter paciência e cuidado com o outro durante toda a caminhada rumo aos desafios e competições. Construir um ambiente de amizade e companheirismo possibilita que todos executem os elementos com calma e concentração máxima, permitindo que a equipe cresça e evolua sem confusões.

Foto: Jogos Jurídicos Mineiros

Quer saber mais sobre o tema? Bora lá:

Como funciona a pontuação no Cheerleading

Porquê fazer parte de uma equipe de Cheerleading

Dicionário do Cheerleading: entenda os termos do esporte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here